Cotagem em Desenho Técnico
Tese: Cotagem em Desenho Técnico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JacquelineFP • 24/5/2013 • Tese • 228 Palavras (1 Páginas) • 1.380 Visualizações
ETAPA 5 – PASSO 1
HABILIDADES A DESENVOLVER
1 - Compreender a importância da representação em corte de
conjuntos complexos para obtenção de maiores detalhes internos.
2 - Estabelecer as relações existentes entre o corte de conjuntos
complexos e as linhas contínuas largas para arestas e contornos
visíveis e tracejadas estreitas para contornos não visíveis.
3 - Reconhecer aspectos relevantes dos diversos tipos de corte
Apresentação
A Cotagem em Desenho Técnico é pois a indicação expressa das medidas (em relação a uma medida padrão) dos vários elementos geométricos que delimitam uma forma. Há obviamente um conjunto de regras formais, consignadas em Normas, que torna rigorosamente legível a apresentação desse tipo de informação.
Nesse âmbito importa desde já referir que os valores das medidas das dimensões a indicar e que complementam formalmente a apresentação de uma peça desenhada, correspondem às dimensões reais do objecto e nunca à excepção da escala 1 :1) às dimensões medidas no desenho.
A) Quais os elementos de cotagem?
Incluem a linha auxiliar, linha de cota (NBR 8403) limite da linha de cota e a cota. Os vários elementos da cotagem são mostrados nas Figuras 4 e 5.
Linhas auxiliares e cotas
São desenhadas como linhas estreitas contínuas, conforme NBR 8403, mostrado nas Figuras 4 e 5.
Linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente além da respectiva linha de cota (ver Figuras 4 e 5). Um pequeno espaço deve ser deixado entre a linha de contorno e linha auxiliar.
...