TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decinações Altinas

Casos: Decinações Altinas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Declinação latina

Introdução - A língua latina, em sua forma clássica (sermo cultus), apresenta todos os seus nomes (substantivos) divididos em cinco grandes grupos, quanto à declinação. A cada um desses grupos é dado o nome de declinação. Por exemplo, quando se fala em 1ª Declinação Latina, faz-se referência ao grupo de palavras – arbitrariamente chamado 1ª Declinação – que se assemelham quanto à forma como se comportam e variam nos diferentes casos gramaticais. Deve-se notar, no entanto, que as regras não chegam a compreender todo o léxico latino, sendo nós obrigados a atentar para as diferentes exceções e sub-regras existentes. Mas, de maneira sucinta, analisemos aqui as características dos elementos de cada grupo, e as regras a que obedecem as cinco declinações.

A 1ª Declinação Latina é muito compreensivelmente a mais simples (embora não se deva pensar que estas tenham sido hierarquizadas de acordo com o nível de complexidade). Quase todos os substantivos pertencentes a este grupo têm gênero gramatical feminino (jamais confundir gênero gramatical com gênero biológico da coisa referenciada), mas tomam parte também alguns substantivos masculinos. Tomemos como paradigma o substantivo incola, æ (habitante) – um dos poucos nomes masculinos que pertencem a esta declinação -, para que possamos estudar as regras aplicáveis ao grupo:

Os substantivos masculinos da primeira declinação são majoritariamente relativos a profissões, como nauta, -æ (marinheiro), agricola, -æ (fazendeiro) e pirata, -æ (pirata). Agora perceba o sufixo -æ indicado após as palavras; ele significa que a palavra segue a primeira declinação (na verdade indica a desinência no genitivo singular, mas ela é usada para identificar a que declinação o nome pertence por ser diferenciada para cada grupo de declinação).

obs.: As terminações marcadas em negrito na tabela são comuns a todo nome que pertence à declinação referida.

A 2ª Declinação Latina é mais complexa que a primeira. É possível, no entanto, generalizar os nomes que a ela pertencem: substantivos masculinos (e poucos femininos) terminados em -us e -ius; alguns substantivos terminados em -er/-ir; substantivos neutros terminados em -um e -ium. Para cada tipo de palavra citado haverá regras específicas. Os paradigmas que escolhi para os tipos são, respectivamente, caseus, -i (queijo) e socius, soci(aliado); vir, -i (homem) e liber, -i (livro); venenum, -i (veneno) e concilium,-i (assembleia):

A terceira declinação é de longe a mais complexa das cinco. Abrange nomes de todos os gêneros gramaticais (masculino, feminino e neutro), além de compreender larga variedade de terminações no nominativo singular, na verdade tão larga que não há interesse prático em apresentá-las. A primeira particularidade a ser estudada é quanto ao genitivo plural, que pode ser ou em -um ou em -ium. O que determinará o uso de um ou de outro? Basta saber que as palavras parissílabas (substantivos que têm mesmo número de sílabas para o nominativo singular e o genitivo singular) têm genitivo plural em -ium, e que as imparissílabas (substantivos que têm número diferente de sílabas para o nominativo singular e o genitivo singular) têm genitivo plural em -um (como é comum em latim, muitas exceções há a essa regra, mas importa aprender a regra por ser ela mais genérica). Veja a declinação de várias palavras deste grupo, pois através delas podemos perceber alguns aspectos comuns e particularidades:

Observe que animal, animalis recebeu terminação em -i no ablativo singular, o que contraria a regra para os nomes da terceira declinação. Esse substantivo é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com