Curiosidades Sobre Ariano
Artigo: Curiosidades Sobre Ariano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: foquetets • 26/3/2015 • 371 Palavras (2 Páginas) • 967 Visualizações
Notas de pesquisas que eu fiz e achei importante:
A Grande Família que esta em sua reta final fez um episodio em homenagem a Ariano Suassuna aonde eles representam sua Magnum opus a aclamada obra Auto da compadecida. O nome do episodio será o Automóvel da compadecida aonde os personagens Agostinho, Bebel, Lurdinha e Paulão vão se envolver em um acidente de taxi e vão para o purgatório para serem julgados.
As obras de Ariano já foram traduzidas para inglês, francês, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês.
Seu pai morreu após ter sido acusado de matar João pessoa que era presidente da Paraíba (detalhe seu pai era quem iria assumir o comando), João Suassuna já sabendo do pior escreveu uma carta falando que era inocente, pergunta sobre a morte de seu pai ele fala isso: "Posso dizer que, como escritor, eu sou, de certa forma, aquele mesmo menino que, perdendo o pai assassinado no dia 9 de outubro de 1930, passou o resto da vida tentando protestar contra sua morte através do que faço e do que escrevo, oferecendo-lhe esta precária compensação e, ao mesmo tempo, buscando recuperar sua imagem, através da lembrança, dos depoimentos dos outros, das palavras que o pai deixou." Buscou falar da inocência do pai em suas obras.
Ele escrevia suas obras a mão e suas ideias vinham enquanto ele estava na cama dizia ele que era um momento muito criativo: "Às vezes, quando não estou acordado ainda, mas não estou mais dormindo, é o momento em que invento muita coisa, muito criativo". Inclusive o poema sonho veio de um sonho que ele teve.
Criou o movimento armorial que procurava evidenciar e valorizar a cultura do nordeste brasileiro.
Era apaixonado pelo Brasil por isso nunca viajou para o exterior.
E agora vou colocar uma matéria que foi feita sobre uma obra sua que durou muito tempo: Considerada a obra de sua vida, a série A Ilumiara começou a ser escrita 33 anos atrás e mescla romance, poesia, teatro e gravuras do próprio Ariano. Depois de terminar o primeiro volume do romance epistolar (a obra teria sete), o escritor declarou ter feito um acordo com Deus: "Se ele achasse que o romance tinha alguma coisa de sacrilégio ou de desrespeitoso, que interrompesse pela morte".
...