Definição de comportamento organizacional
Projeto de pesquisa: Definição de comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patpedrob • 1/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.382 Palavras (6 Páginas) • 216 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO 5
1. Definição do Comportamento Organizacional. 6
1.1.Comparativo Sistema abertos e fechados: 6
2.Etapa 2 7
3. Trabalho em equipe 8
4. Percepção e Comunicação à arte de administrar 9
7.Referencias bibliográficas 11
8. Anexo Único................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
No Brasil, os primeiros estudiosos que se dedicaram ao tema clima organizacional foram Saldanha (1974) , Souza (1977) e (RIZZATTI 1995).
Saldanha enfocou o assunto tratando-o por atmosfera organizacional. Seu artigo alertou sobre a importância do bem-estar psíquico dos indivíduos dentro das organizações e do papel da psicologia organizacional nesse processo. Ressaltou ainda a importância do “desenvolvimento de estratégias que possibilitem uma sadia atmosfera organizacional” para as instituições que tenham como objetivo promover o seu desenvolvimento organizacional.
Com este trabalho visamos trazer uma abordagem geral sobre o comportamento organizacional e demonstrações sobre como aplicá-lo no dia a dia das organizaçõe
1. Definição do Comportamento Organizacional.
Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano que consiste, em analisar as características de cada individuo dentro da organização. Em seus aspectos de personalidade, vivência e capacidade na busca da formação de equipes eficientes, que possam desenvolver na organização a promoção de seus serviços ou produtos. Tem como propósito entender e identificar as causas para determinados comportamentos, para prever quais serão as suas reações, perante mudanças dentro da organização.
Além disso, a análise do comportamento organizacional é indispensável para que se possa entender o que está ocorrendo em cada fase da vida da organização, e estrutura- lá para enfrentar novos desafios do mercado bem como enfatizar a importância da permanência, de cada individuo em seu quadro de funcionários e gestores.
Assim é possível elaborar para estes um plano de carreira com o objetivo de motivá-los para assim, expressarem novas ideias e contribuições para o crescimento da organização.
1.1.Comparativo Sistemas abertos e fechados:
Para Soto (2009 p. 7), “o comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações”. Para o autor a inteligência emocional é o grande desafio para os administradores, pois ela incide fortemente nas decisões. El e aborta de maneira clara o comportamento organizacional como uma ferramenta contingencial que utiliza variáveis situacionais para moderar as relações de causa e efeito.
Para Robbins (2005, p. 6), “O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o proposito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.”, Robbins (2005) aborta o assunto de maneira direta, para ele o objetivo das organizações é a busca pela eficiência e o papel do executivo ou administrador é manter os funcionários de destaque independente do mercado de trabalho, trabalhando para a empresa. Ele destaca que bons salários e benefícios não é garantia que as pessoas não mudem de emprego, mas o bom relacionamento interpessoal pode segurar os empregados de destaque trabalhando na organização.
Soto (2009) enfatiza a importância da inteligência emocional e o seu uso de maneira adequada para flexibilizar a tomada de decisões em um ambiente globalizado. Já Robbins (2005) enfatizar a necessidade da busca pela eficiência das organizações, através de um ambiente de trabalho a onde as pessoas encontrem qualidade e apoio, com executivos com boas habilidades interpessoais e com o foco no desempenho das organizações.
2.Pesquisa sobre Inovação aplicada a 20 pessoas:
As questões estão descritas no anexo Único.
Os participantes que responderam a pesquisa tem entre 18 a 30 anos. Mais de 50% são mulheres. Quanto ao grau de escolaridade, os indivíduos com nível superior, passam dos 80% dos entrevistados e 63% são solteiros, 59% está na empresa em que trabalha entre 5 e 10 anos. Quanto à área de atuação, todos se enquadram no setor de serviços administrativos e contábeis.
Os resultados mostram que para os funcionários, a maioria das empresas investe em inovações (86,36%) e procuram novidades no mercado (81,82%). Devemos levar em conta a idade da maior parte dos colaboradores para o quesito “entrevistados que se adaptam com as mudanças” (95,45%), por ser um grupo muito jovem tem maior facilidade com as novidades tecnológicas exigidos no mercado atual. Quando a reação das empresas perante as mudanças é interessante notarmos que 77,27% reagem bem, não da para saber se é devido à maioria ser do setor de serviços e comercio, setores ligados direto ao consumidor final que a cada dia fica mais exigente.
Diante das respostas, podemos notar como anda a percepção
...