Desenvolvimento Economico
Casos: Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessath • 12/6/2013 • 1.189 Palavras (5 Páginas) • 618 Visualizações
ATPS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
1- ETAPA
Sistema de Acumulação de Custos
O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.
O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido.
O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.
Existem muitos Sistemas de Acumulação de Custos. Entretanto, mais empregados são:
• Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção: Quando a entidade produz e vende os produtos por encomenda. Uma vez que os produtos são específicos e perfeitamente identificados, a preocupação do Sistema é acumular os custos por produto.
• Sistemas de Acumulação de Custos na Produção em Serie (ou Continua): Quando a entidade fabrica os produtos de modo contínuo, em série ou em massa. Determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases produtivas e em seguida dividir os custos pela quantidade produzida no processo, durante certo período.
Sistemas de Custeio
Uma vez definido o sistema de acumulação de custos a ser utilizado pela empresa, passa-se à escolha do sistema de custeio a ser adotado. Essa escolha já não depende do sistema produtivo da empresa e sim, principalmente, do tipo de informação e de controle que a gerência pretende obter a partir do sistema de custeio a ser implantado. Assim, são dois os sistemas de custeio:
• Sistema de custeio baseado em dados reais, atuais ou históricos.
• Sistema de custeio baseado em dados estimados ou predeterminados.
O sistema de custeio baseado em custos históricos ou atuais pode ser definido como um sistema no qual os custos são registrados tais como ocorrem. Em consequência disso, nesse sistema, os custos só são determinados após o término da fabricação do produto ou da prestação do serviço da empresa, o produto é debitado pelo custo atual do material usado, da mão-de-obra aplicada e por uma estimativa dos gastos gerais de fabricação.
Obviamente, o sistema baseado em custos históricos pode ser usado tanto em um ambiente de acumulação de custos por ordem de produção como em um ambiente de acumulação de custos por processo de fabricação em série.
Custos predeterminados são custos estabelecidos com antecedência sobre as operações de produção. Assim, em um sistema de custeio baseado em custos predeterminados, tanto o material como a mão-de-obra e os gastos gerais de fabricação são contabilizados com base em preços, usos e volumes previstos. Os custos predeterminados são usados quando a gerência está interessada, primeiramente, em conhecer quais devem ser os seus custos, para depois compará-los com os custos reais.
Modalidade de Custeio
Os Sistemas de Acumulação de Custos podem trabalhar com um dos três critérios de custeio:
• O critério de custo por absorção:
• O critério do custo direto (ou variável)
• O critério do custo ABC (Custeamento Baseado em Atividade).
O critério do custo por absorção é aquele que inclui todos os custos indiretos de fabricação de certo período nos custos de suas diferentes atividades industriais. A finalidade principal do critério é ter o custo total de cada objeto de custeio. Esse custo total se destina, entre outros fins, a compor informação significativa no auxilio a decisão de estabelecer os preços de venda dos produtos ou dos serviços. Para fins fiscais (Imposto de Renda), é obrigatória a utilização do custeio por absorção.
O critério do custo direto (ou variável) é aquele que só inclui no custo das operações, dos produtos, serviços e atividades os custos diretos e variáveis. Para que um custo (ou uma despesa) detenha as condições necessárias para compor o custo de um produto, é necessário que esse custo seja facilmente identificado com o produto, isto é, seja direto (onde não necessite rateio) e que seja variável diante da variabilidade de um indicador que represente o produto, a operação, o processo, o componente ou a atividade. A finalidade principal do critério é a determinação da contribuição marginal total ou unitária de cada objeto de custeio.
O critério do custo ABC trata de administrar os custos indiretos de fabricação, num primeiro momento. É uma forma mais sofisticada de apropriar os custos indiretos. Sua ideia básica é mostrar que as operações industriais podem ser subdivididas em atividades, essas atividades é que consomem os recursos disponíveis que são definidos pelos custos e despesas gerais. Desse modo os custos indiretos chegariam a seus portadores com mais exatidão.
Os Tipos de Custos Empresariais
Custos variáveis
Os custos variáveis é a parcela dos gastos gerais que varia proporcionalmente à quantidade produzida. Os custos variáveis são formados
...