Contas e suas funções
Tese: Contas e suas funções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carlosmagnun19 • 27/4/2014 • Tese • 952 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
Contas e suas Funções:
Em contabilidade, as contas são denominações contábeis que identificam e controlam elementos contábeis, de natureza semelhante.
Uma conta é um recurso contábil, utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens direitos e obrigações) de mesma natureza.
Conta é a representação prática dos elementos patrimoniais. Para cada elemento constitutivo do Patrimônio (Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido) existe uma conta para representá-lo. Assim, para o dinheiro existente, temos uma conta própria para representa-lo que se chama Caixa. Exemplos de contas: Móveis e Utensílios, Duplicatas a Receber, Duplicatas a Pagar.
Teoria patrimonialista
A escola patrimonialista aprecia o patrimônio no sentido de objeto e controle. As contas são classificadas em:
• Contas patrimoniais
• Contas de resultado
Contas Patrimoniais: As contas patrimoniais representam bens, direitos e obrigações.
Exemplos: caixa, bancos, salários a pagar etc.
Contas de Resultado: Representam a situação líquida, inicial e suas alterações.
Exemplo: despesa de salários, receita de vendas, etc.
As contas de resultado não pertencem ao Patrimônio, contudo são vitais à Contabilidade, pois possuem influência no Patrimônio Líquido, que é um componente patrimonial, as receitas aumentam o PL e as despesas reduzem a riqueza econômica da empresa.
Planos de contas
Cada empresa utiliza um conjunto de determinadas contas em função de seu ramo de atividade e porte. Este conjunto recebe o nome de Plano de Contas. Nele são apresentadas as contas, título e descrição de cada uma, bem como os regulamentos e convenções que regem o uso do plano e suas contas integrantes do sistema contábil da entidade, tendo como finalidade servir de guia para o registro e a demonstração de fatos contábeis.
O Plano de Contas é o elo de comunicação da entidade com os diversos usuários da informação contábil, como os administradores, os investidores, os agentes financeiros, os clientes, fornecedores, o fisco, etc.
Os fatos contábeis devem ser classificado dentro de um sistema metódico e organizado para que a contabilização dos mesmos seja feita de maneira uniforme.Assim, é necessário que se tenha em qualquer empresa um Plano de Contas razoável, que constitui princípio elementar de organização de qualquer sistema contábil eficiente.
A inexistência de um Plano de Contas dá margem a improvisações que podem produzir inconvenientes sérios.
Um bom Plano de Contas contém os seguintes elementos básicos:
• Elenco das contas
• Função atribuída a cada conta
• Funcionamento (quando deve ser debitada e quando deve ser creditada)
Ao se elaborar um Plano de Contas, é necessário estudar a natureza da entidade a que ele vai pertencer, colhendo os seguintes dados:
• Forma jurídica da entidade
• Ramo de atividade
• Sistema de operações
• Volume dos negócios
• Exigências de ordem legal
De posse desses elementos ou de outros considerados necessários, em cada caso, torna-se possível a confecção do plano.
Elenco de contas
Também conhecido como a estrutura do Plano de Contas, o elenco de contas consiste na relação ordenada de todas as contas utilizadas para o registro dos fatos contábeis de uma entidade.
Na definição da estrutura do Plano de Contas, podemos adotar as diretrizes estabelecidas na legislação comercial e fiscal que se têm revelado bastante úteis para fins gerenciais.
Importância do plano de contas
Plano de Contas é o elenco de contas com funções previamente determinadas, destinado a conduzir o registro sintético e analítico
...