Cultura e Sociedade
Seminário: Cultura e Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlinedFreitas • 11/3/2014 • Seminário • 1.331 Palavras (6 Páginas) • 336 Visualizações
Cultura e Sociedade
A abrangência do conceito de cultura.
Elementos fundamentais da cultura.
A socialização e o processo cultural.
Cultura, Sociedade e Civilização.
Os conceitos de Subcultura e Contracultura.
O processo de socialização os agentes de socialização.
Família, Escola e Meios de Comunicação de Massa como instrumentos
no processo de socialização.
Os conceitos de Posição, Papel Social e Status.
A estrutura social e as interações sociais.
O conceito de poder e sua influência no meio social.
O processo de desenvolvimento da estrutura social e seus componentes.
Conceito de cultura
A cultura é parte fundamental no processo desocialização do homem, uma vez que o torna um ser social.Para entender como os grupos se organizam na sociedade, precisamos compreender o que é cultura e como ela pode ser decisiva no entendimento das peculiariedades de cada grupo e/ou de cada sociedade.
O QUE É CULTURA?
A matriz latina colere trazia o significado de cultivar, habitar, proteger e honrar com veneração – personificação do Senhor no feudo”.
Couture, no francês antigo, por exemplo, associados à “lavoura, cuidado com o crescimento natural”.
Dos séculos XVI ao XVII, segundo Williams, o termo passou a significar, por analogia, o cuidado com o desenvolvimento humano e o cultivo das mentes, deixando de se tratar apenas da terra e dos animais.
Destaca-se uma distinção arbitrária entre os que têm cultura dos que não têm, o termo assume o caráter de civilidade.
A partir dos séculos XVIII e XIX, o conceito passa a ser utilizado para designar o próprio estágio civilizatório da humanidade.
Johann Gottfried von Herder argumentava que era necessário grifar culturas, no plural, pois elas são específicas e variáveis em diferentes nações e períodos, tanto
quanto em relação a
grupo sociais e
econômicos dentro de
uma nação.
A cultura é aprendida por meio do processode socialização.
É aprendida, porque existe graças a um processo de transmissão de geração em geração e não existe independentemente dos indivíduos.
A aprendizagem da cultura começa a partir do nascimento, e dá-se essencialmente por imitação dos outros.
A cultura também é simbólica, pois todas as culturas possuem símbolos que são compreendidos de modo semelhante por todas as pessoas que as integram.
Símbolos são veículos de sentidos (exemplos: a linguagem, vestuário, marcas corporais, carnaval, datas comemorativas, etc.),
É uma forma de comunicação e conhecimento sobre a realidade.
Idioma: é um elemento chave da cultura. O idioma é um sistema de símbolos que permitem que os membros de uma sociedade comunique-se um com o outro.
Tecnologia: estabelece um parâmetro para a cultura e não só influencia como as
pessoas trabalham, mas também
como socializam e pensam sobre o
mundo. Toda mudança tecnológica
gera uma mudança cultural.
A cultura domina a natureza, pois sobrepõe-se ao que há de biológico em nós.
Por exemplo, a necessidade de alimento é comum a todos os seres humanos, mas que é satisfeita é de modo diferente (difere no tipo de comida, no modo como se toma a refeição, as horas…).
A cultura mostra-se como geral e específica ao mesmo tempo.
Todos os homens, em qualquer sociedade, têm uma determinada cultura (não há ninguém que não tenha cultura, nasça ou exista sem ela), mas também porque as culturas são diferentes, têm características próprias, que a individualizam.
A cultura está presente em tudo na nossa vida e nada está fora da cultura, pois existem normas, regras, padrões de comportamento em todas as atividades humanas.
Não é propriedade de um indivíduo, é de todas as pessoas de uma sociedade, a sociedade e a cultura são inseparáveis.
Cultura compreende a totalidade das criações humanas: abrange tudo o que foi criado pelahumanidade, como ideias, valores, manifestações artísticas de todo tipo, crenças, instituiçõessociais, conhecimentos científicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário,construções etc.
ELEMENTOS CULTURAIS
As instituições são modelos de comportamento de caráter normativo, ou seja, as instituições referem-se a regras comportamentais.
Essas normas variam de cultura para cultura. As instituições podem até ter as mesmas funções (escola, Igreja, museus), só que as exercem de maneira diferente.
As ideias.
Estas prendem-se essencialmente com conhecimentos importantes, crenças populares (superstições, por exemplo), valores partilhados por uma determinada sociedade; também se podem relacionar por vezes com a religião.
Ela se manifesta por meio de diversos sistemas (valores, normas, ideologias) que influenciama personalidade das pessoas, determinando sua forma de pensar e de agir.
Falamos de normas
culturais quando nos
referimos às regras de
comportamento que
...