Conteinerização
Exames: Conteinerização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavianekarol • 30/4/2013 • 780 Palavras (4 Páginas) • 2.025 Visualizações
Conteinerização
A conteinerização é um importante elemento de inovação em logística que revolucionou o comércio internacional. Até então, a manipulação das mercadorias exigia um trabalho brutal de força humana, havia risco de danos à carga, ao manipulador, ao meio ambiente, além da facilidade de roubo. A utilização de contêineres padronizados reduziu o tempo de carregamento e descarregamento em portos, aperfeiçoou espaços de armazenamento e possibilitou a utilização intermodal no transporte de cargas, tornando todo esse processo mais rápido, seguro e eficaz.
Os desenvolvimentos tecnológicos foram acrescentados de acordo com as necessidades e aumento do comércio internacional. Com a globalização, as vantagens desse sistema foram sendo adaptadas para o transporte de cargas que exigem cuidados especiais.
Apesar dos contêineres possuírem dimensões normalizadas internacionalmente, suas características devem levar em conta os conteúdos a serem transportados, isto é, conteúdos líquidos, gasosos ou granulados, explosivos, materiais tóxicos, biológicos, frágeis, radioativos ou químicos, corrosivos, animais, alimentos etc.
Para tanto, observa-se pedidos de patente que reivindicam diferentes características: sistemas de enchimento e esvaziamento da carga, controle de umidade, temperatura, sistemas de refrigeração ou ventilação, sistemas que impedem o vazamento de seu conteúdo e que os protegem de avarias.
Contêiner: É uma caixa, construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante. Constitui um equipamento do veículo transportador, que se caracteriza pela resistência e facilidade de transporte de mercadorias, por um ou mais modais. É provido de escotilhas e aberturas que permitem o seu estufamento e esvaziamento com facilidade, cumprindo os objetivos propostos para a sua criação e utilização. Os containeres são identificados com marcas, números, definição de espaço e peso que podem comportar proprietário, tamanho, etc.
Este equipamento é dotado de dispositivo de segurança aduaneira, e deve atender às condições técnicas de segurança previstas pela legislação nacional e pelas convenções internacionais, que são ratificadas pelo Brasil.
O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), órgão do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é o responsável pelas adaptações das normas da ISSO, e emite Certificados de Qualidade de Container.
Quanto ao regime aduaneiro de entrada no Brasil, o container estrangeiro tem um prazo de 180 dias para permanecer no país, que pode ser prorrogável e é admitido pelo Regime de Admissão Temporária. Quando em trânsito, com carga pelo território nacional com destino a outros países, está sujeito ao mesmo Regime e o prazo também é de 180 dias para permanecer no país.
Os containeres são padronizados, com medidas lidas em pés (‘) e polegadas (“). A única medida invariável é a sua largura que tem sempre 8’ (oito pés).Geralmente, no transporte marítimo, os containers possuem 20’ (vinte pés) e 40’ (quarenta pés), sendo que os containers dry standard (padrão) têm espaço útil médio de aproximadamente 33 m3 e 66 m3.A altura de 9’6” (nove pés e seis polegadas) refere-se ao container denominado H/C (High Cube – alta cubagem)e proporciona um considerável aumento de espaço
volumétrico, aproximadamente 12%.
Característica dos containeres de 40’e 45’.
Quanto ao peso, os containers de 20’e 40’ podem comportar, no máximo, até
...