Copa 2014
Exames: Copa 2014. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlos251180 • 12/5/2014 • 5.577 Palavras (23 Páginas) • 230 Visualizações
introdução
O Brasil foi escolhido como pais sede da Copa do Mundo de 2014. O grande desafio na operação da copa é viabilizar os investimentos em infra – estrutura necessários para receber o evento. Maior evento de futebol do planeta e segunda maior competição esportiva do mundo em audiência, atrás apenas dos jogos olímpicos a Copa do Mundo mexe com bilhões de pessoas e atinge todas as pessoas do planeta. A oportunidade de dar um salto de modernização, apresentar sua capacidade de organização, bem como captar investimentos para melhorias em infra -estrutura e serviços, aumentando inclusive sua participação na agenda turística nacional e internacional.
1 destaque os aspectos positivos e os negativos sobre a
realização da copa do Mundo no Brasil em 2014
A decisão da FIFA de escolher o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 gerou muita polêmica entre os brasileiros. Alguns acham que a decisão fará bem ao Brasil, atraindo investimentos estrangeiros; outros acham que isso é uma irresponsabilidade. Qual é a verdade nessa história?
Na Copa de 1950 o Brasil não teve muito tempo para organizá-la e, no final, tudo deu certo, apesar de nossa seleção ter perdido a final para o Uruguai por 2 a 1 em pleno Maraca (no inesquecível Maracanaço). Nessa época o Brasil vivia instável politicamente, com sequências de tentativas de golpes políticos.
Comparando essa época com a nossa, percebemos claramente que vivemos numa época muito melhor, politicamente e economicamente falando. Além disso, temos quatro anos para organizar a Copa, tempo suficiente para ser feito um bom trabalho e quatro vezes maior do que em 1950.
Uma copa no Brasil terá aspectos "negativos" e positivos. Entre os aspectos mais citados como "negativos" podemos citar os altos gastos com a recuperação de estradas e estádios. A recuperação de estradas é um fator positivo, já que as estradas brasileiras há tempos estão precisando de investimentos para a sua recuperação. Já o gasto na recuperação dos estádios pode ser recompensado com a entrada de capitais de investimentos externos e de turistas.
Além disso, as obras para a recuperação de estádios e estradas gerarão muitos empregos no Brasil, que melhorarão a condição de vida de muitas pessoas. Há também os investimentos em segurança e saúde que, se bem aproveitados, podem durar depois da Copa e proporcionar melhores condições de vida para toda a população, deixando um legado importantíssimo.
Trata-se de uma questão de competência: se bem aproveitada, essa oportunidade trará inúmeros benefícios para o Brasil; mas se nossos políticos ficarem preocupados com as verbas envolvidas e se esquecerem da Copa, ela será um fracasso total e perderemos dinheiro e imagem. Aí que entra nosso papel de fiscalizar e cobrar os políticos por ações que beneficiem o país como um todo.
Vou falar dos ponto positivos primeiro, um deles é a movimentação do comércio, ou seja, as empresas e vendedores, lojas e demais empreendimentos, hotéis e bares saíram ganhando muito com isso, com muitas pessoas de fora estaríamos de certo modo movimentando a economia do país, além de termos os olhos de parte do mundo voltados para nós, com isso além das empresas internas, empresas de fora também poderão investir aqui mesmo que seja temporariamente, o ponto positivo é que as empresas sairiam ganhando e a nação ganharia um certo capital com isso, o ponto negativo é a superlotação das vias e transportes, dor de cabeça para quem mora perto dos estádios e lixo pelos cantos, além de que teremos trazer maior segurança, bem mesmo sendo o Brasil devemos ter cuidado com terrorismo, pois viram pessoas de diversos países para cá, na minha opinião está sendo muito dinheiro jogado fora, que poderiam ser investidos em coisas realmente melhores
o positivo é que teremos uma boa quantidade de turista,isso significa que o comércio estará mais forte e aquecido.
o parte negativa é que vai haver muitos gastos públicos e muitas licitações fraudulentas e politico se aproveitando da imagem da copa do mundo.
Pontos Positivos: Aumento do turismo no país; Melhorias de infra-estrutura nas cidades sedes, tais como reformas de aeroportos, rodovias, hospitais; Investimentos em segurança, saúde e transporte; Reforma e construção de estádios;
Pontos negativos: Alguns estádios podem se tornar "elefantes-brancos", ou seja, serem pouco utilizados após a Copa do Mundo e gerar gastos aos seus proprietários; o dinheiro destinado às melhorias de infra-estrutura que possivelmente pode ser desviado; corrupção
Analisando os aspectos positivos da realização da copa do mundo no Brasil, podemos destacar que as cidades irão crescer, pois haverá investimentos em infraestrutura e mobilidade, haverá também investimentos em novos meios de transporte e modernização dos já existentes. Esses investimentos poderão ser utilizados pela população após a realização da copa.
Comparando o custo-benefício da realização desta copa, podemos destacar alguns aspectos negativos, pois haverá altos investimentos públicos em obras, que poderiam ser utilizadas em outras áreas mais necessárias, como saúde, educação e moradia.
Com a chegada da copa as cidades-sedes receberão investimentos públicos e privados, dando muitas oportunidades de crescimento para as empresas locais, gerando trabalho para a população.
Para Gilberto, esse evento será um grande desafio, pois ele precisará planejar com muito cuidado seus investimentos, para futuramente não se comprometer com dívidas que não possa honrar, e ainda, programar seu investimento para que possa ser útil mesmo.
2 Oportunidades
Os megaeventos são caracterizados pela grandiosidade em termos de público, fluxo turístico,cobertura pela mídia, construção de instalações e geração de impactos políticos, econômicos e tecnológicos. De forma geral, podem ser divididos em três fases distintas: pré- evento, evento e pós-evento. Tais etapas estão relacionadas à forma como se comportam os investimentos e os gastos associados ao evento, considerando seu volume e
...