DENGUE
Trabalho Universitário: DENGUE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: petitape • 9/4/2013 • 910 Palavras (4 Páginas) • 713 Visualizações
Dengue tratamento
Doenças e sintomas
Vacina da gripe
Escola brasil
Vestibular
Bolsa de Estudo
Cotas
Guia de Profissões
Intercâmbio
Notícias Vestibular
ProUni
Resumos de Livros
Simulado
Universidades
ENEM
Correção Enem 2012
Gabarito Enem 2012
Simulado do Enem
Educador
Orientação Escolar
Gestão Educacional
Trabalho Docente
Estratégia de Ensino
Concursos
Inscrições Abertas
Vagas Nacionais
Mais Pesquisas
Acordo Ortográfico
Animais
Cultura
Curiosidades
Datas Comemorativas
Dicas de Estudo
Doenças
Drogas
Economia e Finanças
Educação
Frutas
Informática
Mitologia
Política
Psicologia
Religião
Regras da ABNT
Sexualidade
Saúde e Bem-estar
Saúde na Escola
Dengue
Tweet
O mosquito transmissor da dengue (e também da febre amarela).
O mosquito transmissor da dengue (e também da febre amarela).
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo: a cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença.
Esse animal, de hábitos diurnos e crepusculares, possui tamanho pequeno, com cerca de meio centímetro de comprimento. Sua cor varia entre o café e o preto, apresentando faixas brancas nas patas e nas costas. Já o vírus, pertencente à Família Flavivirus, possui quatro subtipos: o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Este último, desde 2010, passou a se manifestar também em nosso país.
Uma pessoa que teve dengue se torna imune ao sorotipo que provocou a doença, no entanto, existe o risco de se infectar novamente pelos outros três. Vale frisar que a transmissão só ocorre da forma que foi mencionada: não existe a possibilidade de uma pessoa portadora “passar dengue” para outro indivíduo.
A dengue pode apresentar quatro quadros distintos:
- Infecção inaparente: quando não há manifestação de sintomas. É o caso que ocorre mais frequentemente.
- Dengue clássica: apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta, dores, cansaço e indisposição, além de vômitos, dores nas articulações e atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.
- Dengue hemorrágica: mais comum em pessoas que já tiveram algum tipo de dengue, ela se manifesta inicialmente tal como a dengue clássica. Após o terceiro ou quarto dia, a febre diminui, podendo provocar uma queda súbita da pressão arterial, e logo em seguida o paciente apresenta sangramentos, principalmente das gengivas, nariz e intestino.
- Síndrome do choque da dengue: a pressão arterial cai subitamente ou, aos poucos,
...