Contabilidade Comercial E Financeira
Casos: Contabilidade Comercial E Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreia2002 • 2/12/2014 • 407 Palavras (2 Páginas) • 539 Visualizações
1- Quais as principais mudanças na contabilidade a partir da Lei 11638/07 e 11941/09?
Devido a globalização do mercado, houve uma grande necessidade do Brasil se adequar as normas internacionais. As principais mudanças foram no balanço Patrimonial, o qual passou a ter dois grandes grupos: Circulante e o Não-Circulante. No Ativo não circulante , pode-se observar a junção dos dos subgrupos Realizável a longo prazo, Investimentos e Imobilizado, e a inclusão do Intangível como um novo subgrupo do Ativo. Extinguindo o subgrupo Diferido.
O grupo do Passivo também foi reformulado compondo-se em Passivo Circulante, Passivo não Circulante e Patrimonio Líquido. Esse último dividido em Capital Social, Reservas de Capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. E houve mais mudanças em algumas operações contábeis como: Incorporação, Cisão ou Fusão, Investimentos(método de Custo e Método de Equivalência Patrimonial), Imobilizado, Intangível, Instrumentos Financeiros, Reserva de reavaliação, Ajuste a Valor Presente, Ajuste de Avaliação Patrimonial, Reserva de Capital e Lucros acumulados.
O profissional contábil terá que se comprometer com a veracidade das informações contábeis.
2- Relacione e defina os métodos de avaliação de estoque, inclusive os não aceitos para fins fiscais.
Custo médio ponderado-> É baseado no custo médio de aquisição dos bens, apurando em cada entrada de mercadorias ou matérias-primas, que se ajusta pelas quantidades das compras em relação a quantidade total do estoque de cada item.
Custo dos bens adquiridos mais recentemente PEPS( Primeiro que entra, primeiro a sair) -> Neste método, as saídas do estoque são avaliadas pelos respectivos custos de aquisição , pela ordem de entrada, ressaltando que o estoque ficará sempre avaliada ao custo das últimas compras.
Custo da última mercadoria UEPS -> Último a entrar, primeiro a sair. Este método não é permitido pela Legislação do Imposto de Renda.
Preço de venda, subtraída a margem de lucro -> A Legislação permite, ainda , avaliar os estoques de mercadorias com base no preço de venda, subtraída a margem de lucro. Neste caso, deve-se ter um critério razoável para identificação da margem de lucro, considerando que margem de lucro corresponde a diferença entre o preço de venda e o custo de aquisição.
3- Qual a diferença da contabilização do estoque no inventário permanente e periódico?
Inventário Periódico é realizado ao final de um período determinado pela empresa, já o Inventário Permanente é um controle contínuo das entradas e saídas de mercadorias a qualquer momento pode-se saber a posição atualizada dos estoques e do custo das mercadorias vendidas.
...