Desenho Tecnico Furador De Aneis-dimensões
Trabalho Escolar: Desenho Tecnico Furador De Aneis-dimensões. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: izildinha • 20/9/2013 • 572 Palavras (3 Páginas) • 910 Visualizações
Introdução
Este relatório contém experiências no laboratório de Metrologia com três instrumentos de medidas: o paquímetro, o micrômetro e o goniômetro com o intuito de conhecer melhor os componentes desses instrumentos e fazer medições utilizando-os de maneira correta.
Objetivo
Os experimentos têm como objetivo o aprendizado de se medir as grandezas adequadamente utilizando esses três instrumentos, dessa forma podendo-se evitar erros que podem ser facilmente cometidos nessas medições.
Conclusão
A partir da experiência em laboratório e a partir desse relatório, é possível visualizar partes importantes do uso adequado de instrumentos de medidas, comprovando que pequenos erros de manipulação do instrumento, condições ambientais, problemas na peça como rebarbas, erros do operador e problemas no instrumento, por exemplo, podem ocasionar inúmeros erros na medição de cotas. Vimos também que esses instrumentos são bastante sensíveis e necessitam de muito cuidado na manipulação, assim como também é de grande importância que os mesmos sejam revisados/calibrados periodicamente garantindo maior durabilidade do mesmo e maior precisão nos resultados das medições.
Análise dos resultados
Os equipamentos utilizados na aula de laboratório foram o paquímetro, o micrometro e o goniômetro. Executamos a medição das cotas das peças n°6 e n°8.
O micrometro é um instrumento de medição utilizado onde se faz necessário uma exatidão superior a exigida para o paquímetro, porém temos medidas que não é possível utilizar o micrometro para fazê-la, por exemplo, a medida de profundidade de uma peça, essa deve ser feita com o paquímetro. Já o paquímetro possui uma versatilidade maior para medições.
O goniômetro é um instrumento de medição ou de verificação de medidas angulares.
O micrômetro que estávamos utilizando no laboratório estava apresentando folga no tambor, o que poderia ter ocasionado erro de leitura das medições, principalmente se utilizado por pessoas que não tem o costume de manusear este instrumento. Como no nosso grupo temos uma pessoa experiente, nosso colega Rodrigo, foi identificado logo o problema no instrumento de medição e o mesmo nos orientou do seu manuseio correto neste caso.
A peça n° 08 que medimos estava em boas condições para que pudesse ser mensurada pelo grupo. Na medição da peça a dimensão efetiva de nenhuma das cotas foi igual a dimensão específica dada no relatório dimensional.
A peça n° 06 tivemos dificuldade de medir a cota 8, pois necessitamos medir o raio do furo na peça e o mesmo possuía uma
...