Desenho técnico em relação ao desenho artístico
Tese: Desenho técnico em relação ao desenho artístico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigoqleal • 5/10/2014 • Tese • 3.350 Palavras (14 Páginas) • 390 Visualizações
Passo 2 (Equipe)
a)Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
O desenho técnico deve ser totalmente perceptível e sem causar dúvidas na forma como descreve determinado objeto, é destinado a explicar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado.
O desenho artístico pode ter, para diferentes pessoas, varias interpretações e significados do mesmo objeto, é destinado apenas a transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto.
b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
Perspectivas: Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão.
Vistas Múltiplas: Técnica de representação baseada no conceito de projeção ortogonal possui uma gama muito grande de informações referente ao objeto, Obedece a determinadas normas e convenções que, quando assimiladas, permitem visualizar imediatamente o objeto representado, sendo a principal vista utilizada nas engenharias.
c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.
Norma ISO que serve de referencia para as outras normas de todos os países.
Passo 3 (Equipe)
a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
Tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e reprodução de desenhos sem perda de qualidade.
b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
Arestas visíveis: Tipo A: Continuo grosso
Arestas invisíveis: Tipo E ou F: Interrompido grosso e fino respectivamente.
c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.
Pois é a forma mais rápida e pratica de consultar e alterar o projeto no local de execução, por exemplo, canteiros de obras ou linhas de produção.
Também é muito importante para se ter um histórico de projeto caso ocorrer algum problema de sistema e o projeto no software for perdido terá o desenho em papel documentado.
d)Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja escala 1:1. Na prática , verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível.
Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos?
Usamos a escala de ampliação quando o produto é muito pequeno, assim em uma escala maior a visualização dos detalhes são mais precisas.
Utilizamos a escala de redução quando o produto a ser desenhado é muito grande tornando, assim inviável o custo de uma impressão, além do difícil o manuseio.
Passo 4 (Equipe)
Tipos de linhas Descrição Aplicações
A Contínuo grosso A1 Linhas de contorno visível
A2 Arestas visíveis
B Contínuo fino B1 Arestas fictícias
B2 Linhas de cota
B3 Linhas de chamada
B4 Linhas de referência
B5 Tracejado de corte
B6 Contorno
...