DIVERSIDADECULTURA
Tese: DIVERSIDADECULTURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NENA12 • 28/6/2013 • Tese • 605 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Introdução
Esta cartilha tem como objetivo esclarecer os alunos o que realmente é diversidade, abordando os principais problemas que ocorre dentro e fora da escola. E mostrar que se pode conviver com a diversidade sabendo que todos são iguais, porém com diferenças.
Desenvolvimento
Étnica
Quer dizer raça ou povo; sabemos que cada um de nós nasceu de uma família diferente, temos características físicas, biológicas que herdamos de nossos pais e familiares, alguns se parecem com o pai, outro com a mamãe ou com os avós. Cada um nasce com um DNA diferente por isto a diferença de raça, alguns nascem amarelos, pardos, negros, brancos, nascem com cabelos lisinhos outros com cabelos encaracolados.
Com tudo isso podemos perceber a imensa diversidade existente em nosso país e compreendermos que não devemos criticar nossos colegas por ter alguma diferença, não se deve discriminar, nem ofender as pessoas, pois cada ser é dotado de inteligência, cada um nasce com sua capacidade, com sua personalidade.
Temos que aprendermos deste de cedo a lidar com essas diferenças porque diante de Deus somos todos iguais.
Linguística
Nosso país é formado por uma grande diversidade de língua. A cidade de São Paulo, por exemplo, é a capital com mais diversidade linguística, chegam milhares de pessoas todos os dias vindas de outras regiões em busca de empregos. Cada região tem sua maneira de falar. Igualmente falando tem o Tocantins estado novo mais com uma diversidade na língua muito grande, principalmente do Sul, aonde se chega varias famílias para trabalhar na lavoura de soja.
Na escola há muitos alunos que falam de forma diferente. Ate professores, coordenadores e assim por diante. Não se deve haver discriminação, mas aceitar de forma agradável.
Genero
Gênero e todo homem e mulher. Alguns anos atrás em meados do século xx as mulheres eram discriminadas, não aparecia na sociedade ficava em casa cozinhando, lavando, cuidando dos filhos. Aos Poucos foram conquistando o espaço e hoje estar bem diferente, apesar que muitas mulheres ainda sofrem com a descriminação dentro da própria casa.
Nas escolas quem sofre descriminação geralmente são as meninas e meninos que tem reação ao contrario do normal, por exemplo, meninos que gosta de brincar com meninas, tem essa mudança de comportamento é às vezes os outros não entendem e fazem criticas é ate se isolam do convívio diário da escola. tem que haver respeito é aceita a opção sexual de cada um.Tem que se lembrando a todo momento que há diferença sem esquecer que todos são iguais.
Classe social
Infelizmente o Brasil é o país da desigualdade. Desigualdade que dizer que muitos têm tudo e muitos não tem nada.
Há crianças, jovens, idosos abandonados por toda parte: os hospitais públicos lotados. Há crianças da idade de vocês que nem sequer já frequentaram uma sala
...