Copa do Mundo FIFA 2014
Projeto de pesquisa: Copa do Mundo FIFA 2014. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sons • 4/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 180 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬............................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4
CONCLUSÃO..............................................................................................................7
REFERÊNCIA..............................................................................................................8
ANEXOS......................................................................................................................9
INTRODUÇÃO
A Copa do Mundo de 2014 será uma competição de futebol que acontecerá no Brasil, com isso o país ganhará alguns benefícios. O esporte será mais valorizado junto com o país e as obras de infraestrutura serão mais avançadas para melhor estruturar as cidades que receberão a copa.
Nisso o trabalho mostra como o país esta se preparando para o evento e focando a Bahia e a carreira de um jovem empresário que quer lucrar e se manter no mercado como referencia no ramo. Alem disso também comentaremos as divergências ocorridas sobre o assunto.
DESENVOLVIMENTO
A copa do mundo é um dos eventos que mobiliza o mundo e uni as pessoas numa só nação sem preconceitos com raça, cor religião e opção sexual. O Brasil vai sediar esse evento a copa de 2014 é nossa. E para ter esse evento investiu se muito em infraestrutura que vão desde estádios a mobilidade pública.
Mas nessa euforia toda, muito analista econômica e esportista vem alguns pontos positivos e negativos desse evento de grande porte e principalmente como vai afetar a vida das pessoas após os jogos.
Os pontos positivos são que as cidades sedes vão se desenvolver havendo melhora em serviços públicos (transporte, educação, saúde emprego) nisso gerando riquezas para o país e maior visibilidade pelo mundo. Os contra o evento dizem que não está preparado para porque se precisa de muitos investimentos e que muitas empresas que serão abertas em função da copa após o evento vão falir, gerando desemprego em massa e sem contar da redução de verbas públicas que poderiam ser investidos em outros setores.
No estudo apresentado com a copa tem o que ganhar mais do que perder porque vai atrair investimentos públicos e privados alem de circular mais dinheiro estrangeiro e de técnicos e engenheiros que já se instalaram e sem mencionar o numero de trabalhadores que trabalham diretamente indiretamente em construções e serviços.
Para mostrar como vai afetar a economia local, comenta-se a historia de um jovem empresário de salvador no ramo de transporte executivo, o Gil da ZZZ que atende alto executivos e seus familiares em Camaçari e Salvador e na temporada da copa quer atender esses estrangeiros que buscam um serviço especializado como é o oferecido por Gil e principalmente porque a maioria dos funcionários fala mais de um idioma. Ele quer ganhar novos mercados nessa época, mas mantendo o nível a fim de fidelizar novos clientes.
Para isso ele criou três tipos de método para se adaptarem ate o inicio dos jogos, o plano estratégico, o tático ou de metas e o operacional assim não perde o ritmo da sua empresa. Vejamos como serão os planos de Gil:
PLANO ESTRATÉGICO
(2 A 5 ANOS) PLANO TÁTICO
(1 A 2 ANOS) PLANO OPERACIONAL
(HOJE A 1 ANO)
• Fidelizar clientes;
• Eficiências em seus serviços;
• Atendimento especializado dos clientes ou individualizado.
• Aumento da frota de veículos;
• Capacitação de profissionais (idioma);
• Cálculos de rentabilidade após o evento;
• Publicidade • Público alvo;
• Parcerias com agências de turismo nacional e internacional;
• Elaboração de pacotes turísticos.
Os planos apresentados por Gil quer que haja uma fidelização desses clientes durante a copa principalmente dos estrangeiros para que sempre retornem a Salvador assim se mantém no mercado.
Gil quer aliar o seu bom atendimento as belezas da capital baiana iremos conhecera a Bahia. Sendo que a primeira no PIB do nordeste, com um pouco mais de 2,5milhões de habitantes uma densidade demográfica boa em relação a outras capitais, o IDH da população ainda é precário em algumas regiões e a principal fonte de renda da população é o turismo e na área petroquímica porem a indústria na região esta se desenvolvendo. Já Camaçari que fica a 41 km de Salvador com 250 mil habitantes também vive do turismo e durante a copa os maiores impactos serão do turismo ligando a construção civil e na prestação de serviços porque a infraestrutura ainda e precária pela quantidade de turista que será maior.
Tanto na Bahia quanto no resto do país a busca de profissionais qualificados é grande. O mercado estando carente a população esta se qualificando, mas ainda não é o suficiente e estrangeiros são obrigados a tomar nosso espaço para não ter tantas deficiências.
O país para sediar este evento vai possuir muitos gastos e mesmo com apoio de instituições privadas não deixar de mexer em gastos de outros setores. Serão utilizados principalmente no setor de transportes, construções de estádios a limpeza publica que será dobrado.
Tendo
...