Desenvolvimento Economico
Casos: Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neto159 • 12/10/2013 • 497 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir trata sobre o cenário econômico na China. Fala sobre seu crescimento, desenvolvimento, abertura e instalação de empresas, mercado de trabalho entre outros fatores que agregarem e influênciam em sua economia.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA
Que a China é uma das maiores economias mundiais todo mundo sabe, mas por que ela se coloca nesse grupo das maiores? O que levou a China á um crescimento tão grande se em 1949 sua economia era baseada apenas na área agrícola, e agora ela é a segunda maior potência mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos?
Quando ocorreram reformas econômicas em 1978 a economia chinesa cresceu 90 vezes e acabou tornando-se a economia com maior crescimento global a uma taxa de 10% a.a. Ela alcançou o posto de segunda maior economia mundial em 2011 quando seu PIB atingiu U$ 7,46 trilhões, representando 15% do total mundial.
Um fato muito agravante para o forte crescimento da China são os investimentos. Muitas empresas de diversos países querem se instalar por lá devido a baixo custo de produção, mão de obra barata, alta produtividade, boa infraestrutura, alta tecnologia e facilidade na abertura das empresas, o que acaba ocasionando grande competitividade dentro do país, o que podemos considerar como um ponto negativo para a China. Os processos para abertura de uma empresa em território chinês são praticamente básicos se comparados aos de outros países, como o próprio Brasil por exemplo. Lá são necessários apenas 33 dias, 13 procedimentos e 2,1% sobre o rendimento nacional bruto (RNB) para que todo o procedimento seja concluído e a empresa tenha as portas praticamente abertas.
Existem vários fatores atrativos para as empresas se instalarem na China. Um desses pontos fortes é o fato de que se a empresa for uma indústria e atuar nesse ramo por pelo menos 10 anos, ela é isenta de impostos por 05 anos. Além disso, se ela exportar 70% de sua produção anual ela terá como benefício a redução de 50% dos seus impostos, ou se um dos seus investimentos for em tecnologia avançada a redução dos impostos também é de 50%, porém, valerá por três anos.
Em relação ao mercado de corrupção em 2011 começando dos mais limpos até os mais corruptos, a China está 75° e o Brasil e 73°. O país mais limpo de corrupção é a Nova Zelândia.
CONCLUSÃO
Com base do desenvolvimento do trabalho e as pesquisas realizadas para o mesmo, pude concluir que o cenário econômico da China é muito relevante para quem pode investir no mesmo. As empresas têm muitas vantagens por lá, entre elas mão de obra barata, alta infraestrutura, tecnologia de ponta e bons motivos para escolher a China.
O país oferece benefícios para as empresas, alguns já citados no trabalho, como por exemplo, indústria que atuarem por 10 anos ganham isenção de impostos por 05 anos, coisas que jamais acontecerão num país como o nosso.
Por
...