D EPARTAMENTO DE E NGENHARIA DE C OMPUTAÇÃO E AUTOMAÇÃO I NDUSTRIAL
Tese: D EPARTAMENTO DE E NGENHARIA DE C OMPUTAÇÃO E AUTOMAÇÃO I NDUSTRIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhonathannsz • 28/3/2014 • Tese • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 185 Visualizações
TCC....
Estrutura geral de um TCC: elementos textuais, ordenamento e formatação - Um guia básico.
Publicarei os conteúdos em posts distintos, cada um referindo-se a um capítulo do guia. Hoje deixo pra vocês o capítulo sobre a estrutura geral de um trabalho de conclusão de curso, com especificações sobre os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
1 ESTRUTURA GERAL DO TRABALHO
A estrutura de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, os quais que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho; elementos textuais, que constituem a parte do trabalho em que é exposta a matéria e elementos pós-textuais, que complementam e fornecem as referências do trabalho.
Observe a estrutura no quadro a seguir:
2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
2.1 Capa
A capa é uma proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis a sua identificação. É um elemento obrigatório e deve conter as seguintes informações: nome da instituição, nome do curso, título do trabalho, nome do(a) acadêmico(a), nome da disciplina, nome da cidade, o mês e o ano.
2.2 Folha de Rosto
A folha de rosto contém os elementos específicos, mas também essenciais à identificação do trabalho. Assim como na capa, são incluídos o nome do autor, título do trabalho, cidade e ano de publicação. Contudo, são incluídas também a finalidade do trabalho e nome do(a) orientador(a), em formatação diferenciada.
2.3 Dedicatória
Elemento opcional, colocado após a folha de rosto.
2.4 Agradecimentos
Os agradecimentos também se configuram como um elemento opcional, cabendo ao autor a decisão de utilizá-los ou não. Devem aparecer em ordem decrescente de importância.
2.5 Resumo na língua vernácula
Elemento obrigatório do trabalho, o resumo em Língua Portuguesa é constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas que relatarão sobre o que o trabalho se trata. Cuidado para não torná-lo uma simples enumeração de etapas do trabalho. Deve apresentar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho, de forma que apenas com essa referência o leitor possa decidir se o estudo lhe é conveniente ou não. Logo abaixo do resumo, devem ser indicadas as palavras-chave, ou seja, palavras representativas do conteúdo do trabalho, conforme a NBR 6028.
2.6 Resumo em língua estrangeira
Elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo em língua vernácula. Os idiomas mais utilizados são inglês (Abstract), em espanhol (Resumen), e francês (Résumé). Também deve ser seguido das palavras-chave e/ou descritores, na mesma língua.
2.7 Lista de ilustrações
Elemento opcional, que deve ser apresentada de acordo com a ordem dos itens no texto, indicando seu nome específico (se houver) e acompanhado do respectivo número da página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração/figura (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).
2.8 Listas de tabelas
Da mesma forma que a Lista de Ilustrações, é elaborado segundo a necessidade do trabalho e de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do número da página.
2.9 Sumário
O sumário configura-se como o último elemento pré-textual do trabalho. Consiste na enumeração das principais divisões, títulos, seções e outras partes relevantes do trabalho. O conteúdo é apresentado na mesma ordem e formatação de cada título. Cada linha de referência é acompanhada do respectivo número da página na qual se inicia. No sumário os elementos pré-textuais não são listados. Para mais detalhes, consulte a NBR 6027.
3 ELEMENTOS TEXTUAIS
Os elementos textuais são o desenvolvimento do conteúdo do trabalho propriamente dito. Têm três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão, além de outras subdivisões que enriquecem o trabalho de pesquisa. A introdução é a parte inicial do texto, na qual deve constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema e apresentar ao leitor uma visão global do trabalho.
A justificativa consiste na apresentação, de forma clara e sucinta, das razões que o motivaram à realização do trabalho. Como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado, exalta a importância do tema a ser estudado.
A definição dos objetivos determina o que o pesquisador pretende atingir com a realização do seu trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Alguns autores subdividem os objetivos em objetivos gerais e objetivos específicos,
...