TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contação De Histórias

Monografias: Contação De Histórias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto: Contação e leitura de histórias na Educação Infantil das práticas vigentes à formação de leitores.

Ministrantes: Célia e Lázara.

Participante: Edilene Veiga de Jesus Viana

Escola Municipal de Educação Infantil Pampulha (EMEI Pampulha).

Turma: GIII Parcial Manhã.

Tema: Romance – Contação de história: Branca De Neve e os Sete Anões

Tema: Conto De Fadas.

Coleção: Disney.

Justificativa: O presente planejamento tem como objetivo central é encantar o mundo mágico de sonhos da criança, enriquecendo sua aprendizagem estimulando o hábito de ler e contar histórias.

Objetivos: Trabalhar a importância da Literatura na vida da criança.

Encantar o mundo mágico de sonhos da criança.

Incentivar o hábito prazeroso de ler.

Incentivar a criatividade lúdica estimulando a formação de futuros leitores/escritores.

Recursos: Materiais : Cartazes, fotos, vestuários, balões, cortinas, colchão, flores, lençol, uma maçã, mesinha com sete pratos e sete colheres.

Estratégias: Organizar um cenário com balões, painel colorido, forno, cartazes com título da história ou livro, uma mesinha com sete pratos e sete colherezinhas , 1 colchão enfeitado.

-Contar (narrar) a história apresentando os personagens ou seja as crianças: 1º criança –Branca de Neve –Roupa- caracterizando (Branca De Neve).

2º criança –Príncipe –Montado no cavalo de pau.

3º criança -Bruxa –Com chapéu de bruxa.

-Contar a história de maneira que envolva a participação oral das crianças (curiosidades).

Era uma vez um lugar lindo com grande um castelo, morava lá o Rei e a Rainha e sua filhinha Branca de Neve. A rainha morreu, e o rei resolveu se casar de novo, mas a mulher que ele escolheu para casar era muito má e vaidosa, ela se achava a mulher mais bonita daquele lugar. Ela tinha um espelho mágico que falava tudo que ela queria ouvir. Ela perguntava para o espelho.

__Espelho, espelho meu. Existe alguém mais bela do que eu ?

Ele respondeu:

__Es a mais bela de todas as mulheres.

Mas um dia, ela ficou furiosa com a resposta do espelho. Ela perguntou novamente.

__Espelho, espelho meu. Existem alguém mais bela do que eu ?

__Sim minha Rainha, Branca de Neve é agora a mais linda e bela.

A rainha ficou nervosa, furiosa e com muita raiva da Branca de Neve, e chamou o caçador e mandou que levasse Branca de Neve para a floresta e matasse Branca de Neve, e trouxesse o coração dela numa caixa para ter certeza que ela morreu. Ele não teve coragem e falou para ela fugir para bem longe. Ele pegou um veado matou-o e tirou o coração dele e levo para rainha, ela ficou felicíssima pensando que Branca de Neve tinha morrido.

Branca de Neve correu pela floresta muito assustada, correu tanto até encontrar uma casinha bem pequena, ela entrou e viu tudo pequenininha, tinha sete caminhas, sete pratinhos, sete travesseirinhos, tudo era sete. Mas a casa estava muito desarrumada, ela limpou tudo, e muito cansada juntou sete caminhas e foi dormir.

De repente, foram chegando os donos da casa, era os sete anõezinhos, eles chegaram desconfiados, por que encontraram as luzes acesas, pensavam que era ladrões, mas ficaram encantados com a educação e beleza da Branca de Neve. Ela contou tudo para eles, sobre a madrasta má, eles falaram:

__Pode morar aqui e nunca abra a porta para ninguém, a sua madrasta é uma bruxa.

Mas a madrasta, pensando que Branca de Neve tinha morrido, foi novamente no espelho e perguntou:

__Espelho, espelho meu !

__Existe alguém mais bela do que eu ?

__Sim ! Minha rainha, Branca de Neve não morreu, você foi enganada pelo caçador, ele não teve coragem de mata-la.

A rainha que era Bruxa também, preparou uma poção envenenada em uma maçã, se transformou numa pobre velhinha e foi para a casinha dos sete anõezinhos procurar Branca, disfarçada de pobre velhinha.

Enquanto os anõezinhos estavam trabalhando, ela chegou, bateu na porta, dizendo:

__Bom dia querida criança ! Estou vendendo maçãs saborosas.

Branca de Neve, assustada com o rosto horrível da velhinha disse que não poderia abrir a porta e não poderia comprar a maçã.

A Bruxa malvada disfarçada de velhinha insistiu, dizendo para ela provar dando uma mordidinha, Branca de Neve acreditou nas palavras da velhinha disfarçada e mordeu a maçã, caiu no chão e num sono profundo, morreu.

Os anõezinhos chegaram conseguiram espantar a malvada Bruxa, fazendo com que ela fugisse, mas ela não se deu bem, subiu no alto de uma montanha, fugindo dos anõezinhos, se desequilibrou caiu e morreu.

Os anõezinhos correram para salvar Branca de Neve, mas já era tarde.

Branca de Neve estava morta. Mas passava por ali um príncipe que estava a procura dela a dias. Montado em um cavalo, o príncipe veio se ajoelhou perto dela, chorou, chorou, dizendo, que estava a dias a procura dela, que ela era o Amor da Vida dele. Inconformado o príncipe disse:

__Meu Amor. Eu te amo! Viva! Não Morra.

Deu um lindo beijo na testa dela e ela acordou, eles abraçaram de tanta alegria e amor, se casaram, foram morar num lindo castelo e foram felizes para sempre.

Branca de Neve

Contado por: Marcia Pereira Lopes e Edilene Veiga.

Professoras: Emei Pampulha.

Avaliação: Observação constante durante o desenvolvimento da contação da história, incentivando interesse e participação das crianças.

Bibliografia: História: Branca de Neve e os Sete Anões.

Coleção: Disney.

Contar uma história para uma criança é adentrar no mundo lúdico de sonhos e fantasia de quem acredita nela.(criança) Edilene Veiga Emei Pampulha.

Fantasia e sonhos permeiam a imaginação e a ludicidade da vida da criança, sonhar com a criança é ser feliz ao lado dela.

Conte histórias !!!

Edilene Veiga

Emei Pampulha

...

Baixar como  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »