Desenho Técnico
Monografias: Desenho Técnico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ValladaoJr • 1/10/2013 • 3.181 Palavras (13 Páginas) • 684 Visualizações
RESUMÃO DE DESENHO TÉCNICO
UM POUCO DE HISTÓRIA
Desenho:
- Desde a antiguidade o homem se comunica através de símbolos/ Desenho.
- Comunicação Gráfica das ideias
- Contudo, o desenho continua sendo a comunicação gráfica das ideias, mas atualmente com dois significados e classificação.
Temos então o desenho artístico e o desenho técnico. Como distingui-lo?
DESENHO ARTÍSTICO: destinado apenas para transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, chamado também de desenho livre. O desenho livre/ artístico pode ter várias interpretações e significados do mesmo objeto.
DESENHO TÉCNICO: é a representação gráfica destinada a explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como aspectos relevantes para sua produção. O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto.
O DESENHO TÉCNICO NASCE A PARTIR DOS FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA GEOMETRIA DESCRITIVA.
O QUE É GEOMETRIA DESCRITIVA? É a parte da matemática que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espaço, podendo resolver problemas tridimensionais com o auxílio da geometria plana.
· GASPARD MONGE (1746 – 1818 /séc. XVIII – XIX): francês, sábio desenhista. Um dos fundadores da Escola Politécnica Francesa. Foi ele quem desenvolveu um método de interpretação dos desenhos. Ele quem criou a geometria descritiva e grande conhecedor da geometria analítica (pai da geometria diferencial)
· Com ele o desenho técnico, que já era utilizado pelos egípcios – planta, elevação e perfil são aprimorados com relação à técnica de representação.
· Surge então o MÉTODO DE MONGE: onde se utiliza dois planos de projeções perpendiculares entre si: o PLANO HORIZONTAL e o PLANO VERTICAL.
· GASPARD MONGE, criador da Geometria Descritiva, o pai do desenho. Ele unificou, ou melhor, inventou a linguagem do desenho. E matematicamente explica a formação de um sólido a partir de duas faces ou planos ou vistas e determinou a vista frontal como principal, depois as laterais (esquerda e direita), superior, inferior e posterior.
MÉTODO EUROPEU – 1º DIEDRO
MÉTODO AMERICANO – 3º DIEDRO
· TECNICAMENTE: - Representações ortogonais;
- Diedros de representação;
- Vistas;
- Perspectivas
AS NORMAS ASSOCIADAS AO DESENHO TÉCNICO
Para que seja universalmente entendido é necessário que o desenho técnico obedeça a regras e convenções.
Portanto, uma norma de Desenho Técnico não é mais do que um conjunto de regras ou recomendações a seguir , seja na execução e/ou leitura de um desenho técnico.
Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas:
· ISO (International Organization for Standardization) – Organização Internacional para Padronização . UNIVERSAL.
· EM: são as euro-normas. Aceitáveis e aplicadas a nível Europeu;
· ANSI: American National Standards Institute – são normas americanas de aplicações exclusivas;
HÁ TAMBÉM A NORMALIZAÇÃO NO NÍVEL DE CADA PAÍS
· IPQ: Instituto Português de Qualidade(Portugal), é o organismo responsável pelas normas e utiliza o prefixo NP (norma portuguesa);
· BSI: British Standards Institute - Inglaterra, usual com o prefixo BS;
· Para normas de elementos de máquina são muito usadas as normas alemãs DIN;
· ABNT: Associação Brasileira de normas Técnicas.
Para que não haja conflitos existe uma hierarquia e sempre em primeira instância baseia-se nas normas ISO.
No Brasil as normas são aprovadas e editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, fundada em 1940.
Para favorecer o desenvolvimento da padronização internacional e facilitar o intercâmbio de produtos e serviços entre as nações, os órgãos responsáveis pela normalização em cada país, reunidos em Londres, criaram em 1947 a Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization – ISO).
Quando uma norma técnica proposta por qualquer país membro, é aprovada por todos os países que compõem a ISO, essa norma é organizada e editada como norma internacional.
As normas técnicas que regulam o Desenho Técnico são normas editadas pela ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como normas brasileiras -NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO.
NORMAS DA ABNT
A execução de Desenhos Técnicos é inteiramente normalizada pela ABNT. Os procedimentos para execução de Desenhos Técnicos estão em normas gerais que abordam desde a denominação e classificação dos desenhos até as formas de representação gráfica
As normas específicas abaixo tratam os assuntos separadamente, conforme citado:
- NBR 10647 – DESENHO TÉCNICO – NORMA GERAL, cujo objetivo é definir os termos empregados em desenho técnico. A norma define os tipos de desenho quanto aos seus aspectos geométricos (Desenho Projetivo e Não Projetivo), quanto ao grau de elaboração (Esboço, Desenho Preliminar e Definitivo), quanto ao grau de pormenorização (Desenho de Detalhes e Conjuntos) e quanto à técnica de execução (A mão livre ou utilizando computador)
- NBR 10068 – FOLHA DE DESENHO LAYOUT E DIMENSÕES, cujo objetivo é padronizar
...