DPP AULA TEMA 03
Artigos Científicos: DPP AULA TEMA 03. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ravilla • 29/1/2014 • 995 Palavras (4 Páginas) • 522 Visualizações
Para responder a questão, leia o texto abaixo:
“De fixo a freelancer: Veja o que considerar para a transição1.”
Ter a possibilidade de escolher os projetos que quer desenvolver, onde quiser e no horário que desejar atrai muitos profissionais, que acabam deixando de lado o trabalho formal, com carteira assinada e fixo, para se tornarem profissionais freelancers. Para atuar por projetos, contudo, é preciso fazer um planejamento, levando-se em conta vários fatores. E, nessa hora, o melhor é deixar de lado o fascínio de ser o "dono do próprio nariz" e considerar situações reais.
Ser um freelancer é mais do que fazer o que quer quando quer. Para a consultora da VR Consulting Verônica Rodrigues, é também uma questão de estilo de vida. "Para ser um freelancer, é preciso ver se essa situação tem a ver com o estilo desse profissional", afirma. E, por isso, ao pensar na transição entre o emprego fixo e o freelancer é essencial analisar se você conseguirá levar essa rotina. "Ele [o profissional] tem de se autoconhecer e entender se essa mudança coincide com o seu perfil", acredita o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg. Afinal, ter sucesso trabalhando como freelancer requer alguns pré-requisitos. De maneira geral, quem opta por esse tipo de transição na carreira já tem experiência na área, conhece as pessoas certas e sabe lidar com essa rotina. "O freelancer quer uma alavancagem da carreira", afirma o diretor da unidade de São Paulo da De Bernt Entschev Human Capital, Julio Bonrruquer. "Ele quer novos e grandes projetos. E quer ganhar mais", diz.
Para muitos, não é fácil ter uma remuneração variável e menos ainda não ter uma rotina ou não saber que tipo de projetos pode surgir. As características de autogerenciador e de automotivador também não fazem parte do perfil de todos os profissionais, mas são essenciais a quem quer conduzir a própria carreira. "O freelancer se realiza com esse ambiente de controle da própria vida. Mas ele pensa nessa realização de maneira planejada", ressalta Verônica.
As reflexões propostas pelo texto estão expressas em:
A necessidade de conhecer as próprias competências e fraquezas para definir seus objetivos.
A ideia de que não há limites para as aspirações, mesmo que as informações objetivas mostrem o contrário.
O objetivo de ser “dono do próprio nariz” deve prevalecer sobre qualquer barreira de mercado.
O autoconhecimento é fundamental para a definição de objetivos e metas de desenvolvimento.
Estão corretas apenas as alternativas:
1 Matéria divulgada em: http://www.crasp.gov.br/app/pl/ClippingNews/ClippingNoticias.aspx?NoticiaID=2688. Acesso em 16/3/2011.
Escolher uma resposta.
a. I e III.
b. I e II.
c. III e IV.
d. II e IV
e. I e IV.
Question 2
Notas: 1
Segundo França (2006), a compreensão do ser humano implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. Conceitualmente, ela organizou estes fatores em três camadas, que são:
Escolher uma resposta.
a. Psicológica, social e biológica.
b. Social, educacional e religiosa.
c. Comunitária, econômica e biológica.
d. Econômica, social e educacional.
e. Biológica, social e educacional.
Question 3
Notas: 1
Leia o texto a seguir:
Os homens constroem a sua própria história. Fazem-na de duas formas, pelo menos: a primeira ocorre na medida em que ele transforma a natureza para o mundo dos homens; a segunda forma é que essa transformação, que se dá pelo trabalho, não é atividade individual ou de um só indivíduo, mas é social e coletiva. Uma mesa é um ente de natureza transformada. A natureza, por si mesma, não a construiria. O processo de construção das coisas é algo social. É expressão do ser humano; é expressão de uma nova esfera ontológica.2
A afirmativa que corresponde à ideia central do texto está em:
2Extraído de Neto, J.F.M. “O Trabalho: Sua Centralidade No Mundo Contemporâneo” disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/producao_academica/artigos/pa_a_centralidade_do_trabalho.pdf.
...