DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Projeto de pesquisa: DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simone_lm • 2/6/2014 • Projeto de pesquisa • 970 Palavras (4 Páginas) • 218 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos as principais finalidades, do comportamento organizacional, de que maneira o estudo do comportamento influência na vida do ser humano, focando ainda nas atitudes de grupos no ambiente das organizações, de que forma o comportamento organizacional pode contribuir e gerar eficácia para o trabalho.
Mostraremos também a importância da tomada de decisão alertando, no entanto, para a utilização de diversas fontes, não só aquelas provenientes dos sistemas internos. Posteriormente, é mostrada a empresa como um sistema aberto e a necessidade da visão sistêmica no desenvolvimento da organização.
É notável, a importância do estudo do comportamento organizacional nas empresas, (EDUARDO SOTO) pois ao estudar o assunto, pode-se chegar a uma determinada conclusão sobre as atitudes a tomar e analisar qual será o melhor passo para o crescimento da empresa.
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (3 AUTORES)
Comportamento organizacional é o campo de estudo das ações e das atitudes que os indivíduos, grupos e a estrutura organizaciona, têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Segundo Robbins, o comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interagem com as demais pessoas do mesmo convívio profissional, e como a empresa se relaciona com estes colaboradores.
Comportamento organizacional é a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são: explicar, prever e controlar o comportamento.
Para Chiavenato, comportamento organizacional refere-se aos estudos de indivíduos que atuam nas organizações. Nesse conceito vê-se as influencias das organizações sobre grupos e pessoas, tipos de classes sociais, família, cultura, experiências, valores, atitudes, emoções, competências e motivações. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas e grupos, e que desempenhe com mais eficácia. Também é estudado o que as pessoas fazem dentro das organizações, e de que modo este comportamento atribuem nos desempenho humano e administrativo.
O comportamento organizacional inclui motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura de processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitude e percepção, processos de mudanças, conflitos e estresses no trabalho.
Já para John R, as organizações devem ser capazes de mudar de forma constante e positiva nessa época de desafios. Entende se que sempre haverá mudanças, novas idéias de forma de transformar a organização, tendo como objetivo a melhoria e a eficácia, buscando aperfeiçoamento e desenvolvimento no trabalho produtivo, dinâmico e competente.
SISTEMAS ABERTO E FECHADO
• SISTEMAS ABERTOS
Observamos que no sistema aberto as empresas estão em plena comunicação com o ambiente externo, ao seu redor, a mesma tem como dependência e a necessidade de influências internas e integradas, assim se comunicando e interagindo com o mundo mostrando sua existência freqüentemente. Apresentam relação de intercambio com o ambiente através de entradas e saídas e trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. Tornando-se influenciada ao sistema externo e influenciando outros sistemas abertos e externos ligado a ela nesse conceito.
• SISTEMA FECHADO
Ao nosso modo de ver, o sistema fechado, não deixa com que as influencias externas opinem nos seus objetivos e ações tomadas pela empresa, tornando- se independentes e sem abordagem sistêmica, não influenciam e nem sofrem influencia do meio ambiente.
O sistema fechado tem resistência passiva as mudanças.
VISÃO SISTÊMICA
É a capacidade que o profissional tem de quer sobre a empresa, enxergando ela como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de obtenção, transformação. Entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas é uma característica de quem possui a competência visão sistêmica.
Ao entender o conceito visão sistêmica você passa a olhar um conjunto de ações que podem afetar todo sistemas, geralmente não observamos todas as partes do sistema, o ideal
...