Desenho Tecnico
Trabalho Universitário: Desenho Tecnico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thialmeida25 • 10/11/2014 • 1.714 Palavras (7 Páginas) • 329 Visualizações
INTRODUÇÃO DESENHO TÉCNICO
É um ramo especializado do desenho que surgiu da necessidade de representar objetos com o máximo de precisão. É uma ferramenta técnica utilizada como base para a atividade projetual em disciplinas como arquitetura, engenharia e o design. Caracterizado pela sua normatização e pela utilização que faz de regras da geometria descritiva, permite que profissionais em diferentes locais interpretem e executem processos sem nenhum tipo de divergência, pois o mesmo é representado da mesma forma em qualquer lugar do mundo.
Sendo uma ferramenta de trabalho, é extremamente importante em nível operacional, pois participa de todas as etapas de fabricação de um produto. É utilizado em todas as fases de projeto por ser o meio de comunicação desde a criação de algo até a sua produção. O desenho técnico é tão importante quanto a execução de uma tarefa, pois é ele que fornece todas as informações precisas e necessárias para projeta-lo e facilitar a sua construção.
Existem diferentes modos de representação que fundamenta-se no conceito de projeção. Os mais importantes e usados são: as representações em vistas e em perspectiva. As vistas podem ser representadas pelo método europeu (ou do primeiro diedro) e pelo método americano (ou do terceiro diedro). No Brasil é aplicado o método europeu.
No seu contexto mais geral, o desenho técnico engloba um conjunto de metodologias e procedimentos necessários ao desenvolvimento e comunicação de projetos, conceitos e ideias e, no seu contexto mais restrito, refere-se à especificação técnica de produtos e sistemas.
Não é de se estranhar que, com o desenvolvimento das tecnologias informáticas e dos sistemas de informação a que se assistiu nas duas últimas décadas os processos e métodos de representação gráfica, utilizados pelo desenho técnico no contexto industrial, tenham também visto uma profunda mudança.
Passou-se rapidamente da régua T e esquadro às máquinas de desenhar, aos programas comerciais de desenho 2D assistido por computador e mais recentemente a uma tendência para a utilização generalizada de sistemas de modelação geométrica 3D.
2. ETAPA 1 - ASPECTOS GERAIS DO DESENHO TÉCNICO.
2.1 PASSO 2
a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
O desenho técnico é destinado a representar com detalhes as formas e dimensões de um objeto (Desenho), incluindo seus aspectos importantes e seguindo suas características técnicas: normas Ex. ABNT.
O desenho artístico é um desenho a mão livre, sem nenhum tipo de parâmetro e normas , que reflete o gosto, expressa emoções, pensamentos e ideias de quem desenhou. É destinado apenas a transmitir uma imagem, podendo ter diferentes interpretações.
Como exemplo: Desenhos em aquarelas e tecidos artesanais.
b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais atualizados.
Dentre outros modos, os mais usados são: os desenhos representados por vistas múltiplas (projeções - pelo método europeu e pelo método americano) que se baseiam no conceito de projeção ortogonal; e os desenhos representados em perspectiva isométrica que é utilizado quando se quer ter visão em 3D (três dimensões).
c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma língua”. Especificar qual é a norma ou órgão que serve como referência para a maioria das normas individuais de cada país.
A referência para a maioria das normas individuais de cada pais são as normas ISO (InternationalOrganization for Standardization). Já no Brasil as normas são editadas e aprovadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
2.2 PASSO 3
a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
A escrita normalizada, denominada também caligrafia técnica, sua aplicação tem como objetivo básico uniformizar a legibilidade e facilitar a reprodução de seus caracteres sem que perda a qualidade.
b) A norma ISSO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
As arestas de contorno visíveis são representadas pela linha contínua larga; a arestas de contorno invisível são representadas pela tracejada larga e a tracejada estreita.
c) A utilização crescente de programas CAD 3D (Computer Aided Design3Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justificar por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.
Toda representação de desenho deve ser impressa para ter registro desta documentação. Além de ter grande importância para desenvolver a habilidade de desenhar a mão livre, pois as elaborações de esboço favorecem a análise gráfica das projeções ortogonais e ajudam a desenvolver o sentido de proporcionalidade.
d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explicar quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizados nos desenhos técnicos.
Antes de representar um objeto, é necessário analisar o seu tamanho real. Existem objetos que podem ser representados da melhor forma possível, precisa e com rigor em um formato de papel adequado, sem alterar suas dimensões reais. Portanto, existem aqueles que não podem ser representados em suas dimensões reais, pois alguns são muito grandes ou pequenos demais para caber em um formato de papel adequado. Nesses casos é necessário ampliar ou reduzir os objetos através da representação em escala. A escala é a forma que permite representar no papel objetos em qualquer tamanho real, fazendo a conversão das dimensões reais para as dimensões da representação, mantendo as proporções das medidas.
2.3
...