Cultura E Sociedade
Dissertações: Cultura E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruhbruhh • 28/2/2015 • 1.984 Palavras (8 Páginas) • 460 Visualizações
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REVISÃO TEMA CULTURA
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Esta atividade equivale a DUAS horas de APS e tem como objetivo rever o conteúdo do Tema 1 O Homem e a Cultura. Orientações: 1-Desenvolver as atividades propostas. 2-Postar a atividade no portal até o dia 02 de março 4-Caso tenha dúvidas, por favor esclareça-a com a professora em sala de aula. 5-As questões estão abaixo. EXERCÍCIOS DE REVISÃO SOBRE O TEMA: O HOMEM E A CULTURA 1- Quanto ao conceito de indústria cultural, é correto afirmar que: I – A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias. II – O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos. III – A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica. IV – A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive. Assinale a alternativa correta: a) II, III e IV estão corretas. b) I, II e III estão corretas. c) I, III e IV estão corretas. d) I, II e IV estão corretas. 2- “A indústria cultural vende Cultura. Para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agradá-lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, fazê-lo ter informações novas que perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que ele sabe, já viu, já fez. A ‘média’ é o senso-comum cristalizado que a indústria cultural devolve com cara de coisa nova [...]. Dessa maneira, um conjunto de programas e publicações que poderiam ter verdadeiro significado cultural tornam-se o contrário da Cultura e de sua democratização, pois se dirigem a um público transformado em massa inculta, infantil, desinformada e passiva”. (CHAUÍ, Marilena. Filosofia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000. p. 330-333.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre meios de comunicação e indústria cultural, considere as afirmativas a seguir. I. Por terem massificado seu público por meio da indústria cultural, os meios de comunicação vendem produtos homogeneizados. II. Os meios de comunicação vendem produtos culturais destituídos de matizes ideológicos e políticos. III. No contexto da indústria cultural, por meio de processos de alienação de seu público, os meios de comunicação recriam o senso comum enquanto novidade. IV. Os produtos culturais com efetiva capacidade de democratização da cultura perdem sua força em função do poder da indústria cultural na sociedade atual. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, III e IV. 3- A expressão indústria cultural foi empregada pela primeira vez no livro Dialética do Esclarecimento, escrito por Horkheimer e Adorno, filósofos de tendência marxista pertencentes à Escola de Frankfurt. Designa-se com essa expressão uma cultura produzida em série, para o mercado de consumo em massa, na qual a realização cultural deixa de ser um instrumento de crítica do conhecimento para transformar-se em uma mercadoria qualquer cujo valor é, antes de tudo, monetário. Assinale o que for correto. 01) A origem da indústria cultural pode ser encontrada na prática dos mecenas, particularmente italianos, que financiavam, durante o Renascimento, a produção das grandes obras de arte. 02) Na indústria cultural, o consumidor não é rei, como ela gostaria de o fazer crer, o consumidor não é o sujeito da produção cultural, mas seu objeto. 04) A indústria cultural eleva o nível cultural da maioria da população e aprimora a apreciação da qualidade estética do universo das artes. 08) A indústria cultural é expressão da ideologia capitalista; sob seu poderio, as obras de arte foram esvaziadas de seu caráter criador e crítico, alienaram-se para tornarem-se puro entretenimento, isto é, objetos de consumo para um espectador cuja ausência de reflexão o torna passivo. 16) A partir da segunda revolução industrial no século XIX, as artes usufruem uma fase de produção autônoma; com o advento da indústria cultural, tornam-se dependentes das necessidades mercadológicas do capital.Soma: _______ 4- O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.) Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica: a) A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado. b) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais. c) Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas. d) As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas. e) O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo. 5- O significado da palavra cultura esteve vinculado à terra até o século XVIII. Com o Iluminismo, o termo passa a definir uma característica do homem. Essa mudança de perspectiva só foi possível graças: a) à descoberta da teoria da evolução das espécies e à afirmação de que o homem era descendente dos macacos; b) à imposição da Igreja para que se aceitasse a ideia de cultura como uma característica humana; c) à descoberta de novos mundos, como a América, que colocou o homem em contato com povos diferentes do europeu; d) ao desenvolvimento da ciência e à descoberta de novas formas de produção de alimentos; e) a uma nova concepção de mundo, segundo a qual o homem passou a ser o centro do universo, e não mais Deus; 6- O conceito antropológico de cultura define o termo como: a) um elemento que aproxima os homens dos animais; b) uma função orgânica do homem; c) um elemento que garante a homogeneidade entre os povos; d) um traço distintivo do homem, mas que não é homogêneo; e) as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem; 7- Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia: a) A cultura diz respeito aos atributos a - históricos que singularizam um povo; b) A cultura de um povo é determinada
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