DOSSIÊ A JR
Por: NATALIAAGUIAR • 27/9/2016 • Projeto de pesquisa • 2.156 Palavras (9 Páginas) • 241 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h
[pic 4][pic 5][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
ARTE E EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
- Explique a contribuição da arte para o processo de desenvolvimento do indivíduo (mínimo de 10 linhas).
A arte nas escolas vai além de ensinar jogos ou recreações aos alunos, essa por sua vez estimula o poder da criatividade, criticidade, sensibilidade, afetividade, etc.
Permite que a criança expresse o seu mundo real ou imaginário, que ela se socialize através de suas expressões, compreenda o belo, estimula o raciocínio, aprimore suas habilidades de refletir, questionar, criar, expressar, ouvir, observar, entre outras.
Este contato, também enriquece o seu conteúdo intelectual, permitindo o desenvolvimento do senso crítico.
2. Na escola, geralmente predomina o trabalho com a arte popular e a arte de massa, em detrimento da arte erudita. Caracterize os 3 tipos de arte e explique por que é importante trabalhar a arte erudita no universo escolar.
Arte erudita: a arte erudita pode ser compreendida por um público especifico, com habilidades aprimoradas em compreender a criação do artista, que em sua visão particular expressa o significado da humanidade.
Arte popular ou folclórica: é desenvolvida/produzida pela coletividade/grupo, podemos encontra-la na musica, dança, teatro, poesia, etc. Diferente da arte erudita, expressa a criação de um grupo, não apenas a visão de um único individuo, o seu público não precisa de habilidades treinadas para compreende-la. Normalmente reproduz um fator/fato regional.
Arte de massa: arte direcionada a indústria mercadológica, visa atingir o máximo de pessoas, lucro e entretenimentos.
A arte erudita deveria ser mais trabalhada nas escolas, por formar indivíduos com senso critico capaz de desenvolver habilidades diferentes do senso comum.
3. Diferencie arte pré-histórica e arte primitiva.
A arte pré-histórica representava o dia-a-dia de um grupo, não era de cunho decorativo, acreditavam em forças sobrenaturais, representadas através da natureza, muitas vezes em forma de animais.
A arte primitiva vem dos povos primários, enfatizada pelo misticismo e superstições dessa civilização. Em seus rituais era comum encontrar arte primitiva, em pinturas corporais e mascaras.
4. Descreva as principais características da arte nas culturas egípcia, grega e romana.
Arte egípcia: a arte egípcia em sua maioria representava a crença religiosa dos faraós, suas pinturas, estatuas e pirâmides exaltavam a fé nos deuses egípcios e a grandiosidade dos faraós dessa época.
Arte grega: representava a figura humana com suas formas bem definidas, ilustravam a imagem com maior riqueza de detalhes, mais próximo do real. Na arte grega, é possível identificar a preocupação em representar figuras/formas belas.
Arte romana: teve influencia da arte grega, difere-se pela matéria prima, usava-se ladrilhos e uma massa resistente, em seus templos e monumentos. Também é possível identificar as expressões e sentimentos composta nessa arte.
5. Compare as seguintes culturas artísticas, desenvolvidas na Idade Antiga: cristã primitiva, bizantina e islâmica.
Cristã primitiva: eram pessoas que mantinham fé no cristianismo, sua arte era representada por símbolos religiosos, geralmente encontrados nas catacumbas de cristãos que morriam em defesa da fé, suas gravuras caracterizam-se pela simplicidade.
Arte bizantina: a arte bizantina distingue-se da arte cristã primitiva, pela localização territorial e tempo histórico, suas pinturas e arquiteturas passou a seguir parâmetros estabelecidos pelo Império Oriental, suas representações já não eram tão simples quanto às encontradas na arte cristã.
Islâmica: elemento acrescentado nessa arte foi a escrita como artefato decorativo, suas imagens/figuras passaram a ter estilos mais sofisticados, e a religião exaltada nesse período foi o islamismo, diferente das vistas na cristã primitiva e bizantina.
6. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, citando as principais características da arte nesse período.
O estilo romântico predominou durante a idade Média, encontramos nesse movimento a pintura e a escultura, técnica usada para expressar as passagens bíblicas elaboradas por monges e sacerdotes, e disseminar entre os povos a fé cristã. Deus era o centro de tudo.
Baixa idade Média, marcado pelo estilo gótico. Sua representação era por meio de edificações verticais, tinha por objetivo a proximidade com o céu. Suas arquiteturas incorporou o estilo realista, expressão mais próxima da realidade.
7. Argumente sobre o contexto histórico que influenciou o surgimento do Movimento Renascentista, na Idade moderna.
No movimento renascentista, o homem passa a ser o centro do universo (antropocentrismo), diferente da doutrina pregada na alta e baixa idade Média, onde Deus era o centro do universo (teocentrismo). Suas representações valorizavam o homem e a natureza, encontramos a cultura greco-romana nesse movimento. Ênfase na inteligência do homem.
...