DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Ensaios: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 062014 • 6/5/2014 • 1.798 Palavras (8 Páginas) • 309 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório teve como objetivo apresentar o desenvolvimento econômico da cidade de Ibipeba, região de Irecê. Mostrar a administração da cidade, os obstáculos obtidos para a implementação do seu desenvolvimento. Analisar a reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais através da pesquisa feita pelo texto oferecido para estudo, fontes de pesquisas na internet, entre outros.
A região de Irecê está sofrendo com a ausência da chuva, provocando grandes frustrações para os agricultores e comerciantes da região. A evasão esta sendo a opção da maioria das famílias, pois a ausência de chuva trouxe consigo a secagem da Barragem de Mirorós (fonte de abastecimento de água da região). A terra não mais produz, e os comércios não vendem.
2 DESENVOLVIMENTO
1- No inicio do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.” Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir:
a) Explique que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais?
Ocorridas a partir da década de 1970, ambas influenciaram nas discursões sobre os rumos dos procesos de desenvolvimiento no mundo e o Brasil, onde as condições dos mecanismos de tomada de decisão dos gestores públicos tiveram grandes tranformações e turbulencias.
As etapas de reetruturação capitalista eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais.
b) Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consultas de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o “desenvolvimento local”.
No Brasil há diversas experiências em curso de estratégia de desenvolvimento local. As práticas de desenvolvimento local assumem variadas dimensões e significados, com a implementação de diversas políticas como as de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS), dentre outras, ora sendo visto como uma nova política social, ora como um novo paradigma econômico.
c) Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc...) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.
No município de Ibipeba, onde a economia é basicamente a base da agricultura local, a Prefeitura incentiva a produção local através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) chamado Garantia Safra, onde é feito um cadastro anual dos agricultores do município. Depois de aderirem a este programa, e constatadas as perdas em pelo menos 50% da produção agrícola, estes recebem uma indenização prevista pelo Programa Garantia Safra, em seis vezes, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
Não há como não mencionar que o Programa Governamental do Bolsa Família, onde o objetivo é transferir renda para as pessoas carentes em todos os municípios brasileiros, e tem grande força na região nordeste, seja considerada também uma grande alavanca econômica em nosso município, visto que as pessoas carentes que recebem seus benefícios nas Casas Lotéricas ou Agências da Caixa Econômica Federal, tendem a fazer uso desse importante recurso financeiro para comprar alimentos, contribuindo assim para a movimentação da economia local.
As festas tradicionais locais realizadas pela Prefeitura, como O Micareta e A Festa de comemoração a Emancipação Política do Município, também são considerados um aporte para a contratação direta e indireta de pessoas que trabalham nesses eventos, para atender a milhares de visitantes que a cidade recebe nessas ocasiões.
2- Sob a perspectiva da administração procure identificar os seguintes pontos Planejamento Estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local e ou Regional.
a) Obtenha dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo de desenvolvimento econômico (cargo, grau de escolaridade e experiências anteriores)
As pessoas que mais participam no desenvolvimento municipal são a equipe da administração direta da Prefeitura (Prefeito, secretários, captadores de recursos, projetistas) além de empresários que investem na agricultura local, onde contratam mão-de-obra assalariada e assim, contribuem para o movimento econômico municipalista.
O atual prefeito de Ibipeba Nei Amorim nasceu em Ibipeba, Bahia, no povoado de São Tomé, em 11 de julho de 1965, filho de Demóstenes de Amorim Barreto e Ilda Amorim de Sousa, casou-se com Reini Vieira da Silva Sousa, com quem tem dois filhos.
Estudou e completou o ensino médio (2º grau) em Barra do Mendes, lecionou por muitos anos nas escolas de São Tomé, entrou muito cedo na carreira política. Foi vereador em três eleições dos anos de 1992, 1996 e 2000 (neste ano foi eleito o vereador mais votado com 879 votos). Em 2004, foi eleito prefeito de Ibipeba.
Em sua gestão, Nei Amorim tem realizado ações efetivas nas áreas de saúde, educação, transportes e infra-estrutura.
b) Identifiquem as principais barreiras envolvidas na implementação do plano de desenvolvimento.
O desenvolvimento econômico regional e Irecê enfrentam graves problemas, por causa da falta de chuvas, o que impede os agricultores de produzirem no campo. A falta de uma política fiscal regional mais atraente seria visto como um excelente atrativo para que outros tipos de atividades, como comércio e indústria se instalassem com mais freqüência em nossa cidade e em toda a região, para melhorar o desenvolvimento econômico, além de ser uma grande oportunidade para a criação de um Programa de fomento de Arranjos Produtivos Locais (APL’s).
c) Descubra qual é vocação econômica de sua localidade (municipal ou regional).
A economia da região de Irecê é constituída principalmente a base de culturas agrícolas, porem a ausência de chuvas nos últimos anos, vem colaborando para o abandono dos cultivos não apenas em nossa cidade, como também em toda a região. Como conseqüência, vemos um grande êxodo populacional para outras cidades, visto que para muitos não há condições para viver sem emprego
...