Depilação
Por: ariely.galassi • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 881 Palavras (4 Páginas) • 162 Visualizações
1. Leia a situação abaixo:
Depilação
Jane, 24 anos, casada, moradora de Londrina, PR, precisava fazer uma depilação na virilha e marcou, por telefone, um horário em um salão de beleza chamado Extravase, localizado em um bairro próximo à sua casa. O local era mal localizado, a rua era estreita e não possuía estacionamento. Ao entrar no salão, Jane percebeu que havia apenas uma pequena recepção e um cômodo onde eram realizados todos os atendimentos.
A cliente não foi muito bem recebida, e não foi atendida no horário marcado. Passados 40 minutos do seu horário ela foi chamada e entrou na sala para a depilação. Ao entrar, notou que a sala estava em uma situação precária, escura, pouco ventilada, com cheiro desagradável e sem muitos recursos.
A depiladora que era a dona do salão não estava usando jaleco e não oferecia comodidade nenhuma para as clientes. Mesmo assim, Jane permaneceu no estabelecimento e realizou a depilação. Foi usada uma cera reutilizável, que é aquela em que é utilizada apenas fervura, não passando por processos de esterilização e desinfecção adequados.
Ao chegar em casa, Jane notou que sua virilha estava manchada mas achou que se tratava de um resultado normal do procedimento e que iria desaparecer com o tempo. Passado alguns dias, as manchas não desapareceram e, uma semana depois, Jane procurou uma dermatologista que diagnosticou uma micose.
Você deve ter percebido que a cliente teve alguns problemas durante a depilação e também depois do procedimento.
Com base nesta situação, faça o que se pede:
2. Elabore uma situação semelhante à apresentada, com riqueza de detalhes, que englobe vários conhecimentos e envolvendo as diversas áreas e disciplinas do 1° ano de Estética e Cosmética
Larissa, 19 anos, solteira, residente de Londrina, PR, precisava fazer as unhas e encontrou uma pagina no Facebook de um novo salão, Espaço Zen, que lhe chamou atenção pelas fotos postadas, um local agradável, unhas bem feitas, logo, através do chat, marcou um horário. O local, não era tão próximo de sua casa.
Chegando lá Larissa já percebeu que não se tratava de nada o que havia visto pelas fotos, o lugar além de longe, tinha mau cheiro, não possuia estacionamento próprio e não havia vagas na frente do local, com isso teve encontrar um lugar para estacionar.
Ao entrar no estabelecimento, se deparou com uma sala pequena e abafada, onde todas as clientes estavam sendo atendidas no mesmo local.
Não havia sala de espera, e por isso teve que aguardar o atendimento sem conforto algum.
Finalmente após 30 minutos, foi atendida, a Manicure retirou o alicate, que estava embaixo da cadeira, Larissa então já percebeu que o alicate não estava esterilizado, estava suja, a manicure não colocou luvas, jaleco para então fazer o procedimento, mesmo com todas essas dificuldades Larissa permaneceu e fez suas unhas.
Passado um dia do procedimento, Larissa sentiu seu dedo do pé coçar, e após mais alguns dias, observou que ao lado da sua unha estava bem vermelho, dolorido e com pus, decidiu então procurar uma podóloga que constatou que se tratava de uma infecção bacteriana, e a orientou a procurar um médico, para que lhe passasse alguns antibióticos para curar a infecção.
Disciplinas envolvidas: Empreendedorismo, Biosegurança e Microbiologia, Patologia, Imunologia, Vetores Infecciosos, Anatomofisiologia e Interdisciplinaridade.
Problemas: O lugar não era como ela esperava, não havia vagas próximo ao salão, não havia higiene, nem cuidado com os clientes, a manicure não estava devidamente equipada para sua própria segurança e da cliente. Os equipamentos
...