Demonstração Do Resultado Do Exercício
Artigo: Demonstração Do Resultado Do Exercício. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kkessia • 21/11/2013 • 1.169 Palavras (5 Páginas) • 473 Visualizações
DEMONOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, é uma Demonstração Financeira que evidencia o resultado apurado pela companhia, por meio do confronto entre as Receitas, as Despesas e os Custos.
O resultado apurado na DRE (Lucro ou Prejuízo) é transferido para o Balanço Patrimonial, mais precisamente para o grupo do Patrimônio Líquido, na conta Lucro ou Prejuízo do Exercício. Por isso existe uma correlação direta entre o BP e a DRE.
As contas de Receitas e Despesas que compõem a DRE são chamadas de Contas de Resultado, justamente porque uma vez confrontadas, apresentam o Resultado do exercício. Posteriormente seus saldos são zerados, ou seja, não se acumulam Receitas e Despesas de um ano para outro.
Demonstração Dedutiva:
A forma de apresentação da DRE é vertical e dedutiva e está prevista na Lei nº 6.404/76, Art. 187, atualizado pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09, da seguinte forma:
1- A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
2- A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias vendidas e serviços vendidos e o lucro bruto;
3- As despesas com vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, as outras despesas operacionais;
4- O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
5- O resultado do exercício antes do Imposto sobre a renda e a provisão para o imposto;
6- As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
7- O lucro ou prejuízo líquido do exercício e seu montante por ação do capital social.
Apresentação da DRE
Demonstração do Resultado do Exercício
Data: 31/12/2010 (em milhares de reais)
Receita bruta de Vendas
Vendas de produtos
Vendas de mercadorias
Prestação de serviços
( - ) Deduções da receita bruta
Impostos incidentes sobre as vendas
Devoluções sobre as vendas
Abatimentos sobre as vendas
( = ) Receita Líquida de Vendas
( - ) Custo das mercadorias vendidas
Custo dos produtos vendidos
Custo das mercadorias
Custo dos serviços prestados
( = ) Lucro Bruto
( - ) Despesas operacionais
Despesas Administrativas
Despesas com vendas
( +/-) Despesas financeiras líquidas
Despesas financeiras
Receitas financeiras
( +/-) Outras receitas e despesas
Outras despesas
Outras receitas
( = ) Resultado Operacional antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro
( - ) Provisão para o Imposto de renda e Contribuição Social sobre o Lucro
( = ) Resultado líquido antes das participações
( - ) Participações de administradores, empregados, debêntures e partes beneficiárias
( = ) Resultado Líquido do Exercício
( = ) Resultado Líquido por Ação
Receita Bruta de Vendas: neste item separamos as vendas por categorias que se relacionam com o ramo de atividade da empresa. Se for uma industria, relacionamos suas vendas na linha de Vendas de Produtos. Se o ramo de atividade da empresa for comercial, a conta utilizada é Vendas de Mercadorias, e, se for uma prestadora de serviços, a conta utilizada é a Prestação de Serviços.
Devolução de Vendas: além da definição contida na própria expressão, a contabilidade faz corresponder a “devoluções de vendas” outras situações, tais como vendas Canceladas, Anulações de Vendas, Vendas Anuladas. Todas essas expressões correspondem a Deduções da Receita Bruta de Vendas. São valores que reduzem a Receita Bruta de Vendas para formar a Receita Líquida de Vendas.
Abatimentos Incondicionais: correspondem a Reduções da Receita Bruta de Vendas e são concedidos normalmente em função de circunstâncias e fatos como aspectos do relacionamento em a clientela ou a ocorrência da necessidade de redução do Valor da Venda Contratada, devido a problemas com as quantidades entregues ou alterações qualitativas nos produtos entregues, ou ainda, a quaisquer outras situações assemelhadas.
Impostos Incidentes Sobre as Vendas: ICMS (alíquota varia de zero a 25%); IPI (alíquota varia de zero a 365,63%); ISSQN (alíquotas determinadas pelos municípios); Contribuição para o Programa de Integração Social/Contribuição para o Programa de Formação do Patrimônio do servidor Público – PIS/PASEP (alíquota de 1,65%); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS (alíquota de 7,6%)
...