DP DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR UNIP
Por: glimeira13 • 4/4/2016 • Trabalho acadêmico • 5.226 Palavras (21 Páginas) • 5.284 Visualizações
1 MÚSICA: O BÊBADO E A EQUILIBRISTA (AUTORES: JOÃO BOSCO E ALDIR BLANC) disponível em: http://letras.mus.br/joao-bosco/46527/ Acesso em 02/09/2013.
01 PESQUISA SOBRE A MÚSICA EM TERMOS DO ASPECTO HISTÓRICO: (faça uma pesquisa visando compreender o(s) motivo(s) que levaram a essa composição) 5
A música foi composta por Aldir Blanc e João Bosco e lançada no LP "Linha de Passe", em 1979 e gravada por Elis Regina, voz que deu forma à música e ficou conhecidíssima. Como a doce adjetivação da esperança - equilibrista - existem muitas possibilidades para as geniais - e geniosas - metáforas de Aldir Blanc. Como a de que as "estrelas" seriam generais e "céu", a prisão. * Betinho, sociólogo, ativista pelos direitos humanos, perseguido e exilado na época do regime militar, era irmão do, também genial, Henrique de Souza, o cartunista Henfil, este que foi apresentado ao compositor Aldir Blanc por sua amiga, a cantora Elis Regina, no verão de 1975, iniciando assim uma boa amizade. Sensibilizado com o falecimento de Charlie Chaplin, João Bosco compôs uma linda melodia em sua homenagem e chamou Aldir para mostrá-la. Aldir letrou a música e fez uma singela homenagem ao rimar "Brasil" com "irmão do Henfil", esta rima, que por sua vez teve papel de emoção, mobilizição, transformação e incentivo a uma nação reprimida. Em 1979, Betinho desembarcou no Aeroporto de Congonhas e se deparou com uma manifestação: Cerca de duzentas pessoas cantavam "O Bêbado e a Equilibrista".
02 PEÇA CULTURAL:
(com base na música demonstre uma foto, imagem de esculturas, pinturas, quadrinhos ou seu próprio desenho, que se relacionem com a mesma – justificar)
Imagem: manifestações
[pic 1]
Fonte História da música
JUSTIFICATIVA:
A campanha pela anistia irrestrita foi a primeira movimentação nacional que obteve sucesso desde o início da sangrenta ditadura militar no Brasil. Vários manifestos ocorreram no mundo inteiro, inclusive a Conferência Internacional da Mulher, no México, que fez de 1975 o Ano Internacional pela Anistia. ".
03 COTIDIANO:
(relacione a música com situações contemporâneas, baseando-se em notícias e fatos, apresentando possíveis relações da música com os dias de hoje). 10
O Brasil está tomado pelo sentimento de revolução. Começando com os protesto às tarifas do transporte público em algumas capitais, cresceu e tornou-se indignação coletiva com repercussão e apoio internacional. E ainda segue diversas manifestações contra varias irregularidades em muitos setores como segurança pública, descaso das autoridades e a insatisfação popular com os governantes crescente a cada dia trazendo revolta, insatisfação e a união da população contra a forma do governo em conduzir o país, como no caso da música em questão.
04 APRESENTE SUA OPINIÃO SOBRE A MÚSICA:
Considerada um dos maiores clássicos da parceria entre João Bosco & Aldir Blanc é “O Bêbado e a Equilibrista”. Muito mais do que um clássico, essa música foi um hino. Um hino do Brasil na época da ditadura e da anistia. A música popular naquela época soube encarnar como absoluta perfeição o momento histórico enfrentado no país.
05 REFERÊNCIAS
Análise Política de termos da música "O Bêbado e a Equilibrista", segundo o sítio. Disponível em:
www.ponto.altervista.org/musica/entrelinhas/bebado.pt.html, Acesso em 22 de março de 2016
História da música. Disponível em:
http://musicasdahistoria.blogspot.com.br/2010/03/fascinante-o-bebado-e-equilibrista-de.html. Acesso em: 22 de março de 2016.
2 MÚSICA: SOBRADINHO (AUTORES: SÁ E GUARABYRA) disponível em: http://letras.mus.br/sa-guarabyra/356676/ Acesso em 02/09/2013
01 PESQUISA SOBRE A MÚSICA EM TERMOS DO ASPECTO HISTÓRICO:
(faça uma pesquisa visando compreender o(s) motivo(s) que levaram a essa composição)
A música Sobradinho foi composta com o objetivo de protestar contra a construção da usina de Sobradinho no interior da Bahia. A barragem construída no rio São Francisco deu origem a um imenso lago que inundou cidades que são citadas na música, expulsando da região seus moradores. Os compositores utilizaram ainda a profecia de Antônio Conselheiro de que o sertão vai virar mar o e o mar irá virar sertão para evidenciar os impactos causados pela construção do lago.
02 PEÇA CULTURAL:
(com base na música demonstre uma foto, imagem de esculturas, pinturas, quadrinhos ou seu próprio desenho, que se relacionem com a mesma – justificar)
Imagem: Sertão
[pic 2]
Fonte: Amambaí notícias
JUSTIFICATIVA:
Vai ter barragem no Salto do Sobradinho.
03 COTIDIANO:
(relacione a música com situações contemporâneas, baseando-se em notícias e fatos, apresentando possíveis relações da música com os dias de hoje). 10
O debate da construção das novas hidrelétricas na região Norte do Brasil, iniciada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O argumento usado pelo governo Lula era também o de garantir o oferecimento de energia necessária à pretensão de crescimento econômico do país. O deslocamento de população das áreas inundadas também é uma preocupação das novas construções. A diferença aparente neste momento é o debate de impacto ambiental e novas fontes de energia.
04 APRESENTE SUA OPINIÃO SOBRE A MÚSICA:
A construção de uma represa ou barragem para produção de energia envolve muitos riscos, principalmente ambientais e sociais. A música “Sobradinho“ é uma referência de protesto contra essas construções, com um adeus às várias cidades que foram inundadas para a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no norte da Bahia. Remanso, Casa-Nova, Santo-Sé e Pilão Arcado tiveram que mudar de endereço para o surgimento da usina.
05 REFERÊNCIAS
Sobradinho e o impacto das usinas hidrelétricas. Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/sobradinho-impacto-das-usinas-hidreletricas.htm. Acesso em 24 de março de 2016,
...