TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Dissertações: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................04

2 ETAPA1.................................................................................................................................05

3 ETAPA 2................................................................................................................................09

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................14

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................................15

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho acadêmico vamos conceituar alguns dos principais índices econômicos utilizados como, por exemplo, o PIB e o IDH e montar um comparativo referente ao desenvolvimento econômico de países do agrupamento Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) evidenciando sua influencia na economia mundial, análises da evolução dos indicadores econômicos.

ETAPA 1

PIB

O PIB (Produto Interno Bruto) é considerado o principal medidor econômico de uma região (Cidade, estado, país, conjunto de países). Basicamente o PIB é a soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos na região em um determinado período.

O Cálculo do PIB se dá pela seguinte fórmula: PIB = Consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações e importações.

O método do PIB foi aplicado no mundo à partir de 1948, e seu conceito foi criado pelo economista britânico Richard Stone. Para o cálculo, hoje, é utilizado o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.

Ao longo do tempo a metodologia de medição foi mudando de acordo com as normas do FMI ( Fundo Monetário Internacional), isso porque algumas atividades ficavam de fora, ou tinham peso menor nas estatísticas. Um exemplo disso são os serviços de consultoria de software, que só entraram a partir do ano de 2000 (VEJA.COM 2013).

INDICE DE GINI

De acordo com o Economista Carlos Escossia (2009), o índice de Gini ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade.

Índice comumente utilizado para calcular a desigualdade da distribuição de renda.

Este método foi desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912.

Ainda de acordo com o autor,

“O índice de Gini, também pode ser utilizado para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística, tais como, medir o grau de concentração de posse de terra em uma região, da distribuição da população urbana de um país pelas cidades, de uma indústria considerando o valor da produção ou o número de empregados de cada empresa, dentre outros.”

FONTE: ESCOSSIA (2009)

FONTE: OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) – VEJA, 2012 – Coluna Ricardo Setti

CURVA DE LORENZ

A questão da distribuição e repartição de rendimentos numa economia é das mais controversas dentro da teoria económica em geral, sendo a discussão emtorno deste tema incentivada pela evidente desigualdade que se verifica na repartição do rendimento a nível mundial.

O tema em causa leva a que, por um lado, sejam investigadas as causas para a desigualdade existente e, por outro, se encontrem formas adequadas paramedir o grau de igualdade ou desigualdade ao nível da distribuição e repartição do rendimento de uma determinada economia pelos indivíduos que a compõem.

Ao nível da segunda vertente referida, merece especial destaque a contribuição de O. Lorenz através da criação de um instrumento muito utilizado ao qualse atribuiu, tendo em conta o seu autor, a denominação de curva de Lorenz.

A curva de Lorenz corresponde a uma representação gráfica que deriva da relação entre rendimento e população e que tem como objetivo a avaliação dograu de desigualdade em termos de repartição do rendimento de uma economia pelos seus indivíduos. Mais concretamente, é considerada como eixovertical a percentagem acumulada de rendimento e como eixo horizontal a percentagem acumulada de população, que é colocada por ordem crescente derendimento individual. Assim, cada ponto da curva de Lorenz representa o volume de rendimento (y%) auferido pela percentagem acumulada de populaçãocorrespondente (x% inferior). Deste modo, a situação ideal seria aquela em que todos os indivíduos auferissem precisamente o mesmo volume derendimento, que daria origem a uma curva de Lorenz coincidente com a bissetriz do gráfico em causa. Por outro lado, se imaginarmos uma situação em queapenas um indivíduo (o último colocado no eixo horizontal) aufere todo o rendimento da economia (pelo que todos os restantes auferem zero derendimento), teremos a outra situação limite, de desigualdade total,

em que a curva de Lorenz é representada pela linha quebrada constituída pelo eixohorizontal e pela linha vertical com início no ponto de 100% de população acumulada, onde se encontra o indivíduo que absorve neste caso todo o rendimento.

Na prática, a curva de Lorenz situa-se numa posição intermédia entre as duas situações-limite referidas, sendo que quanto mais se afastar da bissetriz dográfico maior a desigualdade na repartição do rendimento que representa.

Para além do rendimento de uma economia, a curva de Lorenz pode ser utilizada para representar o grau de igualdade ou desigualdade na distribuição deoutros recursos.

A curva de Lorenz serve ainda de base para o cálculo de um outro indicador utilizado para a avaliação do grau de igualdade ou desigualdade na repartiçãodo rendimento, o coeficiente de Gini. Este coeficiente corresponde ao dobro da área entre a curva de Lorenz representativa de uma determinada situaçãoe a bissetriz do gráfico no qual ela se encontra.

Conforme abaixo figura 1 é um exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com