Culturas modernas; localismos, comunidades virtuais e multiculturalismo - espaço e lugar de sua vida diária
Projeto de pesquisa: Culturas modernas; localismos, comunidades virtuais e multiculturalismo - espaço e lugar de sua vida diária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/11/2014 • Projeto de pesquisa • 461 Palavras (2 Páginas) • 512 Visualizações
Culturas Contemporâneas; localismos, comunidades virtuais e multiculturalismo- espaço e lugar de seu cotidiano
Apresentação da cidade
Cidade
Laguna-Carapã
Distrito criado com a denominação de Laguna Carapã (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 1163, de 20 de novembro de 1958, subordinado ao município de Ponta Porã. Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O município foi criado através da Lei nº 1261 de 22 de Abril de 1992, desmembrado do Município de Ponta Porã, sendo instalado em 1 de janeiro de 1993.
O municipio de Laguna Carapã teve somente 3 prefeitos desde sua fundação até 2012. O primeiro prefeito foi José Evaldo Loli Guetti, Luiz Rocha e Oscar Luiz Pereira Brandão.
Nas eleições de 2012 a população de Laguna Carapã - MS Elegeu Itamar Bilibio, Agricultor e partidário ao PMDB, para exercer seu Mandato de 2013 a 2016.
Em Fevereiro de 2013, a Cidade teve seu nome Jurídico alterado junto a Receita Federal, de Prefeitura Municipal de Laguna Carapã para Município de Laguna Carapã, pois o nome anterior era redundante porque os nomes "prefeitura municipal" ambos podem ter mesmo significado.
LAGUNA CARAPÃ: Significa "Lagoa Torta", nome guarani, dado pela grande lagoa que existe na região, que agora não está tão grande como era.
Bandeira
Localização
O município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Dourados).
Hoje, de acordo com o último censo do IBGE, a população em 2010 está estimada em 6.488 (seis mil quatrocentos e oitenta e oito) habitantes.
Existe cadastrado em 2007 no SIAB – Sistema de Informação Básica, do PSF – Programa Saúde da Família, uma população de 6.334 (seis mil trezentos e trinta e quatro) habitantes, sendo 4.220 (quatro mil duzentos e vinte) habitantes na área urbana e 2.114 (dois mil cento e quatorze) habitantes na área rural.
Fatores locais – Cultura
O munícipio de Laguna Carapã é reconhecido pela sua grande agricultura e atualmente também pela indústria canavieira. Na questão do comércio a cidade também tem sua significativa importância.
A cidade é conhecida pelo Concurso do Pé de Soja Solteiro, que acontece anualmente e quebra recordes sucessivos na produção dos pés de sojas com maior número de vagens.
Sincretismo
No munícipio de Laguna Carapã podem-se notar alguns traços de sincretismo religioso, pois abrange diversas opções religiosas como o catolicismo, espiritismo, o evangelho entre outras;
Cultura Nacional- Cultura em Rede
Em Laguna Carapã a tecnologia está cada vez mais ocupando espaço na vida dos habitantes. O uso de notebooks, celulares, computadores são os meios que a população obtêm para ficar por dentro da atualidade. A cultura do munícipio baseia-se na cultura paraguaia, gaúcha e italiana. Exemplos disso é as festas que se realizam devido a essas culturas com o intuito de sempre fortalecer as origens de determinada cultura.
Referências bibliográficas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laguna_Carapa
http://cidades.ibge.gov.br/
...