TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contas E Planos De Contas

Dissertações: Contas E Planos De Contas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 6

Contas

A conta é um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações) de mesma natureza.

Funções das Contas

A movimentação dos elementos contábeis é registrada através dos lançamentos nas contas correspondentes, onde são efetuados por registro a débito e crédito. Portanto debitar uma conta registra-se o valor da operação no lado esquerdo do razonete, e para creditar deve-se registrar o valor da operação do lado direito do razonete. A função de cada conta é representar graficamente a variação patrimonial que cada fato promoveu no patrimônio da empresa, essa variação pode ser a débito ou a crédito, assim sendo uma conta pode ser Creditada ou Debitada. A diferença e Crédito são chamados de Saldo, sendo esse saldo devedor ou credor, se dará a conta devedora quando o débito é maior do que o crédito e Credor quando o crédito for maior do que o débito.

RESUMO

Débito > Crédito = DEVEDOR

Crédito > Débito = CREDOR

Teorias das Contas

A perfeita classificação das contas pressupõe o conhecimento ou a definição da natureza dos elementos por ela representados. Existem várias teorias a respeito das contas, como:

• Teoria Personalista: Vincula conta as pessoas responsáveis pelos fatos, de acordo com a escola personalista, o patrimônio é administrado por uma pessoa, ou seja, o administrador da empresa mantém relações com três classes de pessoas o proprietário, os agentes consignatários e os correspondentes.

• Teoria Materialista: Aprecia o patrimônio no sentido econômico, as contas são classificadas em contas integrais e contas diferenciadas.

• Teoria Patrimonialista: Aprecia o patrimônio no sentido de objeto e controle, elas são classificadas em contas patrimoniais, que representam bens, direitos e obrigações, e contas de resultado, que representam a situação liquida inicial e suas alterações nas receitas e despesas da empresa.

Classificação Funcional das Contas

• Quanto à composição

1. Contas Sintéticas: são contas que dispensam ou não exigem desdobramento. Exe. bancos, conta corrente etc.

2. Conta Analítica: são contas que exigem desdobramentos. Exe. banco do Brasil, Itaú etc.

• Quanto à posição ou natureza dos saldos

1. Contas Unilaterais: são aquelas que sofrem alterações apenas num sentido, por esse motivo o saldo dessa conta aumenta sempre.

2. Contas Bilaterais: são aquelas que sofrem variação nos dois sentidos, onde o saldo pode aumentar e diminuir.

• Quanto à movimentação

1. Contas Dinâmicas: aquelas que atendem à rotina do processo contábil sendo debitada ou creditada a cada passo. Exe. caixa, bancos, c.c, despesas e duplicatas a receber.

2. Contas Estáticas: aqueles que se movimentam em virtude de eventos específicos e acidentais. Exe. capital, prédios, reserva legal, gasto com instalações, resultado do exercício.

• Quanto à duração

1. Contas Permanentes: onde se registram os fatos da administração econômica em seus movimentos usuais. Exe. caixa, mercadoria, contas a receber e a pagar.

2. Contas Transitórias: criadas para atender a situações específicas e que perdem a razão de existir quando estas situações extinguem. Exe. balanço de abertura.

• Quanto à lei das sociedades por ações – Lei nº 6.404/76

1. Conas Patrimoniais: são aquelas que representam e expressam valores do patrimônio, ou seja, do ativo, passivo e patrimônio líquido. Exe. capital social.

2. Contas de Resultados: são aquelas quem e expresam valores da representam e expressam o valores das despesas e receitas. Exe. salários, receitas financeiras.

Contas de compensação

Este grupo especial de contas serve para representar atos administrativos que não alteram o patrimônio, onde funcionam como lembrete para o administrador do patrimônio, como empréstimos de um bem de uma entidade para outra, fiança, endossos ou avais dados em nome da empresa, hipotecas imobiliárias, mercadorias compradas e vendidas em consignação, entrega de duplicatas a receber para a cobrança. A conta de compensação também é lançada a pares.

Ativo

Passivo

Patrimônio Liquido

Ativo de Compesação Passivo de Compesação

Planos de Contas

É o elo de comunicação da entidade com os diversos usuáros da informação contábil, como o administrador, investidores, agentes financeiros, clientes, fornecedor e o fisco. Os fatos contábeis devem ser classificaos dentro de um sistema metódico e organizado para que a contabilização dos mesmos seja feita de maneira uniforme. A inexistência de um plano de contas dá margem a improvisações que podem produzir incovenientes sérios.

Elenco de Contas

Consiste na relação ordenada de todas as contas utilizadas para registrar os fatos contábil da entidade. Também conhecida como estrutura do plano de contas, podemos adotar as diretrizes estabelecidas na legislação comercial e fiscal, onde se têm revelado para fins gerenciais.

Importância do Plano de Contas

O plano de contas no processo contábil de qualquer empresa, é de fundamental importância, haja vista que, nele (plano de contas) estão elencadas todas as contas que poderão ser utilizadas para registrar os fatos administrativos passíveis de escrituração contábil além de possibilitar estudos comparativos, análises e quaisquer outros detalhamento extraídos da contabilidade. Como se sabe, os lançamentos contábeis deverão ser escriturados utilizando as contas, e estas deverão constar do plano de contas. Na ausência de um plano de contas, a empresa fica sem sua principal ferramenta para registrar os fatos ocorridos, passíveis de escrituração. Os artigos 175 a 205 da Lei nº 6.404/76 são importantes no contexto deste item.

PLANO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com