Criasionismo
Projeto de pesquisa: Criasionismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pintoog • 19/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.759 Palavras (8 Páginas) • 309 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS-GO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA E BACHAREL
CRIACIONISMO
OSVALDO GOMES PINTO
TAYSSA AFONSO ÁQUILA DE ABREU
ANÁPOLIS
2009
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS-GO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA E BACHAREL
CRIACIONISMO
Projeto de pesquisa elaborado para conclusão da disciplina de Evolução do 6º período do curso de Ciência Biológica Licenciatura e Bacharel; da Faculdade Anhanguera de Anápolis – GO, sob orientação do Profª. Josana de Castro.
OSVALDO GOMES PINTO
TAYSSA AFONSO ÁQUILA DE ABREU
ANÁPOLIS
2009
SUMÁRIO
Introdução...................................................................................................... 3
Objetivo............................................................................................................ 4
CRIACIONISMO................................................................................................... 4
dESIGN INTELIGENTE....................................................................................... 5
CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO............................................................... 5
CONCLUSÃO..................................................................................................... 7
BIBLIOGRAFIA....................................................................................................9
INTRODUÇÃO
O criacionismo consiste na crença que o universo e a vida foram criados, sem recurso a matéria preexistente por uma entidade superior. (GONÇALVES, A.M; et al).
Esta teoria não e aceite no meio cientifico, pois não pode ser confirmada com bases cientificas. Contudo tem gerado controvérsias, nomeadamente nos no mundo inteiro, pois os criacionistas afirmam que esta se trata duma proposta científica plausível e que deveria ser tida em conta, no seio comunidade científica. (GONÇALVES, A.M; et al).
“Colocando em uma linguagem mais simples, tanto o “naturalismo científico” quanto o criacionismo científico” procura nas mesmas fontes as evidências para as suas propostas. A interpretação dessas evidências pode ser diferente. Mas isto não é uma questão de ciência e religião. Isso é uma questão de interpretação. (Michael Denton 2008).
Sendo a evolução aleatória considerada como “verdade”, automaticamente conclui se que a Terra deve ser muito antiga. Isto porque a proposta de uma Terra jovem não seria compatível com a idéia de uma evolução aleatória. Novamente percebe-se que esta é uma conclusão a priori. Pode-se notar aqui, que se as pesquisas e observações feitas por um cientista apontassem para uma Terra jovem, inevitavelmente isto comprometeria a evolução aleatória, e pelo paradigma naturalista, o tal deveria ser considerado falso ou não científico (Michael Denton 2008).
Assim, qualquer observação empírica, que aponte para uma Terra jovem (seja por meio de um desígnio inteligente ou uma criação inteligente e intencional), forçosamente teria que ser considerada como errada ou fora do domínio da ciência, por colocar em questionamento a antiguidade da Terra (Michael Denton 2008).
A teoria do Design Inteligente é uma teoria científica com conseqüências empíricas desprovida de qualquer compromisso religioso. Ela se propõe a detectar empiricamente se design observado na natureza é genuíno ou um produto das leis naturais, necessidades e o acaso (Michael Denton 2008).
OBJETIVO
Adquirir conhecimento sobre o criacionismo. Entender o processo histórico de produção do conhecimento das Ciências Biológicas referente a conceitos; princípios; teorias;
CRIACIONISMO
Existem vários tipos de criacionismo, mas em todos está presente a idéia de que Deus criou o Mundo livremente sem recurso a qualquer matéria preexistente. Em geral os criacionistas acreditam que a explicação do início do mundo no livro de gênesis, o primeiro volume do Velho Testamento, é a verdadeira explicação das origens de tudo o que vemos em nosso redor. Apesar disso, o criacionismo não é necessariamente conectado a nenhuma religião em particular. Ele simplesmente exige a crença numa inteligência criadora na origem do universo e da vida (GONÇALVES, A.M; et al).
O criacionismo afirma a idéia da mais pura causalidade, pois Deus a partir do nada, por um ato de sua livre vontade põe o mundo e o homem na existência. Exclui-se, por conseguinte uma causa material, a esta teoria opõem-se todas as concepções materialistas como a teoria da biogênese ou a teoria do Big Bang, que dizem que o universo ou a vida foram criados a partir de matéria preexistente por mero acaso (GONÇALVES, A.M; et al).
O criacionismo gira em torno de uma idéia chamada de “desígnio inteligente". Esta é a idéia de que os organismos vivos são tão complexos que apenas poderiam ter aparecido com a intervenção de uma inteligência superior (GONÇALVES, A.M; et al).
DESIGN INTELIGENTE
As técnicas
...