Desenvolvimento Economico
Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: feitao • 9/9/2014 • 2.637 Palavras (11 Páginas) • 386 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA
GILSON KLAYTON FERREIRA MEDEIROS - RA = 387348
JOSÉ ROBERTO MARTINS - RA= 382711
PAULA GABRIELA ROCHA PEREIRA - RA= 377002
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
CORGUINHO/MS
JUNHO/2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA
GILSON KLAYTON FERREIRA MEDEIROS - 387348
JOSÉ ROBERTO MARTINS – 382711
PAULA GABRIELA ROCHA PEREIRA - RA= 377002
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
CORGUINHO/MS
JUNHO/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................04
ETAPA 1............................................................................................................05
ETAPA 2.............................................................................................................08
CONCLUSÃO.....................................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................12
INTRODUÇÃO
É de suma e valida importância para nosso conhecimento e aprendizado, sabermos distinguir e diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois alem de ser muito normal é também muito possível nos dias de hoje um país, região, estado e cidade, crescer economicamente sem alcançar o desenvolvimento econômico.
Com a finalidade de entendermos melhor o crescimento econômico, partimos primeiramente para o entendimento da economia. A economia estuda a produção, a distribuição e o consumo dos bens e serviços, esta ciência esta ligada á política e busca explicar as relações dos agentes econômicos, e busca alternativas para melhorar os problemas existentes.
A economia é aplicada em todos os campos que envolvem decisões sociais, como a educação, religião, saúde entre outros, isso porque a economia esta atenta em tudo que diz respeito à produção, o que produzir, que quantidade, qual a demanda, diferentes problemas sociais que a economia pode auxiliar. Diferentemente do que muitos pensam a economia não representa apenas dados do mercado financeiro ou do setor político, a economia também atua em relação ao bem-estar e qualidade de vida. (NUNES, 2009).
ETAPA 1.
PASSO: 1
Pode-se sim avaliar que crescimento e desenvolvimento são duas situações totalmente diferentes e conseqüentemente distintas. Pois ficará visível que enquanto o crescimento refere-se apenas ao PIB (Produto Interno Bruto), o desenvolvimento econômico vai muito mais alem, pois levam em consideração aspectos importantes na vida de uma nação, como bem estar, educação, saúde enfim assuntos ligados à qualidade de vida das pessoas que habitam aquele local ou país.
O desenvolvimento econômico é um fato histórico que passa a ocorrer nos países ou estados e nações que desempenham sua revolução capitalista, e se distinguem pelo aumento amparado da produtividade ou da renda por habitante, seguido por sistemático procedimento de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico. (ORLANDO, 2009). Esses fatos ocorrem nos países emergentes, tais como o Brasil, que nos últimos anos conseguiu aumentar a demanda por vários produtos, devido ao equilíbrio econômico.
O PIB constitui um indicador da atividade econômica de um determinado país na medida em que representa o valor total da produção de bens e serviços.
Dividindo o PIB pelo total da população obtém-se o PIB per capita, indicador que mede o grau de desenvolvimento econômico de um país. Dado que os preços dos produtos e serviços podem variar fortemente entre países. O PIB per capita é por vezes ajustado às paridades do poder de compra entre países.
O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região. Segundo Nunes (2009), o PIB do Brasil no ano de 2011, em valores correntes, foram de R$ 4, 143 trilhões (crescimento de 2,7 % sobre o ano de 2010).
Vasconcellos e Garcia (1998 p. 205) acrescentam que o desenvolvimento econômico é um acontecimento global. “[...] as transformações da composição do produto são o resultado de recursos de vários setores da economia, de modo a aperfeiçoar os indicadores de bem-estar econômico e social”.
Sandroni (2002) avalia que o desenvolvimento econômico é acompanhado por um avanço no padrão de vida da população e por mudanças eficazes na composição de sua economia. Esses fatos tornam perceptível a mudança provocada na população dos países emergentes devido à reestruturação econômica e ao aperfeiçoamento dos modelos de produção, que buscam atender a nova demanda dessas populações.
Segundo Bresser-Pereira (2006), dois fatores essenciais caracterizam o desenvolvimento econômico no Brasil que são as percentagens de acumulação de capital relativo ao produto nacional e a habilidade de incorporação de desenvolvimento técnico à produção.
O fator fundamental que define maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma tática nacional de desenvolvimento. O aumento da produtividade de um país depende, absolutamente, da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico na produção. Investimentos e avanços técnicos, por sua vez, dependem totalmente, da qualidade
...