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Desenho De Moda

Artigo: Desenho De Moda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  6.641 Palavras (27 Páginas)  •  720 Visualizações

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Índice

Introdução 3

Figura Frontal 5

Exercícios 7

Figura de Perfil 8

Exercícios 8

Figura andando 9

Exercícios 9

Figura de costas 10

Exercícios 10

Rosto, feições, pés, mãos, cabelo 11

Exercícios 13

Roupas 14

Exercícios 16

Cores 17

Inspiração 18

Exercícios 18

Croquis prontos 19

Exercícios 25

Para estudar 26

Uma palavra da professora 28

Introdução

“A prática leva à perfeição.”

Desenho é uma forma de arte que, por traços produzidos a partir de algum material, comunica algo a alguém. O desenho de moda, em si, comunica os conceitos, ideias, sugestões de moda para quem os analisar.

O curso de ilustração de moda é dividido em três partes: a figura, partes difíceis e cores e inspirações. Mostrado de forma dinâmica e sempre motivando o aluno a seguir seu próprio estilo, o curso possui diversos exercícios para praticar cada passo que é ensinado.

Obedecendo à ansiedade dos iniciantes nessa arte, procuro apresentar as partes mais importantes para os estudantes e ir aperfeiçoando o traço aos poucos. No fim do curso, é apresentado uma lista de livros e sites úteis para quem quer tornar o tímido traço do começo numa pincelada certeira dentro do mercado de ilustração de moda, ou apenas para entretenimento.

A figura

Você precisará de um lápis 2B, ou lapiseira 0,5/0,7mm, uma borracha e papel para começar a desenhar. Uma boa iluminação e suporte liso também são importantes. Normalmente recomenda-se o uso do papel A3 Canson, podendo variar de acordo com as preferências do ilustrador. Uma folha de papel maior que A4 é benéfica para o estudante já se acostumar com figuras maiores, portanto, maior quantidade de detalhes e maior acabamento para o desenho.

É notável grande entusiasmo e ansiedade de novos ilustradores, mas deve-se lembrar que o desenho de moda, assim como qualquer arte, tenta passar uma mensagem, e antes de começar a reproduzi-la tal mensagem já deve estar clara na cabeça do ilustrador.

Para facilitar a roupa que quer ser mostrada, existe o desenho técnico:

O desenho técnico mostra costuras e detalhes da roupa planificada, como se estivesse no chão, completamente esticada. É o desenho planificado, técnico, que normalmente é enviado às costureiras para ser transformado em uma peça real, já que suas informações detalhadas servem para não dar duplas interpretações, como pode ocorrer com o desenho livre.

Neste curso, os desenhos planificados não serão abordados com precisão, pois o objetivo aqui não é oferecer ensino superior aos alunos, mas sim, mostrar de forma concisa e prática técnicas de desenho.

Um método fácil para começar o desenho da figura feminina é através do desenho do “esqueleto” com suas articulações:

Esse esquema de primeiro desenhar o esqueleto é muito útil para localizar a pose, articulações, ossos, e principalmente, dobras e apoios que influenciarão o caimento do tecido mais para frente.

Lembre-se que a figura feminina possui – aproximadamente – oito cabeças de altura. É importante ter essa noção para não fazer cabeças grandes demais, ou pernas longas demais.

No começo, tente fazer figuras mais proporcionais, e aos poucos, vá mudando de acordo com seu estilo e preferências. Às vezes, seguir um padrão não é o jeito mais confortável para o desenhista, então vá emoldurando sua figura até achá-la satisfatória, seja ela com sete cabeças, oito, nove e meia, dez ou onze.

Robert Wagt

Comparando um esquema de desenho de moda com modelos normais, podemos perceber diferenças estéticas como um tronco, pernas e braços mais alongados e finos na ilustração. Entretanto, existem algumas noções que devem permanecer para dar realismo à figura:

• Os cotovelos ficam na direção da cintura.

• A ponta do dedos da mão terminam no meio da coxa.

• A virilha fica na metade da figura completa.

• O joelho fica aproximadamente no meio da perna, entre a virilha e o tornozelo (pode variar dependendo da pose).

Deve-se levar em conta também, a linha de equilíbrio, imaginária, que parte do meio do pescoço até o chão, como um pêndulo e que não pode colocar ambos os pés no mesmo lado, senão, a figura parecerá estar caindo.

EXERCÍCIOS:

*Crie três desenhos na forma de esqueletos conforme as dicas apresentadas, com poses diferentes, e acrescente o volume aos poucos, dando forma e músculos. Observe fotos em revista, desfiles de biquíni e livros de anatomia para aprofundar os conhecimentos sobre a forma humana em si.

*Com uma folha vegetal, ou papel manteiga,desenhe por cima de fotos de modelos um esquema do esqueleto simplificado, como fora mostrado anteriormente.

Você então já consegue desenhar uma figura razoável na vista frontal. Recomenda-se a repetição exaustiva dos exercícios anteriores, até sua figura parecer satisfatória.

Vamos então partir para uma nova fase, o desenho de perfil. A maior dificuldade que é percebida numa figura de perfil é manter as proporções, não fazer uma figura magra demais ou reta demais.

Tome o desenho do ilustrador Hayden Williams, acima, como exemplo. Observe a curvatura da coluna vertebral, e a inclinação do pescoço. Assim como os desenhos frontais, faça um esqueleto de perfil. Para começar, faça um simples, com as curvas bem definidas. Deixe à mostra apenas um braço, e coloque a perna mais próxima do observador mais nítida.

Observe os pés, dependendo do caso terão que estar levantados para um salto e, aos poucos, comece a se preocupar com pequenos detalhes, como seios, barriga, ombros e ossos salientes.

EXERCÍCIOS:

*Utilizando as poses desenhadas anteriormente, as refaça de perfil, tentando manter a proporção. Lembre-se dos passos “esqueleto, volume, músculo”.

*Pegue fotos de revistas, pessoais, ou na internet e as copie. Não importa a pose da modelo, mas tente pegar poses simples, preferencialmente com poucas roupas, ou com tecidos colados ao corpo para maior compreensão das formas.

Dentre as inúmeras poses que podem ser retratadas em um desenho de moda, quatro são mais marcantes: frontal, perfil, andando e costas. As duas primeiras já foram estudadas, agora passamos para a terceira, comum em passarelas, fotos espontâneas na rua ou algo do tipo: a figura andando (em movimento).

Com simples dicas você pode criar uma figura andando:

• Coloque um dos braços levemente atrás do corpo e o outro à frente.

• Verifique em você mesmo que o braço que se mexe seguindo um círculo da cintura até acima da cabeça possui o ombro como o eixo do movimento.

• O antebraço segue na direção oposta em um semicírculo tendo o cotovelo como eixo do movimento.

• O joelho de uma das pernas está levemente acima do outro.

• O pé visto de frente completa a ilusão do movimento.

EXERCÍCIOS:

*Pegue fotos na internet ou revistas de modelos na passarela e tente desenhar seus corpos em movimento, colocando no desenho suas peculiaridades corporais, como magreza, músculos mais definidos, cinturas mais finas, pernas grossas, gorduras, balanço do quadril... Faça vários desenhos, sem se preocupar com a roupa que as cobrirá.

Por fim, mas não menos importante, a figura de costas. Para muitos, essa pose se torna mais fácil por não ter as dificuldades de um rosto, nem muitos detalhes do calçado, ou mãos, entretanto, mostrar alguém de costas com realismo demanda algumas precauções importantes.

Na figura de costas, tudo o que na visão frontal ficava na frente, agora ficará atrás. Os cotovelos aparecem mais, o braço quando dobrado para frente terá o antebraço por baixo, o quadril e a cintura se tornam mais achatados, a panturrilha se torna mais evidente, e os pés parados parecem estar um pouco virados para cima e para fora.

EXERCÍCIOS:

*Utilizando as mesmas poses dos desenhos frontais e de perfil, desenhe-os de costas. Adicione cabelo, e se quiser começar a praticar, adicione cor.

Partes Difíceis

Ainda falta o rosto para o corpo feminino ficar completo. Considerado por muitos como uma das partes mais difíceis de um desenho (junto com as mãos e pés), o rosto para o desenho de moda deve ser simplificado. Esse é um dos motivos que no começo do curso é solicitado um papel A3 e não A4, para o ilustrador possuir mais espaço para desenhar, se expressar, e como todos temos a tendência a fazer, complicar as coisas.

Roupas longas, bolsos, cabelos no rosto e objetos são truques muito úteis para esconder as partes difíceis do corpo feminino, e muito utilizadas por todos, inclusive o artista Matheus Carelli (desenho anterior). A dica é: “a prática leva à perfeição”. Pratique inúmeras vezes mãos, pés e rostos em folhas avulsas para, na hora de aplica-los em um desenho, não hesitar, temendo destruir todo um trabalho minucioso que levou horas para ser terminado.

Algumas dicas podem se tornar úteis para aqueles que desejam detalhar a figura feminina...

Para as feições do rosto:

* Sugira as feições, Na dúvida, não as desenhe.

* As feições são geralmente menores do que imaginamos. Por exemplo, uma mão cobre facilmente a face.

* Olhos e orelhas estão alinhados, na altura entre as sobrancelhas e o nariz.

* Os olhos ficam exatamente no meio da altura da cabeça - um erro comum é desenhá-los mais alto do que isso.

* Geralmente, no meio da face, os dois olhos ficam a uma distância correspondente ao tamanho de um olho.

* A íris fica sempre parcialmente coberta pela pálpebra superior, criando uma sombra no olho.

* Os cílios tornam-se progressivamente maiores em direção ao canto dos olhos, embora os cílios de baixo sejam menores.

* O lábio superior frequentemente aparece sombreado, no sentido da curva que faz sobre os dentes.

* O lábio inferior costuma ser mais grosso do que o superior.

* Os lábios alongam-se horizontalmente seguindo as curvas da face, portanto não os desenhe em linha reta.

* Em vez de desenhar cada dente individualmente, sugira-os fazendo um sombreado entre eles.

* O nariz começa na testa e tem uma reentrância no local onde termina o osso e começa a cartilagem.

* Construído com os planos que formam os lados, o topo e a base, o nariz tem uma bola na base e asas do lado das narinas.

Para a forma do rosto em si:

* Uma forma redonda, oval ou quadrada pode ser usada para construir a cabeça.

* A cabeça é dividida em três partes: o crânio, os ossos da face e a mandíbula.

* Trace linhas-guia para definir a posição dos olhos, do nariz e da boca.

* As linhas-guia podem ser posicionadas para representar os planos da face voltados para diferentes posições.

* A face representa um ponto focal da ilustração, mas deve se harmonizar com o resto do corpo e não sobressair-se em relação a ele.

* Ao desenhar perfis, a simetria não precisa ser levada em consideração.

* Um rosto mal desenhado pode arruinar uma boa ilustração.

Para os cabelos:

* As linhas do cabelo devem partir do couro cabeludo e continuar nas direções determinadas pelo estilo escolhido.

* Tente não deixar os cabelos muito uniformes ou como um chapéu.

* Em vez de tentar desenhar cada fio, trace grandes tufos.

* O volume dos cabelos da mulher geralmente é maior do que o do homem, enfatizando o arredondado da testa.

* Os cabelos femininos são desenhados com linhas mais longas e fluidas, e os masculinos, com traços curtos.

* Os cabelos devem ter tons variados, luzes e definição - não devem ser tratados como uma massa única.

* Os cabelos podem ter vários estilos: presos atrás, arrumados, despenteados, modernos, chanel, ondulados, longos, cacheados, com franja, curtos, espetados, "escovinha", lisos, com tranças e assim por diante.

Para as mãos:

* A superfície das mãos revela os ossos sob ela.

* Desenhar mãos pequenas demais é um erro muito comum.

* A mão estirada deve cobrir a face - seu comprimento é quase igual ao do rosto, da linha dos cabelos à base do queixo.

* A palma é côncava; as costas da mão, convexas.

* Na ilustração de moda, simplifique o desenho das mãos - você não precisa indicar cada unha e cada nó do dedo.

Para os pés e sapatos:

* O peso do corpo é apoiado basicamente no calcanhar e na borda externa do pé.

* Excluindo-se os dedos, a sola do pé tem o mesmo tamanho da cabeça.

* O dedão tem aproximadamente 1/5 do tamanho total do pé.

* Sapatos e botas devem estar em proporção com o resto do corpo - uma figura com pés muito pequenos pode parecer que vai cair.

* Quando for desenhar sapatos com salto, certifique-se de que o salto e a sola estejam no mesmo plano ou superfície.

* No desenho de moda, os sapatos geralmente são mais compridos e mais finos - quanto maior o salto, mas comprido parece ser o sapato.

* Quanto maior for o sapato, maior deve ser o ângulo do arco do pé.

EXERCÍCIOS:

*Com os desenhos de vista frontal e lateral desenhe mãos, pés e as feições do rosto. Desenhe as mãos com movimentos diferentes, os pés com sapatos abertos e fechados, e o rosto simplificado.

Rostos simplificados de Cassandra Rhodi

Vestuário

Agora que desenhar a figura não é mais problema, devemos colocar roupas nela. O maior trabalho de um estilista é justamente esta parte: criar as roupas, seu design. O jeito “certo” para a elaboração de coleções seria olhar para as tendências, adotar uma inspiração, mesclar ambos, escolher os tecidos para a coleção e só depois fazer os esboços. E para os reais estilistas, depois de fazer 20 esboços é que sai um look que vai para a passarela. A lição que pode ser tirada disso tudo? Paciência.

É claro que esses esboços não passam por todo o detalhamento que vimos passo a passo agora, mas ainda sim possuem sua complexidade.

Agora entra o que vimos no começo do curso: o desenho técnico. Assim que tiver uma ideia da roupa que quer desenhar, faça em uma folha separada o esboço, o desenho detalhado, várias roupas até definir a que se encaixará no seu desenho, para não estragar seu trabalho desenhando e apagando diversas vezes, principalmente se estiver utilizando lapiseiras.

Como pode ser observado na figura anterior, o caimento das roupas segue linhas imaginárias já definidas. Na cintura, a linha se encontra reta, paralela ao olhar, acima dessa, começa a fazer um arco com concavidade para cima, e abaixo dessa, com concavidade para baixo, como um sorriso.

Esses arcos vão variando dependendo da pose, e servem para saber a direção das cavidades do vestuário, como mangas, bainha, barra e gola.

A gravidade e o movimento do corpo são os dois fatores responsáveis pelas dobras e caimento do tecido no corpo. Realmente, não existe fórmula pronta para descobrir exatamente como o tecido cairá na figura dependendo da pose no desenho, a não ser na prática. A observação de como os tecidos se comportamé fundamental para compreender tal assunto. Com o tempo, ficará mais fácil desenhar, e não será necessário pensar demais para produzir.

Fazer um desenho chapado, sem caimento, dobras de tecido, normalmente são de ilustradores não preocupados com a estética, ou então trabalhos feitos digitalmente.

Patrick Nagel (figura acima) foi um grande ilustrador que utilizava técnicas muito semelhantes às digitais dos dias de hoje, mas que, ainda assim se preocupava em dar o caimento de tecidos, ainda que esses não aparecessem sombreados.

Como já fora discutido, a variação de técnicas dependerá do estilo pessoal de cada um, e nesse curso aprendemos apenas o básico dos desenhos de moda, um ramo que se estica muito além do abordado.

É fácil observar, como nos exemplos anteriores, como um tecido se mantém com dois pontos de apoio, três pontos de apoio, ou apenas um, e como ele se comporta ao encostar no chão. Entretanto, deve-se lembrar de que o que causa a impressão deste caimento são as sombras que ele possui.

Em um desenho preto e branco, apenas com lapiseira e lápis, o sombreado do tecido será dado com o grafite do lápis preenchendo o desenho de leve, e depois esfumaçado com a ponta dos dedos, uma haste com pontas de algodão ou um esfuminho (vendido em papelarias).

EXERCÍCIOS:

*Observe diferentes fotos de modelos e o caimento de suas roupas, e com o papel manteiga, desenhe seus corpos com a forma esqueleto e depois com volume, como feito no exercício da página 7. Anote no desenho onde na foto real o tecido aparece sendo puxado ou amassado, e anote os fatores que influenciam isso (cinto, cadeira, gravidade, mãos, objetos sendo carregados, etc).

*Pegue os desenhos feitos com vista frontal, não pintados, e adicione roupas simples, de tecidos leves, tomando cuidado para reproduzir fielmente os caimentos. Atenção especial para vestidos e saias, pois dependendo do corte, algumas possuem mais tecido para cair (saia evasê) e outras ficam justas ao corpo (saia lápis).

*Pegue roupas de diferentes tecidos, e as coloque em algum suporte. Desenhe-as notando que tecidos mais duros possuem menos dobras que tecidos leves.

Cor e Inspiração

Já sabemos então desenhar corpos e até mesmo tecidos e seus caimentos. Aparentemente tudo está certo, mas para alguns, a falta de cor pode ser chata.

Lembra da sequência que estudamos? Tendência, inspiração, tecidos e só por fim esboços? Neste curso, obedecendo à ansiedade dos estudantes, começamos com os esboços, tecidos e depois tendências e inspirações.

Uma técnica muito simples e apreciada por todos que utilizam lápis de cor é o degradê. Consiste em pintar toda a área desejada com uma cor clara e ir, aos poucos adicionando cores mais escuras, criando aquela impressão de sombra e luz.

Cada cor possui seu significado, sua forma transcendental que pode transmitir sensações àqueles que a veem. As cores amarelo, laranja, vermelho e rosa são normalmente associadas ao calor, à alegria, verão, enquanto azul, roxo, verde, marrom são cores frias, quietas, invernais.

Fazer uma boa escolha de cor pode ser interessante de acordo com a tendência e estação do momento. Se seu caso é desenhar apenas para hobbie, a escolha das cores se torna unicamente pessoal.

Normalmente a paleta de cores de uma coleção de moda é pequena, restrita, com algumas nuances e variações de intensidade, e é tanto relacionada com a tendência e estação quanto à inspiração.

As inspirações de um artista podem vir de todos os cantos e lugares, de qualquer aspecto que lhe dê interesse. Não basta então apenas se interessar por um palito de dente que começará a desenhar vestidos tubinhos com estampa de palito de dente, mas sim pesquisar sobre o tema, selecionar figuras, fotos, esboços, cores que lhe remetem àquele tema e abordá-lo de todas as formas possíveis.

A figura acima mostra diferentes palavras que podem ser associadas à figura de palitos de dente. Essas palavras ajudam a criar uma imagem mais abstrata da inspiração, criar estampas e até ajudar na arte em geral.

EXERCÍCIOS:

*Estabelecendo uma cartela de no máximo quatro cores (essas podendo variar entre claras e escuras), pinte seus desenhos frontais, que já possuem roupas e caimento. Lembre-se que as partes para fora são mais claras do que as de dentro. Pinte inicialmente com lápis de cor e depois, se quiser, teste giz de cera, tinta, aquarela, colagem, canetas, esmaltes ou até mesmo programas digitais simples como o Paint.

Croquis prontos

Muitas pessoas, ao começar a desenhar, possuem milhares de idéias para roupas, mas possuem um bloqueio para desenhar corpos e movimentos.

Existem diversos croquis disponíveis na internet para download, para serem impressos e servirem como molde para um desenho. O ideal seria que o próprio ilustrador fizesse seus croquis, e os deixasse guardados para no futuro, servirem de base para trabalhos.

Os croquis disponíveis aqui podem ser achados facilmente na internet, e seus links seguem abaixo à imagem.

http://www.designersnexus.com/free-fashion-croquis-templates/female-fashion-figure-025/

http://aiciel.deviantart.com/art/Free-Fashion-Croquis-04-262116758

http://aiciel.deviantart.com/art/Free-Fashion-Croquis-02-262116584

http://modafashionpontocom.blogspot.com.br/2012/03/voce-pensa-que-nao-sabe-desenhar.html

http://modafashionpontocom.blogspot.com.br/2012/03/voce-pensa-que-nao-sabe-desenhar.html

http://aiciel.deviantart.com/art/Free-Fashion-Croquis-06-262867809?q=boost%3Apopular%20fashion%20croquis&qo=3

EXERCÍCIOS:

*Faça desenhos de roupas com caimento e cor, utilizando os croquis acima, ou seus próprios, obedecendo cada tema apresentado.

Mais conhecimento

Existem diversos livros que ensinam a desenhar, disponíveis tanto para compra quanto para download na internet, além de blogs, sites, tutoriais em vídeo que dão dicas para os ilustradores. Como já fora repetido durante o curso, “a prática leva à perfeição”, e essa frase deve ser carregada como amuleto para toda e qualquer atividade que você, caro aluno, deseja exercer.

Disponibilizo então o título e resumo de alguns livros, os mesmos que me ajudaram a montar este curso para vocês lerem, procurarem e buscarem conhecimento além do oferecido aqui.

Desenho de Moda – técnicas de ilustração para estilistas, de Michele Wesen Bryant, editora Senac. O livro mais completo que já vi, aborda desde recém nascidos, até adultos, homens e mulheres, passando pelos detalhes de roupa como drapeado, babado, alfaiataria, como representar brilho, lã, estampas, tecidos transparentes, com exemplificação de artistas conhecidos mundialmente.

Desenho de Moda e anatomia, de Denise Voss, Rio de Janeiro 2009. O livro, dinâmico, aborda de forma simplificada a forma feminina mostrando passo a passo os três rituais que aprendemos: esqueleto, volume e forma. Também ensina caimento de tecidos, e é recomendado para iniciantes.

FASHION ILLUSTRATOR, manual do ilustrador de moda, de Bethan Morris, editora Cosacnaify. O livro, parecido com o de Michele Bryant, mostra de forma simples, como encontrar inspirações, figuras, áreas difíceis, técnicas artísticas com outros materiais, apresentação de desenhos de moda para profissionais eentrevistas com ilustradores mundialmente conhecidos, sempre exemplificando seus tópicos, além de possuir sugestões de leitura, endereços úteis, revistas e publicações da área. O livro é disponível na internet para download pelo link: http://www.4shared.com/get/38319963/eae412d6/Fashion_Illustrator.html

Drawing Drapery from head to toe, de Cliff Young, editora Dover.Disponível apenas em inglês, o livro de 48 páginas foca apenas em como o tecido cai, se estica, e se movimenta, com explicações simples e rápidas. Mostra o caimento de roupas masculinas e femininas, luvas e até mesmo sapatos e chapéus.

Fashion Ilustration School – a complete handbook for aspiring designers and illustrators, de Carol A. Nunnelly, editora Thames & Hudson.Em inglês também, possui um vocabulário muito extenso e complicado,mas aborda a figura completa, linhas, forma, cores, técnicas e dicas, tipos de tecidos, tipos de roupas, criatividade, e materiais. Para aqueles que possuem o inglês muito avançado, e que procura um passo a passo detalhado. Todas as figuras do livro são de desenhos a nanquim e aquarela, nãopossuindo lápis ou grafite.

Livros que podem ser baixados na internet:

O ensino do desenho no design de moda, 8 páginas: http://www.4shared.com/file/77640425/f814ceee/O_Ensino_do_Desenho_no_Design_de_Moda.html?dirPwdVerified=b8c22e6f

Diseño de Moda (em espanhol) 15 páginas: http://www.4shared.com/file/77640256/2ad17521/moda_01.html

Students Manual of Fashion Drawing (eminglês), 128 páginas: http://www.4shared.com/office/MPlGvSce/EBOOK_Crafts_-_Students_manual.html

Sites que merecem a visita:

BlogPinkyDress, desenhos, moda, ilustradores, tendências, beleza, saúde e textos: http://pinkydress.blogspot.com.br

Site Click Moda, desenhos: http://clickmoda.com.br/

Site Promostyl, prognóstico de tendências: http://www.promostyl.com

Blog Desenho de Moda, desenhos e ilustradores: http://desenho-de-moda.blogspot.com.br/

Site Elle, moda, beleza, saúde, tendência: http://elle.abril.com.br/

Site Vogue britânica, moda, tendências, beleza, saúde: http://www.vogue.co.uk/

Site Garotas Estúpidas, moda, tendências, beleza, saúde: http://www.garotasestupidas.com/

Site Chata de Galocha, moda, tendências, beleza, saúde: http://www.chatadegalocha.com/

Site Lookbook, street style: http://lookbook.nu/

Site Looklet, simulador de guarda-roupa com grandes grifes (fotos abaixo): http://looklet.com/

Site Polyvore, edição de fotos: http://www.polyvore.com/

Site Fashionary: http://fashionary.org/blog/tag/illustrators/

Blog doHayden Williams, desenhos: http://haydenwilliamsfashionillustrations.blogspot.com.br

Site Computer Arts, arte digital: http://www.computerarts.co.uk/

Site Marquise, história da moda: http://www.marquise.de/

Site Milan Fashion Campus, curso de desenho: http://shop.fashioncampus.it/

Uma palavra da professora

Este curso foi inventado depois de uma cansativa busca por algo semelhante na internet durante uma manhã. Conheci o LearnCafe e então, resolvi ensinar àqueles interessados, as poucas coisas que sei de desenho de moda.

Acredito que os alunos que fizerem todos os exercícios, sem preguiça, sem reclamação e com empolgação, antes de gastar um bloco inteiro de papel Canson farão desenhos dignos de “uau, foi você quem fez isso?”. Então agradeço também aos alunos que resolveram confiar na palavra de uma desocupada como eu, que passei dois dias montando esse material para a plena utilização de vocês.

Devo então agradecer às amigas que me apresentaram anos atrás ao universo fashion, e que, graças a elas comecei a desenhar de verdade, tanto como hobbie quanto gratificação pessoal. Então obrigada a Julia, Giovana, Carolina, Ian, por ter aturado minhas crises de identidade, Gabriela, Anna, Matheus e tantos outros que me ajudaram nessa jornada artística e me entusiasmaram a fazer isso. Obrigada aos meus pais e irmãos por aturarem às críticas de estilo, comprarem meus livros e serem honestos e sinceros sobre meu trabalho.

Me chamoClarissa R. Bittes, nascida em 1996, originária de Goiânia, habitante da capital, dona do blog PinkyDress, estudante de moda nas horas livres e professora nos fins de semana.

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