Desenho Tecnico
Trabalho Escolar: Desenho Tecnico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: levitorio • 22/9/2013 • 2.208 Palavras (9 Páginas) • 400 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CUIABÁ/MT
2013
Alessandra Martins Vitório RA: 7474686612
Dirceu Batista Pavan RA: 7474687151
Pamela Thais Moreira RA: 7474686784
Elivelto dos Santos Ceccomello RA: 7478703399
CURSO ENGENHARIA CIVIL
3º Semestre – 1º Bimestre
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - DESENHO TÉCNICO
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Desenho Técnico, do Curso de Engenharia Civil da Anhanguera Educacional – Cuiabá/MT, como parte da avaliação do 1º Bimestre. Professor: Rogério dos Santos Rocha Filho.
CUIABÁ/MT
2013
Sumário
Introdução 4
Resolução das perguntas referente ao capitulo 1 8
Resolução das perguntas referente ao capitulo 3 9
Reprodução do desenho 1 10
Reprodução do desenho 2 11
Referências Bibliográficas 12
1.0 - INTRODUÇÃO
O desenho de modo geral é muitas vezes menosprezado dentro da área de engenharia, mas ao contrario do que muitas pessoas pensam é uma área imprescindível para o dia-a-dia do profissional não somente de engenharia, mas de diversas outras áreas da indústria. Toda equipamento, máquina, ou qualquer outra peça nasce de uma idéia e essa idéia deve ser expressa em desenho. O desenho em um conceito geral é usado para transmitir, guardar e analisar informações.
A representação gráfica e o desenho em geral satisfazem aplicações muito diversas e estão presentes em praticamente toda atividade humana, constituindo a mais antiga forma de registro e comunicação de informação, e apesar de todo avanço tecnológico que o mundo sofreu o desenho nunca foi substituído e sem ele os engenheiros e arquitetos não se exprimem completamente.
Conceito extremamente amplo, a representação gráfica dispõe independentemente das diferentes técnicas de produção, de diferentes linguagens conforme o domínio em que é utilizada e os objetivos a que se destina.
Desde artes plásticas ate o processamento de imagens, passando por fotografias, vídeos, pelo desenho manual ou por meios informáticos e sujeita ou não a conversões previamente estabelecidas, como no caso do Desenho Técnico, que a elevam no nível de linguagem. A representação gráfica é a atitude subjacente que permite o registro de toda a simbologia gráfica que possibilita a comunicação.
Os desenhos são previamente elaborados através de esboços, depois ganham complexidade. À medida que os desenhos tomam forma, podem passar para suportes informáticos com o auxilio do CAD (Computer Aided Design).
Os desenhos ultrapassam qualquer tentativa de definição verbal ou escrita. Se associado à sua representação lhe for conferido o caráter dimensional e de rigor de execução para fabricação, a imagem assume um caráter operacional e passa a ser lida pela representação de propriedades e características particulares especialmente métricas.
Na engenharia, o desenho serve como uma ferramenta de trabalho, que acompanha um novo componente desde sua fase inicial do projeto, passando pela fabricação ate a fase de marketing e publicidade.
O desenho técnico em geral, é acompanhado de muitas anotações e explicações, como: Dimensões, material, normas, notas de montagem, escalas e etc.
1.2 – A comunicação gráfica de idéias:
Desde a antiguidade o homem se comunica e se expressa usando simbologias, onde os primitivos usavam pinturas para retratar aspectos da sua vida quotidiana. Sem dúvidas que o desenho precedeu a escrita na comunicação de conhecimentos.
A escrita oriental é também baseada em símbolos abstratos, embora não se possa falar de alfabeto, uma vez que cada símbolo tem um sentido próprio. O alfabeto chinês tem milhares de símbolos, enquanto o alfabeto ocidental tem apenas 27 símbolos.
1.3 – Desenho técnico e artístico:
Em um contexto geral, todo desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambigüidades na forma como escreve determinado objeto; enquanto o desenho artístico pode ter para vários indivíduos, varias interpretações e significados do mesmo objeto.
1.4 – A geometria descritiva e o desenho técnico:
A geometria descritiva se deve a Gaspard Monge (1746-1818), como professor desenvolveu o conceito de projeção, em particular de projeção geométrica plana. A geometria descritiva constitui a base do desenho técnico.
O desenho técnico tem-se tornado gradualmente mais preciso e rigoroso ao longo dos tempos, processo a que não é alheia a instrumentação utilizada na sua execução, eliminando por vezes, a necessidade de construção de modelos para avaliar o funcionamento das peças desenhadas.
1.5 – O desenho técnico:
Modos de representação. O desenho técnico pode assumir diversos modos de representação, mas deve manter sempre o rigor e objetividade. Os mais usados são as representações em vistas e em perspectiva.
As duas formas de representação são de extrema importância na descrição de um objeto, mas contém particularidades que as recomendam em situações diferentes.
1.6 – Perspectivas:
A representação designada por perspectiva é usada quando se quer ter uma visão espacial rápida, de um determinado objeto. O desenho assemelha-se a uma fotografia do objeto desenhado, não sendo necessária nenhuma capacidade especial para a sua interpretação.
...