Contabilidade Comercial
Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bahia2014 • 16/4/2014 • 899 Palavras (4 Páginas) • 253 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÕES CONCETUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE 4
3 REGIME DE APURAÇÃO 5
4 METODO DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE (Conceitos) 6
5 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTO 7
6 OPERAÇÕES FINANCEIRAS 8
7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 9
8 COMENTÁRIO – TENDÊNCIAS DA CONTABILIDADE 10
9 CONCLUSÇAO 11
REFÊRENCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Nessa produção irei demonstrar informações dos principais conceitos que envolvem a Contabilidade Comercial. Informações básicas das principais operações financeiras e principais tendências para uma boa perspectiva de cada aspecto.
2 DEFINIÇÕES CONCETUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE
a) Entidade - Primeiramente entender que o patrimônio é objeto da contabilidade e centralizar a autonomia patrimonial. Diferenciar o patrimônio particular dos demais patrimônios existente, independentemente de pertencer a mesma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativo.
b) Continuidade - Se deve a continuação constante de toda uma movimentação. Compra, venda investimentos e diversos. Tudo sempre em movimento.
c) Competência - Estabelece que a execução dos feitos seja reconhecida mediante o período. No início da competência presume ao mesmo tempo a confrontação das receitas e despesas apuradas.
3 REGIME DE APURAÇÃO
a) Caixa – É considerado como receita quando recebe pagamento no momento da venda. Vendas a prazo só serão consideradas no período que forem recebidas.
b) Competência – Nesse regime tratamos de forma diferente do outro. Aqui mesmo a venda sendo realizada a prazo já considera como receita. Segue o mesmo com as despesas.
4 METODO DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE (CONCEITOS)
a) Peps – Estabelece que a primeira mercadoria que entra é a primeira que sai. Esse critério serve para a valorização do estoque. Fazendo a empresa atribuir às mercadorias estocadas a custo mais recente.
b) Ueps – Estabelece que a última mercadoria que entra é primeiro que sai. Esse método é adotado para valorizar os estoques devidos muitas empresas atribuir as suas mercadorias em estoque a custo antigo. Reservando algumas que entra e sai.
c) Custo médio ponderado – Estabelece o controle e evita vendas por unidade como nos métodos anteriores. Calcula o valor médio das compras.
5 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTO
a) Reconhecimento da Receita – São todos os valores recebidos, bem como aqueles que a empresa ainda tem direito a receber, frutos de suas atividades operacionais ou não operacionais.
b) Dedução da receita – Na dedução consiste em tudo que por direito pode ser abatido da receita. Ex: Descontos, devoluções ou tributos.
c) Impostos e Contribuições na Compra e na venda (ICMS, PIS, COFINS) – Os impostos e contribuições são obrigações pagas e retirados de um fato gerador e calculado mediante a aplicação de uma alíquota e uma base de calculo. Principais impostos. ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviço), Alíquota do ICMS = 18%. PIS (programa de entregarão social) Alíquota do PIS = 1,65%. COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) Alíquota do COFINS = 7,6.
6 OPERAÇÕES FINANCEIRAS
a) Capitalização Composta – No regime de juros compostos ou capitalização composta, apenas no fim do primeiro período os juros são calculado sobre o capital inicialmente aplicado. Nos períodos seguintes, a partir do segundo, os juros incidem sobre o montante (capital mais juros produzidos) constituindo no período anterior.
b) Taxas Equivalentes – Equivale a duas taxas no sistema de capitalização composta quando aplicadas pelo mesmo prazo, em um mesmo período, resultam em um mesmo montante. Para cálculos usamos a seguinte fórmula: ie = (1+i)n – 1.
7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
• Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é uma demonstração financeira que tem por objetivo mostrar a situação financeira patrimonial de uma entidade
...