Desenvolvimento Economico
Artigo: Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suilla23 • 14/9/2014 • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 438 Visualizações
ETAPA1 PASSO 1
PIB
PIB per capita é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país. O PIB é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mais demonstra o quando esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou em desenvolvimento.
O PIB per capita é um indicador muito utilizado na macroeconomia, e tem como objetivo a economia de um país, estado, ou região. Para o cálculo do PIB, é considerado apenas bens e serviços finais.
O PIB per capita é usado como indicador, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam. O PIB possui apenas uma consideração, é possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso ocorre pois o PIB não considera o nível de desigualdade de renda das sociedades.
Índice de Gini
O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo.Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Na prática, o Índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. No Relatório de Desenvolvimento Humano 2004, elaborado pelo Pnud, o Brasil aparece com Índice de 0,591, quase no final da lista de 127 países. Apenas sete nações apresentam maior concentração de renda.
CURVA DE LORENZ
A curva de Lorenz é um simples instrumental gráfico e analítico que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, além de permitirem que ranqueemos distribuições de renda sob um ponto de vista de bem-estar.
A curva Lorenz é uma curva que expressa a relação entre a proporção de pessoas com renda pelo menos tão elevada do que determinado valor e a proporção de renda recebida por essas pessoas.
A curva de Lorenz é representada por uma função L(P), que corresponde à fração recebida pelo péssima fração inferior da população, quando a população está ordenada por renda de forma crescente.
A inclinação da curva é sempre positiva e é convexa, e L(0) = 0 e L(1) =1
A linha L(p)=p é a linha de perfeita igualdade, e corresponde à linha OB, no gráfico abaixo, e a uma situação na qual todos receberiam o mesmo montante.
A linha de extrema desigualdade corresponde aos segmentos AO e AB, e a uma situação na qual todos recebem zero com exceção do mais rico, que recebe o total da renda.
A curva de Lorenz sempre se encontra entre a linha de perfeita igualdade e a de extrema desigualdade.
Quando mais próxima ela estiver da linha de perfeita igualdade, mais igualitária é a distribuição de renda.
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
Definição
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.
Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.
No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.
Classificação de acordo com o IDH (leva em consideração a classificação, ranking):
- 25% de menor IDH - desenvolvimento humano baixo (geralmente países pobres).
- 25% acima dos de menor IDH - desenvolvimento humano médio (geralmente países em processo de desenvolvimento).
- 25% abaixo dos países de melhor IDH - desenvolvimento humano alto (geralmente países em rápido processo de crescimento econômico - emergentes).
- 25% de melhor IDH - desenvolvimento humano muito alto (geralmente países ricos e bem desenvolvidos).
De acordo com dados para 2012, o IDH do Brasil é 0,730 (85º entre 187 países). Embora apresente deficiências no sistema educacional, o IDH do Brasil é considerado de alto desenvolvimento humano, pois o país vem apresentando bons resultados econômicos e sociais. A expectativa de vida em nosso país também tem aumentado, colaborando para a melhoria do índice nos últimos anos.
Mudanças no Pnud 2011
Em 2010 foram analisados 169 países. Já em 2011 o número de países e territórios analisados foi de 187. Esta mudança dificulta a comparação de ranking entre os dados dos relatório de 2010 e 2011.
Pnud 2012
Em 2012 foram coletados dados de 187 países.
Colocação no Ranking de IDH de alguns países:
(Dados do PNUD referente ao ano de 2012)
1º - Noruega - 0,955
2º - Austrália - 0,938
3º - Estados Unidos - 0,937
4º - Holanda - 0,921
5º - Alemanha - 0,920
6º - Nova Zelândia - 0,919
7º - Irlanda - 0,916
8º - Suécia - 0,916
9º - Suíça - 0,913
10º
...