DISPOSIÇÃO DE ÁGUAS DE CHUVA
Projeto de pesquisa: DISPOSIÇÃO DE ÁGUAS DE CHUVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosdemendonca • 7/10/2014 • Projeto de pesquisa • 727 Palavras (3 Páginas) • 139 Visualizações
REUTILIZAÇÃO DA AGUA DA CHUVA
A água é um recurso essencial para a sobrevivência humana, apesar de abundante, a água doce, presente nos rios, lagos e reservatórios subterrâneos, não é distribuída igualmente entre a sociedade. Muitos países sofrem com a escassez hídrica e pessoas morrem todos os anos por falta de água ou por consumo de água contaminada.
Mesmo no Brasil, um país rico em recursos hídricos superficiais e subterrâneos, existem inúmeras regiões onde não há acesso direto a água potável, sendo necessário o abastecimento por caminhões pipa.
Já as localidades atendidas pelo serviço público de abastecimento são obrigadas a pagar pelo tratamento e distribuição da água e pelo esgotamento após o uso.
O reaproveitamento da água da chuva é uma solução de abastecimento gratuito que pode ser utilizado tanto nas regiões de seca, como em locais de maior infraestrutura, a fim de diminuir os gastos com a conta de água.
Além dos benefícios citados, a captação da água da chuva ainda contribui para amenizar os efeitos da falta de área permeável nas grandes cidades, que provocam enchentes e inundações nos períodos de chuvas intensas.
Como funciona a captação de água da chuva?
Foto: Nestlé
Existem diferentes sistemas de captação da água pluvial, mas resumidamente a água coletada pelo sistema de calhas tradicional é direcionada a um tubo de queda de água, onde se encontra um filtro seletor que irá separar os resíduos sólidos (folhas e impurezas que ficam nas calhas), despejando a água filtrada em um reservatório inferior (cisterna) para o armazenamento. A cisterna pode ser subterrânea, sem necessidade de ficar aparente, nela a água passa por um tratamento com cloro orgânico.
Uma bomba direciona a água armazenada na cisterna para o reservatório superior (caixa d’água) onde será distribuída para os vasos sanitários, para a lavanderia e para as torneiras externas. Ambos os reservatórios necessitam de um “ladrão”, um sistema simples que impede a água armazenada de transbordar.
Dimensionamento do Sistema de Captação Pluvial
Para realizar o dimensionamento do sistema de captação e armazenamento de água é necessário levar em consideração: a área de coleta (telhado ou lajes); o clima (índice pluviométrico, períodos de chuva e seca); e o cálculo do consumo diário e das reservas de incêndio. O reservatório superior de água pluvial deverá ter uma ligação com a caixa d’água potável, com registro, nos períodos de seca, quando a captação de água pluvial for insuficiente a água potável irá complementar o abastecimento.
Quais são os usos domésticos da água pluvial?
Segundo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) presentes na NBR 15.527/2007, que dispõe sobre o aproveitamento da água da chuva nas coberturas de áreas urbanas para fins não potáveis, a água pluvial coletada é indicada para:
Foto: kriztofor
• Descargas dos vasos sanitários;
•
...