Demonstrações Financeiras E Sua Analise
Casos: Demonstrações Financeiras E Sua Analise. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: loirassa • 20/9/2013 • 11.068 Palavras (45 Páginas) • 725 Visualizações
Objetivos deste tópico
Rever a estrutura e conteúdo das principais demonstrações financeiras de empresas
Discutir o objetivo e modalidades de análise de índices
Analisar a liquidez e a eficiência de uma empresa
Discutir a relação entre endividamento e alavancagem financeira
Analisar a rentabilidade de uma empresa
Usar uma síntese de índices e o sistema DuPont para fazer uma avaliação integrada do desempenho
2.1 O Relatório da administração
As empresas precisam entregar relatórios padronizados de suas atividades financeiras. Órgãos reguladores, credores (fornecedores de recursos financeiros), proprietários e administradores. Os relatórios financeiros são produzidos sob princípios contábeis geralmente aceitos, em inglês (generally accepted accounting principles – Gaap). Tais práticas e procedimentos contábeis são autorizados pelo organismo regulador da atividade profissional em contabilidade, que é o Financial Accounting Standards Board (Fasb), órgão equivalente ao Conselho Federal de Contabilidade no Brasil.
As empresas abertas (sociedades anônimas) são obrigadas pela Securities and Exchange Commission (SEC) – órgão federal norte americano que regula a negociação e o registro de títulos – a fornececer a seus acionistas um relatório da administração a cada ano. (no Brasil este órgão é denominado Comissão de Valores Mobiliários – CVM). O relatório, que sintetiza e documenta as atividades financeiras da empresa durante o ano anterior, começa com uma carta aos acionistas assinada pelo presidente da empresa ou o presidente do conselho de administração.
O relatório anual geralmente contém os seguintes relatórios:
• Mensagem aos acionistas
• Demonstrações financeiras
• Outras informações
Carta aos acionistas ou mensagem aos acionistas.
É a forma utilizada na comunicação da administração com os proprietários da empresa. Ele descreve os eventos considerados de maior impacto sobre a empresa durante o ano. O relatório pode ainda discutir a filosofia e as estratégias da administração da empresa.
Acompanhando a mensagem aos acionistas, haverá no mínimo, as quatro demonstrações financeiras exigidas pela Comissão de Valores Mobiliários. A demonstração dos resultados do exercício, o balanço patrimonial, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e a demonstração de fluxos de caixa.
Outras informações
As empresas acrescentam outros relatórios, tais como o balanço social que mostra a contribuição da empresa com o recolhimentos de impostos, tributos e taxas e outras informações que possam dar mais transparência as atividades da empresa.
O relatório para os acionistas das empresas, também incluem explicações sobre as atividades da empresa, novos produtos, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos ou serviços e outros assuntos de interesse dos proprietários.
As demonstrações financeiras obrigatórias no Brasil
• Demonstração do Resultado do Exercício
• Balanço Patrimonial
• Demonstração dos Lucros Retidos ou Demonstração das
Mutações Patrimoniais
• Demonstração de Fluxos de Caixa ou Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
O que mostram as demonstrações de resultado do exercício?
A demonstração de resultado do exercício fornece um resumo financeiro dos resultados operacionais da empresa durante um período específico. O mais comum é a demonstração de resultado do exercício cobrindo o exercício de um ano que termina normalmente em 31 de dezembro de cada ano.
As demonstrações de resultado mensais são tipicamente preparadas para uso da administração na gestão da empresa, assim como as demonstrações trimestrais também são comuns para acompanhamento dos acionistas.
A demonstração de resultado da Bartlett Company para os anos de 2002 e 2003, mostrada na tabela abaixo, começa com a receita de vendas, nos valores de 3.074,00 e 2.567,00 respectivamente – o montante de vendas no período considerado, já descontados os impostos e comissões incidentes sobre o volume de vendas - do qual é deduzido o custo dos produtos vendidos. O lucro bruto resultante de 986,00 e 856,00 respectivamente., representa o montante que sobra para satisfazer as despesas operacionais, financeiras e tributárias. Após a cobertura dos custos de produzir ou comprar os bens vendidos.
As despesas operacionais, que incluem despesa com vendas, despesas gerais e administrativas, assim como despesas com depreciação, são deduzidas do lucro bruto. O lucro operacional resultante de $ 418,00 e $ 303,00, respectivamente representa o lucro ganho na produção e venda dos produtos.
Após o lucro operacional, também chamado de lucro antes do imposto de rendas (LAJIR) são subtraídas as despesas financeiras a ai cabe um esclarecimento.
As demonstrações financeiras segundo as leis brasileiras incluem o resultado financeiro que é a diferença entre as receitas financeiras e as despesas financeiras, dentro das despesas operacionais, em função de estarmos utilizando demonstrativos financeiros extraídos do livro texto, as despesas financeiras são mostradas após o lucro operacional, segundo a legislação daquele país.
Depois de deduzidas as despesas financeiras têm o lucro liquido antes do imposto de renda. Deduzido o valor relativo ao cálculo do imposto de renda devido para determinar o lucro após o imposto de renda.
O lucro líquido da empresa X foi de $ 231,00 e $ 148,00 respectivamente, do qual deverá ser deduzido os dividendos das ações preferenciais, m para chegar ao lucro liquido disponível aos acionistas ordinários.
Dividindo-se o lucro liquido disponível aos acionistas ordinários pelo numero de ações ordinárias
...