Corrosão
Trabalho Universitário: Corrosão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sotsab • 28/10/2014 • 713 Palavras (3 Páginas) • 713 Visualizações
VT 3
1. As impurezas presentes na superfícies dos metais podem ser classificadas como: oleosas, semi- sólidas, sólidas e óxidas. Descreva cada um desses tipos e enumere exemplos de substâncias que se enquadram em cada um deles.
R.: Oleosas: Impurezas levemente aderidas são substâncias oleosas encontradas livremente na superfície do material e que, de certa forma, podem interferir no processamento e na qualidade da prote ̧cão. Em geral, são constituídas de óleos minerais, graxas, mistura de óleo-graxa, além de óleos utilizados nos processos de fabricação e alguns tipos de protetores comuns contra corrosão como parafina, cera e sabão.
Sólidas e óxidas: Impurezas fortemente aderidas são substâncias sólidas e óxidos que, de alguma forma, estão ligados à superfície. Geralmente são partículas disseminadas em massas de polimento e estampagem, resíduos carbonáceos e óxidos que se formam nas superfícies dos materiais armazenados ou após tratamentos térmicos.
A limpeza dessas impurezas geralmente é feita através de uma a ̧cão química, conhecida como decapagem.
2. Os processos de detergência são compostos de quatro variáveis importantes: concentração, tempo, temperatura e ação mecânica. Explique como essas variáveis interagem para que se obtenha maior eficiência na limpeza superficial de uma peça metálica.
R.: A remoção desses tipos de impurezas pode ser feita sem dificuldades, através de um processo de detergência, também chamado de desengraxamento alcalino, que consiste em remover os filmes e agregados das impurezas que se encontram aderidos às superfícies metálicas, mas que não tenham reagido quimicamente com elas. Sua aplicação se caracteriza pela ação de uma solução de limpeza durante um tempo adequado, a uma temperatura conveniente, podendo ainda ter auxílio de uma ação mecânica (agitação, ar comprimido, bombeamento ou jateamento).
3. Quais os riscos de se usar solventes para processar a limpeza de peças e quais cuidados devem tomados durante a aplicação?
R.:O uso de solventes industriais também é comum na limpeza de impurezas leves. Oleos minerais e vegetais, graxas e gorduras são bem solúveis em vários solventes orgânicos, sobretudo quando aquecidos. Na limpeza de materiais metálicos são mais empregados dois tipos de solvente: solventes derivados do petróleo, tais como nafta, gasolina, querosene e outras misturas de hidrocarbonetos. São solventes inflamáveis e relativamente pouco tóxicos; solventes clorados, que são hidrocarbonetos clorados. Os mais importantes são tricloro-etileno e tetracloreto de carbono. Não são inflamáveis mas são tóxicos. Essas soluções são de custo elevado e devem ser usados cuidadosamente, já que alguns tipos são tóxicos e outros são inflamáveis. Entre as formas de aplicação, podemos citar: imersão das peças no solvente; jateamento das peçs com solvente; desengraxamento por vapor; desengraxamento por vapor associado à imersão; desengraxamento por vapor associado ao jateamento; desengraxamento líquido-vapor.
4. Como atuam os inibidores de corrosão para auxiliar o processo de decapagem ácida?
R.: Esse fenômeno pode ser atenuado com a adição de inibidores de corrosão, chamados
...