TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Seminário: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Você no mundo

Oportunidades e ameaças presentes no cenário brasileiro e /ou global que possam afetar a área de formação de um tecnólogo.

Conceito de visão do mundo

Segundo Immanuel Kant, “visão do mundo” é a percepção do mundo por meio dos sentidos. Então cada indivíduo cria e sua própria visão de mundo que deve ser reformulada com freqüência, devido a constantes mudanças sociais econômicas e culturais. A cada instante o mundo muda, assim como a realidade a seu redor.

Na era pós industrial a capacidade do homem foi substituída pela máquina, o que fez com que o ser humano deva ser versátil para suprir as informações a que está exposto.

A era de informação e do conhecimento tornou tudo acessível.

Silva, (1996), declara que entender o mundo, relacionar-se com os outros transformar a si mesmo e à realidade são os maiores desafios de nossa existência.

Na era de consciência surge a necessidade de cultivarmos novos valores. O homem precisa encontrar explicações e conceitos para um novo mundo.

Entre os temas de maior importância para a compreensão do mundo, destacamos a educação, que está fundamentada em 04 pilares.

aprender á conhecer,no mundo moderno é necessário buscar o conhecimento e novas formas de utilizá-lo.

Aprender a fazer, é valorizar a capacidade de mobilizar os saberes para a resolução e o enfrentamento de problemas.

Aprender a conviver, é se reconhecer, praticar o exercício da fraternidade é um caminho para a solidariedade e compreensão mútua.

E aprender a ser, é a necessidade de tornar o mundo mais harmonioso.

A diversidade cultural, que engloba: a percepção das diferenças entre pessoas, ou seja, pertencemos a determinados grupos que nos transmitem informações que acabam por moldar nossa percepção e personalidade. Respeito e valorização das diferenças temos contatos com pessoas diferentes e isto no dia a dia pode ser positivo. Aprendizagem a partir das diferenças, o mundo de hoje exige percepção mais aberta e postura pessoal e profissional.

A ética, que diz respeito á convivência á ação dos homens em sociedade, tendo a moral como base. Ética e moral são adquiridas ao longo da vida,é um instrumento que promove a igualdade entre as pessoas.

A responsabilidade socioambiental significa respeitar as pessoas em sua diversidade sendo solidário e humano, equilibrando interesses individuais e coletivos. É importante que cada vez mais pessoas se comprometam coma sobrevivência da espécie humana nesta e em outras gerações, e não apenas coma realidade local e sua necessidades imediatas.

A espiritualidade é a “conduta das pessoas, no caminho do bem e da prosperidade com ética, e da ajuda mútua, independente de crenças”, segundo Huppes e Oliveira.

Conclui-se que cada indivíduo cria sua própria visão do mundo, não há como julgá-las quanto maior a cultura mais abrangente é esta visão, devemos respeitar as pessoas com suas diversidades, devemos construir um ambiente de trabalho com profissionais competentes, motivados e equilibrados e que acima de tudo, possam agir com ética, dessa forma ampliar e aperfeiçoar a visão de mundo.

Você com os outros.

O profissional de RH e sua relação com os outros.

-Qual a relação entre Marketing pessoal e a área de formação.

É uma ferramenta de valorização que se torna imprescindível para diferenciar um profissional no mercado de trabalho.

-Qual a importância da comunicação na área de formação;

É importante porque através da comunicação temos a capacidade de transmitir a informação com a certeza de que o outro lado entenda a mensagem e nos dê resposta.

-Qual a importância do convívio social e a área de formação.

É importante para aprendermos a viver com as diferenças e amenizar conflitos.

Você e a empregabilidade

A profissão segundo a Classificação Brasileira de Ocupações.

Identificação na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

1422-05 - Gerente de recursos humanos

Coordenador de rh, Gerente de planejamento de salários e benefícios, Gerente de relações de recursos humanos, Gerente de relações humanas, Gerente de relações industriais

Descrição Sumária

Gerenciam atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, liderando e facilitando o desenvolvimento do trabalho das equipes. Assessoram diretoria e setores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho. Atuam em eventos corporativos e da comunidade, representando a empresa.

Condições gerais de exercício

Os profissionais podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades econômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária. Atuam como empregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. Há registros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o que pode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgimento em outras, naquelas subcontratadas.

Formação e experiência

As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelo menos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, com experiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ou administração. É desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais com quatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com