Copa Das Confederações
Pesquisas Acadêmicas: Copa Das Confederações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aimeemorotti • 24/9/2013 • 1.358 Palavras (6 Páginas) • 155 Visualizações
Breve histórico:
No princípio era apenas um torneio realizado a cada dois anos (exceto a de 1995 que teve 3 anos de diferença com relação a anterior) na Arábia Saudita. Chamado de Copa Rei Fahd, o primeiro torneio foi realizado em 1992 e contou com a participação de 4 países (Argentina, Estados Unidos, Arábia Saudita e Costa do Marfim).
A Copa Rei Fahd de 1995, que também foi realizada na Arábia Saudita, contou com a participação de 6 seleções (Arábia Saudita, Argentina, México, Dinamarca, Japão e Nigéria).
Em 1997, também realizado na Arábia Saudita, o torneio passou a ser chamado de Copa FIFA das Confederações.
Nas edições de 1999 a 2005, a FIFA mudou o país sede a cada competição, porém, continuou sendo realizado a cada dois anos. O número de participantes também foi elevado de seis para oito (a mesma quantidade de seleções até hoje).
A partir de 2005, A FIFA resolveu mudar a periodicidade da competição para 4 anos (sempre um anos antes da Copa do Mundo de Futebol). Passou a ter como sede o país anfitrião da Copa do Mundo de Futebol. Desta forma, seria uma espécie de teste da capacidade de realizar a grande competição de futebol mundial. Assim, a FIFA pode avaliar os estádios, a infraestrutura e todos os principais elementos envolvidos na organização de um torneio futebolístico internacional de grande porte. Se problemas são detectados na Copa das Confederações, há um ano para o país sede resolvê-los.
Países sede das Copas das Confederações
- Arábia Saudita (1992) - chamada de Copa Rei Fahd
- Arábia Saudita (1995) - chamada de Copa Rei Fahd
- Arábia Saudita (1997)
- México (1999)
- Japão e Coreia do Sul (2001)
- França (2003)
- Alemanha (2005)
- Africa do Sul (2009)
- Brasil (2013)
Todos os campeões das Copas das Confederações
- Argentina (1992) - chamada de Copa Rei Fahd
- Dinamarca (1995) - chamada de Copa Rei Fahd
- Brasil (1997)
- México (1999)
- França (2001)
- França (2003)
- Brasil (2005)
- Brasil (2009)
A participação brasileira na história da Copa das Confederações
Das oito edições da Copa das Confederações disputada até então, o Brasil participou de seis. Dessas seis, vencemos três. Além dos três títulos, o Brasil também teve o artilheiro da competição em três ocasiões: em 1997 com Romário (7 gols), em 2005 com Adriano (5 gols) e em 2009 com Luis Fabiano (5 gols).
1997
Logo na sua primeira participação o Brasil conquistou o título – vale dizer, com uma campanha impecável. A seleção caiu no grupo A, junto com Arábia Saudita, México e Austrália.Na semifinal a seleção canarinho derrotou a República Tcheca por 2 a 0 e, na grande final, emplacou um 6 a 0 sobre a Austrália, time contra o qual havia empatado na primeira fase. Nos cinco jogos disputados o Brasil marcou 14 gols. Zagallo foi o grande comandante de uma seleção repleta de estrelas como Romário, Ronaldo, Roberto Carlos, Dunga, César Sampaio, Rivaldo, entre outros.
1999
A edição de 1999 foi sofrida para os brasileiros. Isto porque perdemos apenas na final, em um jogo duríssimo, por 4 a 3 para os mexicanos. Na primeira fase o Brasil jogou no grupo B, que também contou com a Nova Zelândia, Alemanha e Estados Unidos.
Na semifinal o Brasil goleou a Arábia Saudita por 8 a 2 e, na finalíssima, perdemos para o México por 4 a 3. O time comandado por Wanderley Luxemburgo, apesar de contar com jogadores de altíssimo nível técnico como Ronaldinho Gaúcho, Athirson, o experiente goleiro Dida, entre outros, não conseguiu superar os donos da casa na grande final. Nos cinco jogos disputados o Brasil marcou 18 gols, sendo seis de Ronaldinho Gaúcho e quatro de Alex.
2001
Em 2001 o torneio foi disputado na Coreia e Japão e, pela primeira vez, a competição seria uma prévia da Copa do Mundo. A pressão sobre o Brasil era enorme já que a seleção havia terminado em primeiro e segundo lugar, respectivamente, nas duas únicas edições que havia disputado. Desta vez, porém, os franceses acabaram com a alegria brasileira na semifinal.
O Brasil disputou o grupo B junto com Camarões, Canadá e Japão e já nessa primeira fase não mostrou o futebol que o torcedor brasileiro esperava.
Na semifinal, a seleção brasileira foi derrotada pelos franceses por 2 a 1. A França ficou com o título dessa edição ao vencer o Japão por 1 a 0 na grande final. Nos quatro jogos disputados o Brasil marcou apenas em três ocasiões. O técnico Leão comandou a seleção brasileira nessa edição.
2003
E se 2001 já havia sido ruim, a edição de 2003 foi ainda pior para os brasileiros que nem sequer se classificaram para as semifinais. O Brasil terminou em 3º lugar no grupo
...