Custo De Mercadorias
Artigo: Custo De Mercadorias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: girlan55 • 20/3/2015 • 291 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
A industrialização no Brasil ocorreu no meio da década de 1950 até o fim da década de 1970, focada em substituição das importações. Esse processo era iderado pelo governo federal, mas também contava com uma considerável participação de capital estrangeiro.
Desta forma, houve uma extraordinária transformação industrial no país nas três décadas após o fim da 2ª Guerra Mundial, sendo um desempenho impressionante mesmo quando comparado com outros países da época, quando a economia mundial passava por intenso crescimento.
Há diversos fatores que explicam a industrialização do Brasil:
- A industrialização do Brasil deveu-se a estímulos à produção industrial vindos de dificuldades no comércio internacional e a uma política interna expansionista.
- A indústria brasileira crescia juntamente com as exportações no período em que estas cresciam, e decaía quando as exportações decaíam.
- O desenvolvimento industrial do país foi uma etapa do desenvolvimento de uma economia agrícola de exportação.
- A proteção concedida à indústria permitiu o crescimento do setor industrial nacional.
- O processo de expansão do capitalismo monopolista no Brasil tem sido realizado pela subordinação e dependência da agricultura em relação à indústria.A produção industrial brasileira se caracteriza por ser relativamente diversificada, porém imatura no sentido de estar se especializando em setores intensivos em recursos naturais e com pouco avanço em direção ao fortalecimento de cadeias produtivas com produtos de maior conteúdo tecnológico. Isso sugere que, se esta tendência não for revertida, a contribuição da indústria para o crescimento da economia deve, inevitavelmente, se reduzir no futuro próximo, reduzindo o potencial de crescimento da economia como um todo.
Mais de setenta por cento da produção industrial brasileira encontra-se na região sudeste, com cerca de cinquenta por cento da produção nacional tendo como responsável um único estado: São Paulo, que concentra quarenta por cento dos estabelecimentos industriais país.
...