Deficiência Mental
Dissertações: Deficiência Mental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: liaeluana • 27/4/2014 • 454 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
A Deficiência Mental, designada como Deficiência Intelectual só a partir de 2002, é conhecida por problemas que se originam no cérebro e que causam a baixa produção de conhecimento, dificuldade de aprendizagem e um baixo nível intelectual, sendo necessário apresentar duas ou mais habilidades comprometidas para ser diagnosticada como deficiência mental ou intelectual. No Brasil, sabe-se que 16% da população são diagnosticadas com deficiência mental ou intelectual, já se constituindo um problema de saúde pública. Estudos mostram a falta de conhecimentos sobre a prevalência e prevenção dessa deficiência não somente na área educacional como na área da saúde, dificultam na detecção e prevenção do problema. Entre as causas mais comuns deste transtorno, estão os fatores de ordem genética, as complicações ocorridas ao longo da gestação ou durante o parto e as pós-natais. As prevenções da Deficiência Mental ou Intelectual consistem em ações de assistência a gestante e ao recém-nascido, procurando identificar fatores de risco associados a essa condição, dentre eles, alguns testes para a detecção dessa deficiência podem ser realizados ainda no útero da mãe.
Geralmente a Deficiência Mental ou Intelectual só é percebida na escola, quando a criança não consegue desenvolver as habilidades próprias da sua idade e acompanhar o conteúdo escolar. Os alunos com deficiência mental ou intelectual apresentam falta de atenção e concentração, entraves na comunicação e na interação, e uma menor lógica para entender o funcionamento das línguas, por não compreender a representação escrita ou por necessitar de um sistema de escrita diferenciado. A falta de compreensão da função escrita, como representação da linguagem se dá pela imaturidade do sistema neurológico e necessita de estratégias que servem para a criança desenvolver a capacidade de relacionar o falado com o escrito. A criança com Deficiência Mental ou Intelectual apresenta dificuldades em construir conhecimentos como os demais e de demonstrar sua capacidade cognitiva, necessitando assim de recursos e estratégias diferenciadas para alcançar a aprendizagem. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) está previsto na Constituição de 1988, sendo um serviço de natureza pedagógica que tem a função de complementar ou suplementar o processo de aprendizagem de alunos com deficiências: física, auditiva, visual, Mental ou Intelectual e altas habilidades e superdotação. Para alunos com deficiência Mental ou Intelectual o AEE trabalha a ampliação da capacidade de abstração, desenvolvendo o raciocínio lógico, a memorização, atenção, percepção, as noções de tempo, espaço e casualidade, enriquecendo o processo de desenvolvimento cognitivo desses alunos oferecendo alternativas de envolvimento e interação com o que compõe o espaço. Utilizando-se de recursos pedagógicos e multifuncionais que favorecerão o crescimento intelectual, favorecendo no processo de construção da autonomia e aprendizagem desses alunos, que assimilarão os conhecimentos de acordo com as suas capacidades de incorporá-la ao que já tem conhecimento do conteúdo exposto.
...