Contabilidade Gerencial Como Sistema De Informação Contábil
Trabalho Universitário: Contabilidade Gerencial Como Sistema De Informação Contábil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanyele • 27/3/2014 • 2.798 Palavras (12 Páginas) • 843 Visualizações
ETAPA 1- Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil
Passo 1
Pesquisa sobre as diversas aplicabilidades do gerenciamento contábil
Passo 2
Arquitetura de um sistema de informação contábil
Apresentaremos, no fim deste passo, um painel com os aspectos principais e mais relevantes, que devem ser observados na elaboração de um Sistema de Informação Contábil Gerencial, antes apresentaremos as características e procedimentos para sua utilização adequada.
A informação contábil gerencial precisa atender primeiramente a dois pressupostos básicos para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa:
• Necessidade da informação - A informação deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. É determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores. O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chave que serão tomadas baseadas no sistema de informação contábil gerencial. O sistema de informação contábil deve ter apoio da alta administração da companhia e por conseguinte, a necessidade tem que ser sentida pela mesma (retaguarda).
Necessidade da informação, aliada ao respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil. Caso esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam imediatamente presentes no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é tarefa do contador fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial. Para isso, é necessário apenas o conhecimento profundo da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.
• Planejamento e controle- O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários. Dessa forma, será possível efetuar o controle posterior. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido. Além disso, se o sistema de informações gerenciais (SIG) não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários.
O sistema de Informação Contábil deve produzir informações que possam atender aos seguintes aspectos:
I - Níveis empresariais
a) estratégico;
b) tático;
c) operacional.
II - Ciclo administrativo
a) planejamento;
b) execução;
c) controle.
III - Nível de estruturação da informação
a) estruturada;
b) semi-estruturada;
c) não estruturada.
Há ligação entre esses aspectos no Sistema de Informação Contábil:
Nível de Estruturação
Nível Empresarial Ciclo Administrativo da informação
Operacional Execução Estruturada
Operacional Controle Estruturada
Tático Controle Estruturada
Tático Planejamento Semi-estruturada
Estratégico Planejamento Semi-estruturada
Estratégico Planejamento Não Estruturada
Fundamentos de um sistema de informação contábil
Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade, dentro de uma entidade:
• Operacionalidade
• Integração e navegabilidade dos dados
• Custo da informação
Operacionalidade
As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional.
O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem ser expressos com dados reais, significativos, práticos e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva.
Integração e navegabilidade dos dados
Incluímos na introdução do tema que ainda consta como característica dos temas de contabilidades atuais sua apresentação arquitetada de forma não integrada.
Entendemos como não integrada, a estruturação de vários sistemas de informação contábil dentro de uma empresa.
Custo de informação
O fundamento do custo da informação faz parte dos princípios básicos da contabilidade, razão porque não nos alongaremos sobre este aspecto.
O sistema de informação contábil deve ser analisado avaliando o custo-benefício para a empresa.
Abrangência do Sistema de Informação Contábil
Segue abaixo as áreas abrangidas, pelo sistema de informação contábil:
• Contabilidade Financeira;
• Contabilidade em outras moedas (contabilidade pelos procedimentos da correção monetária integral e contabilidade
...