Contabilidade Comercial
Artigos Científicos: Contabilidade Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brendatijolinho • 20/11/2014 • 685 Palavras (3 Páginas) • 1.126 Visualizações
Os fundamentos da Contabilidade Comercial parte do conceito de que a Contabilidade é uma ciência que estuda registrar e controla fatos ocorridos no patrimônio das empresas com o objetivo de fornecer informações para uma boa gestão dos negócios da empresa. Na visão de Ludícibus e Marion (2010, p. 05), a contabilidade comercial é o ramo da contabilidade que estuda o patrimônio das empresas comerciais com o objetivo de oferecer informações sobre os resultados econômicos em virtude da atividade mercantil.
Com relação à origem das atividades comerciais e/ou do comércio os historiadores apontam para a antiguidade. Com destaque incialmente para os Fenícios, e posteriormente para os gregos e romanos. No caso brasileiro as atividades comerciais remontam o século XIX com a abertura dos portos. A partir daí a contabilidade se desenvolveu do crescimento das atividades comerciais por conta da necessidade de se registrar e acompanhar os fatos ocorridos nas empresas.
Outro ponto de destaque da contabilidade comercial e o campo de aplicação: as empresas comerciais, com destaque para compra e vendas de mercadorias. Sendo assim, para se constituir uma sociedade e para dar início às suas atividades registra-se na junta Comercial do seu Estado, na Receita Federal, na prefeitura do seu Munícipio e na Secretaria de Estado da Fazenda. Depois deve – se colher informações do empreendedor, requerendo também conhecimento de todo processo de legalização da empresa. Na sequência para que a sociedade se constituía precisa-se da elaboração do contrato social.
Existem vários tipos de sociedades, de acordo com o novo Código Civil de 2002 são cinco tipos: Sociedade em comandita simples; Sociedade em nome coletivo; Sociedade limitada; Sociedade anônima e Sociedade em comandita por ações. Embora sejam cinco as que têm maior importância são as sociedades limitadas e as sociedades anônimas as demais são constituídas apenas para atividades de menor envergadura, e estão em desuso no Brasil.
De acordo com o novo Código Cívil, a escrituração Contábil para as empresas empresariais e o empresário é de responsabilidade do contabilista legalmente habilitado.
Para Escrituração são necessários alguns livros: livros contábeis, livros fiscais, livro diário considerado de uso obrigatório e o livro razão considerado como livro auxiliar.
As Operações Com Mercadorias influenciam diretamente sobre a apuração dos resultados e consequentemente no balanço patrimonial. A autora destaca que a expressão mercadoria está designada para bens adquiridos por uma empresa para futura revenda, visando sempre o lucro e rentabilidade. Ao comprar mercadorias para revenda o contador deverá registrar somente um ato permutativo, ou seja, que não altera o resultado do exercício.
Existem operações que ocorrem através de circulação de mercadorias, mas que não fazem parte da atividade fim da empresa. Como por exemplo, as compras de mercadorias destinadas a uso e consumo ou ativo fixo.
Sobre as vendas efetuadas, ocorrerá à incidência de tributos. Sendo assim, uma parte dos valores cobrados pelas mercadorias, será destinado ao fisco, necessitando de um controle seguro e preciso de custos e despesas para formação de preço.
Os lançamentos referentes aos tributos deverão ser registrados a parte em contas de despesas e de impostos a receber. Entre os
...