Definição De Ativo E Passivo
Artigo: Definição De Ativo E Passivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sk88 • 25/10/2014 • 385 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
ATIVO
Em contabilidade, ativo é considerado um termo básico para expressar o conjunto de Bens, Valores, Créditos, Direitos e assemelhados, que possam formar o patrimônio de uma pessoa, sendo singular ou coletiva.
Sendo assim, o ativo em uma empresa deve trazer consigo resultados que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil.
FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS ATIVOS:
Ao atribuirmos um valor dentro do ativo, temos que verificar qual será o objetivo da empresa, como a aquisição de algo que se faz necessária, para manter a sua atividade ou mesmo para se desfazer de algo que não será mais útil para a empresa e para se saber atualmente o valor do patrimônio e para dispor seus produtos ou mercadorias à disposição de seus clientes. A isso, chamamos mais claramente, de valores de entrada e valores de saída.
• VALORES DE ENTRADA: Ocorre quando a empresa compra (adquire) ativo necessário à manutenção de sua atividade.
• VALORES DE SAÍDA: Ocorre na troca de bens, produtos ou mercadorias, convertidas em valores mobiliários, sendo assim, atribui valores aos bens que serão colocados à disposição dos interessados.
ATIVO INTANGÍVEL:
É um ativo não monetário, ou seja, representado por bens e direitos associados a uma organização. O Ativo Intangível encontra-se no Balanço Patrimonial das empresas em subgrupos do Ativo Não Circulante.
O Ativo Não Circulante baseia-se no conceito da contabilidade incluindo – se neste grupo todos os bens de permanência duradoura. O Ativo Não Circulante é composto pelos compostos subgrupos:
• Ativo Realizável À Longo Prazo
• Investimentos
• Imobilizado
• Intangível
PASSIVO
O passivo na contabilidade nada mais é que a soma dos saldos credores de diversas contas, em um Balanço Patrimonial se encontra na coluna direita e se localiza ao lado do ativo, corresponde basicamente ao saldo das obrigações devidas a terceiros.
O Passivo monetário representa bens numerários que ainda vão ser repassados aos seus verdadeiros proprietários num momento futuro, e que está na entidade apoiando ou ajudando a gerar novos recursos financeiros para o devedor.
Ele se divide em alguns subtópicos, são eles:
Passivo Exigível: São obrigações e deveres financeiros para com os terceiros.
Passivo Circulante: São as obrigações e deveres que devem ser quitados a curto prazo, dentro do ciclo operacional da empresa (geralmente dentro de 365 dias).
Passivo Não Circulante: São deveres e obrigações que devem ser pagas a longo prazo, acima do ciclo operacional (mais que 365 dias).
Alguns exemplos de Passivo:
...