Contação De Histórias
Casos: Contação De Histórias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sgtalencar • 11/2/2015 • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 145 Visualizações
1. Estudamos em nosso material didático que a leitura na escola passa por constantes mudanças, pois a sociedade precisa acompanhar a velocidade da revolução tecnológica. Nem sempre temos no universo escolar espaços e propostas que realmente desenvolvam o prazer de ler e o hábito da leitura, sem estar esta atividade diretamente relacionada com os métodos tradicionais de aprendizagem, como leituras obrigatórias, fichas de leitura, textos descontextualizados e fragmentados. Segundo Catarsi (2005, p. 23-24):
A interação precoce com os livros é a base de um desenvolvimento linguístico rico e articulado da criança. Ao mesmo tempo, pode-se dizer que o conhecimento de livros infantis por parte dos pais [...] constitui um instrumento poderoso de enriquecimento do vocabulário da criança e um fator de previsão quanto à aquisição da instrumentalidade da leitura. O encontro precoce da criança com o livro gera o hábito da leitura e configura-se como garantia de sucesso também para a aprendizagem da leitura e da escrita que deve caracterizar as imagens do livro às crianças. (...)
Portanto, a oferta de livros, mesmo antes de a criança ler e escrever, é fundamental para que possa ser um leitor. Mesmo não estando alfabetizada, a criança já interpreta as imagens e realiza sua leitura.
A partir do exposto, elabore dois projetos de leitura, ou seja, um para crianças da Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental.
a) Educação Infantil (3,5 pontos)
Título do projeto: Aprendendo a gostar de historinhas infantis
Faixa etária: crianças de 2 a 5 anos
Objetivos:
- despertar nas crianças o interesse pelas historinhas, gravuras e livros infantis;
- proporcionar condições para o desenvolvimento do hábito da leitura no contexto escolar e extraescolar.
Justificativa:
Foi observado que as crianças do ensino fundamental não têm o hábito da leitura, aqueles que o fazem na classe leem precariamente, o desenvolvimento de redações por parte dos alunos está aquém do esperado para a faixa etária. Então se pensou num projeto que ajudasse a melhorar este triste quadro. Então foi elabora este projeto com as crianças ainda na educação infantil, para que quando as mesmas cheguem ao ensino fundamental já tenham bastante contato com a leitura e com os livros,
Metodologia:
Faremos uma reunião com os pais dos alunos para expor-lhes as dificuldades encontradas e solicitaremos o apoio dos mesmos. Serão colocados vários livros em determinado local da sala de aula e as crianças levarão para suas casas aqueles que escolheram. Seus pais ficarão encarregados de realizar a leitura para os filhos e cada criança por sua vez deverá dizer o que aprendeu com a leitura. Tempestivamente será passado filmetes sobre alguns livros a fim de incentivar as crianças a pegarem esses livros para lerem em casa com os pais.
Recursos:
Revistas em quadrinhos, livros infantis com gravuras, vídeos, maquinas fotográficas, TV, dvd, aparelho de som, cd, impressora, data show, filmadora.
Duração da atividade: durante todo o ano escolar
Avaliação:
A avaliação será continua possibilitando que as crianças acompanhem suas conquistas e suas dificuldades ao longo do seu aprendizado.
Assim, a avaliação terá como objetivo intervir e modificar a prática docente para garantir uma aprendizagem significativa para as crianças, não sendo de caráter promocional, mas servindo como orientadora de intervenções para sanar as dificuldades existentes no decorrer da aprendizagem.
b) Anos iniciais do Ensino Fundamental (3,5 pontos)
Título: Aprendendo através da leitura.
Faixa etária: dos 6 aos 9 anos
Objetivos:
Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando os educandos da literatura infantil, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo com que construam espontaneamente o hábito de ler. Através disso o aluno será capaz de escutar atentamente histórias contadas e manusear livros sem danificá-los.
Justificativa:
Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torná-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente. A literatura infantil, então, deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que, através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
Metodologia:
A metodologia a ser utilizada é a sociointeracionista, pois buscaremos trabalhar com a interação do sujeito com o meio, proporcionando sua participação ativa, gerando possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Por esse motivo trabalharemos com as relações inter e intrapessoais, pois o aluno não é aquele que produz a própria aprendizagem, mas aquele que aprende com o outro e com o grupo social que convive.
Recursos:
Hora do conto diário e leitura de livros;
*Canções das histórias contadas;
*Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
*Exposição de filmes sobre o tema da aula;
*Conversa informal sobrevalores;
*Ilustrações das histórias lidas ou ouvidas;
*Dramatização das histórias;
*Encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas etc;
*Pintura de desenhos das histórias;
*Confecção de personagens para amostra
...