Crianças Superdotadas
Artigo: Crianças Superdotadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: val\\7654 • 11/3/2014 • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
introdução
Segundo Angel Izquierdo, as razões apresentadas contra o estudo da superdotação podem ser varias, mas sempre menores do que estão a seu favor, seja no plano geral(nenhuma sociedade moderna pode se permitir o luxo de renunciar a seus talentos)seja no plano individua(toda pessoa tem direito fundamental de ver suas capacidades e habilidades desenvolvidas)
O entusiasmo, a vontade por desenvolver adequadamente todo o potencial dos superdotados é precisamente, o motivo fundamental que estimula todas as pessoas que se interessam pelo tema.
O conceito de superdotação encerra em si, portanto, um grande dinamismo que leva uma melhor diferençiação do sistema educacional, a intensificação dos métodos diahnósticos e o estabelecimento de medidas educacionais correspondentes.
As crianças superdotadas ainda tem de enfrentar inúmeros preconceitos com frequência são considerados auto-suficientes em sua própria educação se levarmosem conta suas elevadas capacidades.
Outras crianças precisam de muito mais ajuda do que elas.No entanto, há muitos problemas que os superdotados tem de solucionar nos planos pessoal e social juntamente com seus pais e professores, são os únicos que conhecem sua situação, suas satisfações e seus anseios profissionais.
Diante de uma problemática tão complexa, primeiro elucidaremos o conceito de superdotação e seu significado, para depois mostrarmos diversos sistemas para identificação e medidas de solução voltadas e alcance das medidas de educação voltadas ao desenvolvimento de todo o potencial da criança supertada.
Apresentação do trabalho de conclusão do curso
O presente trabalho, de tcc fruto de pesquisa a vários autores, tem como propost uma atividade que é desenvolvida no decorrer do curso, sendo esta, vinculada com conteúdo técnicos metodológicos, tendo como objetivo geral, possibilitar o esclarecimento ao que diz respeito a vivencia do processo de aprendizagem do aluno superdotado, suas habilidades, seu cotidiano, sua socialização.
Este trabalho, visa nos apoiar e esclarecer, sobre os superdotados, através de uma definição, suas características, os diagnóticos, nos dando suporte para educação e convivência com um superdotado.
Definições e característica do superdotado
Segundo Angel Izquierdo, são quatro as áreas mais aceitas em seu estudo, São
elas:
. Talento intelectual, em suas diferentes manifestações.
. Talento criativo (pintura, teatro, musica...)
.Talento psicomotor (esporte, dança...)
.Talento social (sensibilidade em relação aos demais, capacidade de colaboração, responsabilidade social, conduta moral...)
È muito complexo, encaixar todas essas áreas em um só conceito, e mais ainda optat por uma definição mais abrangente.
Segundo Lucila (1764) diz que Abraham encomendou uma lista de definições de superdotação a um estudante e este a interrompeu no de número 113, sem chegar a ler os inúmeros artigos sobre o tema.
Mostraremos algumas sistematizações, na tentativa de mencionar uma das deficiências oficiais.
Sistematização das definições
Segundo a proposta de Stankowashi (1978) temos a seguinte distribuição:
Definição a posteriori: Superdotadosé aquele que mostra alguns desempenhos excepcionais.
Definições de Q.I. são estabelecidas a partir de um cut-off-score nas escalas de inteligência.
Definições de talento.Propõe-se, no geral, um catálogo de talentos especiais.
Definições de porcentagens.Se determina uma porcentagem concreta de população como superdotados.
Definições de criatividade. Rejeitam as baseadas no simples Q.I. e colocam em primeiro lugar a criatividade.
Servindo de ponto de partida para inúmeros programs educacionais, segundo a definição de Davis e Remm(1985) podemos chamar de superdotados as crianças com desempenho nas seguintes áreas:
1-Habilidades intelectuais.
2-Aptidão acadêmica.
3-Pensamento críticos.
4-Capacidade de liderança.
5-Artes representacionais.
6-Capcidade psicomotora.
Modelos Explicativos
Toda a sistematização das definições é explicativa no nível teórico mais elevado de seus diferentes modelos psicológicos.
Modelos de capacidade
Estes, partem do pressuposto de que as capacidades(intelectuais), que evoluem com o passar do tempo, podem ser detectadas desde precoce, isto é, são capacidade estáveis, que vão resultar em rendimentos excepcionaisna idade adulta.
Modelos de rendimento
Estes estudam a relação entre as disposições. naturais e o rendimento. Nem todos os superdotadoss podem desenvolver sua potencialidades, pois as vezes nem sequer, chegam a ser identificados por seu meio e 50% deles não recebem educação adequada.
Neste sentido, a escola tem grande tarefa de identificar e desenvolver todo o potencial desses alunos, sobretudo dos superdotados de familia social e economicamente desfavorecida.
Modelos de componentes cognitivos
Essews modelos,tropeçam, por outro lado, obstáculo de se verem obrigados a suplantar os testes tradicionais por outros métodos de "diagnósticosexperimental",baseados em processos e estratégias de aprendizagem e nos conhecimentos típicos dos superdotados.
modelos socioculturais
Esses modelos, afirmam que o superdotado somente pode se desenvolver por meio de intercâmbio favorável dos fatores individuais e sociais.
Modelo Tiádico de Renzulli
A inteligência deve ser superior à medida, ao menos em um desvio, para que o sujeito já possa começar a ser definido como superdotado.
A\criatividade se manifesta pelo processamento permanente da informação e pode adquiri uma elevada
...