DISCURSO DE FORMATURA
Por: ABDALLAH • 27/5/2015 • Resenha • 956 Palavras (4 Páginas) • 3.010 Visualizações
DISCURSO DE FORMATURA
SENHORAS E SENHORES, CAROS FORMANDOS,
INICIALMENTE, QUERO CUMPRIMENTAR O MAGNÍFICO REITOR DR. CÂNDIDO GARCIA, EXTENDENDO NOSSOS CUMPRIMENTOS A TODOS OS QUE FAZEM PARTE DA MESA DE HONRA.
AQUI ESTAMOS NÓS. ESTAMOS ONDE? NO TÉRMINO OU NO INÍCIO?
A VERDADE É QUE REALMENTE ESTAMOS NO TÉRMINO E NO INÍCIO.
NO TÉRMINO DE UMA ETAPA MARAVILHOSA DE NOSSAS VIDAS, ONDE NOS É PROPICIADA A ALEGRIA DO MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO, E NO INÍCIO DE UMA JORNADA.
SER ADVOGADO, É PARA NÓS A CONSUMAÇÃO MÁXIMA DE UM IDEAL QUE HOJE SE REALIZA...OU QUASE, POIS AINDA TEMOS O TÃO TEMIDO EXAME DE ORDEM PELA FRENTE, MAS, TEMOS PLENA CONVICÇÃO QUE SEREMOS TODOS VITORIÓSOS TAMBÉM NESTA ETAPA, POIS, PREPARADOS ESTAMOS.
MAS, O QUE É SER ADVOGADO? O GRANDE RUY NOS PRELECIONA: “O PRIMEIRO HOMEM QUE, COM INFLUÊNCIA DA RAZÃO E DA PALAVRA, DEFENDEU OS SEUS SEMELHANTES CONTRA A INJUSTIÇA, A VIOLÊNCIA E A FRAUDE”.
ESTE É O ADVOGADO.
EIS AI CAROS COLEGAS, A CONCEITUAÇÃO BASILAR DO ‘SER ADVOGADO’.
QUE ME PERMITAM SENHORAS E SENHORES, PINÇAR ALGUMAS PALAVRAS DESTE TEXTO:
-INFLUÊNCIA DA RAZÃO: PARECE-ME QUE O GRANDE RUY QUERIA NOS ENSINAR QUE DEVE O ADVOGADO TOMAR UMA POSTURA ANTE A RAZÃO FERIDA, VIOLADA, DE SEU SEMELHANTE.
- DEFENDEU OS SEUS SEMELHANTES: DEFENDER SIGNIFICA POSTULAR, DIGLADIAR, EMPENHAR, DAR O MELHOR DE SI, E ARREMATA CHAMANDO O DEFENDIDO DE SEMELHANTE, NÃO É A CAUSA QUE SE DEFENDE, É O SEMELHANTE, UM IGUAL.
PÉRICLES, EM ATENAS, NA GRÉCIA ANTIGA, FOI O PRIMEIRO DEFENSOR PROFISSIONAL, MAS O ROMANO TIBÉRIO CARUNEANEO, FOI O PRIMEIRO HOMEM A EXERCER A ADVOCACIA COMO PROFISSÃO.
NÃO POSSO DEIXAR DE MENCIONAR O GRANDE LÍDER HEBREU MOISÉS, QUE SE REVOLTOU CONTRA A TIRANIA DOS FARAÓS, QUE OPRIMIAM SEU POVO. MOISÉS POR INSPIRAÇÃO DIVINA CRIOU PARA SI UM IDEAL DE VIDA, RENUNCIANDO A TUDO PELA LIBERTAÇÃO DE SEUS IRMÃOS QUE VIVIAM COMO ESCRAVOS NO EGITO.
A ORIGEM DA PROFISSÃO DE ADVOGADO ESTÁ NA NECESSIDADE DE QUE CADA LITIGANTE TENHA AO SEU LADO UM CONHECEDOR DAS LEIS Á POSTULAR A SEU FAVOR.
MAS DEVEMOS NOS LEMBRAR SEMPRE QUE O PRINCÍPIO DA JUSTIÇA É A PROMOÇÃO DA PAZ SOCIAL. SEM O RESTABELECIMENTO DA PAZ SOCIAL, FOI EM VÃO O TRABALHO DO JUIZ E DO ADVOGADO.
AS DEMANDAS DEIXARAM OS TRIBUNAIS E FORAM PARA AS RUAS, PARA AS PRAÇAS.
COLEGAS, NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA É UMA FUNÇÃO SOCIAL QUE REQUER, ÉTICA PROFISSIONAL, ZÊLO PELA CAUSA CUJO PATROCÍNIO ASSUMIU, DEDICAÇÃO, PROBIDADE, CIVISMO, ALÉM DISSO REQUER QUE ESTEJAMOS PREPARADOS PARA SERMOS MAU COMPREENDIDOS, E CRITICADOS.
NÃO EXISTE PAZ SOCIAL, SEM LIBERDADE, QUE É O SUSTENTÁCULO DA DEMOCRACIA, QUE POR SUA VEZ NÃO EXISTE SEM ADVOGADOS LIVRES, AUTÔNOMOS, INDEPENDENTES, CORAJOSOS, E PORQUE NÃO DIZER AUDACIOSOS.
ESTA PROFISSÃO NÃO É CAMPO DE ATUAÇÃO PARA OS PUSILÂNIMES.
SEDE, PORTANTO, CORAJOSO OU MUDE DE PROFISSÃO.
ASSIM, O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA NÃO PODE, NÃO ESTÁ E NUNCA DEVERÁ ESTAR SUBMISSA A TRIBUNAIS, JUÍZES, PROMOTORES... DEVENDO EXISTIR, ISSO SIM, RECIPROCIDADE DE TRATAMENTO, SEMPRE CORTÊS, QUE PERDURE O RESPEITO PLENO SEM HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO.
NÃO DEVE O ADVOGADO CURVAR-SE ANTE AS PRESSÕES SOCIAIS E MUITO MENOS AS REPUGNANTES PRESSÕES POLÍTICAS, BASTANTE COMUNS EM COMARCAS INTERIORANAS.
ENTRETANTO, TODOS DEVEM SE CURVAR ANTE A FORÇA IMPERIOSA DA LEI QUE A TODOS REGE.
O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA TEM COMO SUBSTRATO A LIBERDADE, A AUTONOMIA, POIS DIREITO ALGUM EXISTE SEM HAVER ALGUÉM QUE O DEFENDA, E NÃO HÁ DEFESA SEM O IMPÉRIO DA LIBERDADE PARA FAZÊ-LA.
A DEFESA DA PESSOA HUMANA É HOJE EM DIA A FUNÇÃO SUPREMA DA ADVOCACIA.
JÁ FAZ PARTE DO PASSADO OS SENHORES FEUDAIS, AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, O CORONEALISMO, MAS EXISTEM OUTRAS OPRESSÕES MODERNAS, CONTEMPORÂNEAS, DO NOSSO TEMPO, CONTRA AS QUAIS O ADVOGADO DEVE ESTAR ATENTO, MUNIDO DE RESPALDO JURÍDICO EM DEFESA DO DIREITO FERIDO.
...